A derrota por 2 a 0 para o Náutico, no último domingo (22), nos Aflitos, afundou de vez as chances do Santa Cruz de conquistar o título do Campeonato Pernambucano 2026.
Somado ao revés do primeiro confronto, a Cobra Coral foi superada pelo Timbu por 3 a 0 no agregado e acabou eliminada na semifinal do Estadual.
Apesar de a eliminação já ser ruim por si só, esta teve um peso ainda maior para o torcedor tricolor.
Fora da final e sem qualquer possibilidade de disputar a taça, o Tricolor do Arruda completou 10 anos sem conquistar o Estadual.
A marca se torna ainda mais amarga porque representa o maior jejum da história do clube no Campeonato Pernambucano.
Antes disso, o maior período sem conquistas do Santa Cruz havia sido de nove anos. A última vez que o Time do Povo passou tanto tempo sem levantar um troféu foi entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2000.
Na ocasião, o clube ficou de 1996 até 2004 sem conquistar um campeonato. Nesse intervalo, viu o Náutico levantar o Estadual três vezes e o Sport erguer a taça em seis oportunidades.
O jejum terminou em 2005, quando o Santa Cruz conquistou o Campeonato Pernambucano e chegou ao seu 24º título estadual.
No entanto, essa marca acabou superada, já que a última vez que o clube venceu o Estadual foi em 2016. Ou seja, agora são 10 anos sem título.
Dessa forma, o Santa Cruz se aproxima dos rivais entre os maiores jejuns da história do Campeonato Pernambucano.
O top 3 é composto por dois jejuns do Náutico e um do Sport, sendo o maior deles pertencente ao Alvirrubro. Confira a lista dos maiores períodos sem título no Estadual:
– Náutico (2005–2017): 13 anos;
– Sport (1963–1974): 12 anos;
– Náutico (1990–2000): 11 anos;
– Santa Cruz (2017–2026): 10 anos.
(Foto: Rafael Melo/FPF)
Por Blog do Torcedor


