A terça-feira (2/12) deve ser de altas temperaturas e muita chuva em quase todo o território nacional, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo apresentam máxima de 33ºC e 29ºC, respectivamente. Já em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), os termômetros podem marcar 32ºC.
Segundo alertas emitidos pelo órgão, apesar do calor, as chances de temporais aumentam na região. A previsão é de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.
Para o Sul do Brasil, o Inmet publicou um alerta laranja, ressaltando a possibilidade de chuva de até 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo. Por conta da tempestade, cortes de energia elétrica e alagamentos poderão ocorrer na região. Em Florianópolis (SC), a máxima é de 27ºC, enquanto que em Curitiba (PR, a temperatura chega a 25ºC.
Os temporais em vários pontos do país podem ser potencializados por uma frente fria formada nesta madrugada, provocada por um ciclone que se origina em um centro de baixa pressão no oceano.
O período é de muita chuva para o Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins. O fenômeno é provocado pelo aumento do calor e da umidade, e são esperadas tempestades tanto terça, quanto ao longo da semana.
Em decorrência do aumento da circulação de umidade, as pancadas de chuva também acontecem na região Centro-Oeste do Brasil. Capitais como Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) preservam os dias quentes, com máximas de 34ºC, 33ºC e 30ºC, respectivamente.
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

