Espanha nega apoio da Casa Branca em conflito com o Irã após declaração equivocada

A Casa Branca anunciou que a Espanha aceitou cooperar na guerra contra o Irã, mas autoridades espanholas desmentiram a informação rapidamente. O primeiro-ministro reiterou que o país não será cúmplice dos EUA.
Foto: 1 de 1 Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca do governo Trump - Foto:
Foto: 1 de 1 Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca do governo Trump - Foto:

A Casa Branca afirmou que a Espanha concordou em colaborar com os Estados Unidos na guerra contra o Irã. No entanto, essa informação foi negada em poucos minutos por autoridades espanholas, gerando confusão a respeito do apoio do país europeu.

Durante uma coletiva de imprensa, a porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, insinuou que a Espanha havia aceitado ceder suas bases militares para operações dos EUA. Essa alegação foi feita após o presidente Donald Trump ameaçar cortar laços comerciais com a Espanha, caso o país não colaborasse.

Após a declaração da porta-voz, o chanceler espanhol, José Manuel Albares, afirmou que a posição do governo espanhol não havia mudado “nem uma vírgula”, reforçando a negativa ao apoio militar.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, também se manifestou, afirmando que o país não se tornaria cúmplice de ações que considera prejudiciais ao mundo. A tensão entre os dois países se intensificou após a ameaça de Trump de romper acordos comerciais com a Espanha.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.