O programa Pé-de-Meia do MEC oferece incentivo financeiro a alunos do ensino médio público que nascem em novembro e dezembro. A primeira parcela é liberada após a conclusão da série em 2025, enquanto a segunda é destinada aos estudantes que participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os valores pagos são de R$ 1 mil, além de R$ 200 pela participação no Enem de 2025.
Os estudantes aprovados no 3º ano em 2025 poderão sacar imediatamente o incentivo, enquanto os alunos do 1º e 2º anos terão os valores creditados em conta, mas bloqueados até a conclusão do ensino médio. O MEC orienta que os alunos podem optar por manter o recurso na poupança ou aplicá-lo no Tesouro Direto via aplicativo Caixa Tem.
A confirmação dos dados para o pagamento do incentivo deve ser feita pelas redes de ensino, que têm até junho para enviar as informações. O pagamento não é automático e depende da validação das informações. Caso haja atraso, o MEC programou cinco datas para depósito até julho.
O programa Pé-de-Meia beneficia cerca de 4 milhões de estudantes e visa democratizar o acesso à educação, promovendo a permanência e conclusão escolar. Para mais informações, os interessados podem contatar o MEC pelo telefone 0800-61-61-61 ou acessar o site oficial do programa.

