O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) fez duras críticas ao governo de Pernambuco após a divulgação dos dados mais recentes do Censo Escolar. Segundo o parlamentar, o Estado vive um “retrocesso” em uma área que já foi motivo de orgulho para os pernambucanos.
O deputado afirmou que a realidade da educação estadual estaria distante da imagem apresentada pela gestão. “Infelizmente, é assim que está a educação de Pernambuco. Por fora, é muita propaganda. Por dentro, a educação está caindo aos pedaços”, declarou.
Em 2015, Pernambuco alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), consolidando-se como referência nacional em educação integral. O período também foi marcado pela expansão do ensino técnico e profissional e pela universalização do acesso à maior rede de ensino em tempo integral do Brasil.
Para Pedro Campos, esse legado vem sendo desmontado. “Nos últimos anos, a educação de Pernambuco era o nosso grande orgulho. A farda representava a melhor educação do Brasil e a maior rede de tempo integral. Mas, infelizmente, os dados desse Censo Escolar apontam que estamos andando para trás”, afirmou.
De acordo com o deputado, mais de 18 mil matrículas em tempo integral foram perdidas nos últimos três anos. “São 18 mil jovens que, ao invés de estarem o dia inteiro na escola, estão passando mais tempo na rua. Isso, além de ser vergonhoso para Pernambuco, vai na contramão do Brasil”, criticou.
O parlamentar também apontou que, enquanto o país amplia o número de matrículas em tempo integral e investe na educação técnica, Pernambuco estaria estagnado. “Foram três anos sem abrir nenhuma nova turma de ensino médio integrado ao ensino técnico, sem abrir nenhuma nova escola técnica estadual”, declarou.
Pedro Campos ainda citou problemas na infraestrutura e na gestão da área educacional. Segundo ele, das 250 creches prometidas pelo governo estadual, apenas duas foram entregues até agora. O deputado também mencionou críticas recorrentes de estudantes em relação à merenda escolar e afirmou que, em vários momentos, o serviço teria sido contratado por meio de contratos emergenciais. Além disso, disse que o kit escolar só passou a chegar dentro do prazo neste ano.
Como exemplo do que considera má gestão, o parlamentar citou a compra do Colégio Americano Batista pelo governo do Estado. “Esse colégio foi comprado por quase R$ 100 milhões no primeiro mês do governo e até hoje não tem sequer uma obra acontecendo. Do lado de fora, tem um tapume muito bonito. Do lado de dentro, um colégio caindo aos pedaços”, afirmou.
Para o deputado, Pernambuco precisa retomar o caminho que o levou ao topo do Ideb, com investimentos estruturantes voltados à ampliação do ensino integral e técnico, fortalecendo o tripé formado por estudantes, corpo docente e estrutura física das escolas.
Por Ponto de Vista


