Durante a 39ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, realizada nesta quarta-feira (19), os vereadores entregaram uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Patrulha Escolar e pela Patrulha Maria da Penha, ambas vinculadas ao 8º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (8º BPM). A homenagem, proposta pelo vereador Mael do Divino (Republicanos), foi recebida pelo 2º Sargento Ronaldo Ferreira, pela Cabo Ana Caroliny e pelo 3º Sargento Gilmário Rodrigues, que representaram as equipes durante a cerimônia.
A Moção ressalta o importante trabalho preventivo e educativo realizado pelas patrulhas em Salgueiro e em outros seis municípios da área do 8º BPM: Mirandiba, Verdejante, Serrita, Terra Nova, Cedro e Parnamirim. As equipes desenvolvem ações contínuas de fiscalização, visitas, palestras e campanhas educativas, fortalecendo a segurança pública e promovendo uma cultura de paz nas comunidades atendidas.
Durante o uso da Tribuna, o militar Ronaldo Ferreira agradeceu o reconhecimento e destacou a importância das atividades realizadas. “É uma satisfação estar aqui recebendo esta Moção Honrosa pelos trabalhos que as Patrulhas vêm efetuando na região. Fico grato pelo reconhecimento, pois não tem sido fácil diante do número elevado de feminicídios no estado. Em Salgueiro, não temos um índice alarmante porque atuamos diuturnamente, fazendo valer o trabalho das Patrulhas. Acredito que a evolução e o brilhantismo do nosso serviço estão ligados às pessoas que fazem parte da equipe.”
Saiba mais sobre as Patrulhas
Patrulha Escolar
Responsável por rondas em escolas estaduais, municipais e particulares, a Patrulha Escolar também realiza palestras educativas sobre combate ao bullying, prevenção ao uso de drogas e orientações sobre legislações como o ECA e a Lei Maria da Penha. A atuação ocorre diariamente, com três viaturas compostas por dois policiais cada, reforçando a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
Patrulha Maria da Penha
A equipe fiscaliza medidas protetivas de urgência emitidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, realizando visitas a mulheres que se sentem ameaçadas e promovendo ações educativas em ruas, bares, eventos e escolas. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, com viatura própria destinada exclusivamente às atividades da patrulha.

