Políticos e militantes de direita iniciaram, neste domingo (21), uma campanha de boicote à marca Havaianas. O movimento ganhou força após a divulgação de um comercial estrelado pela atriz Fernanda Torres, no qual ela sugere que as pessoas não comecem o ano de 2026 com o “pé direito”, mas sim com “os dois pés”. O tema rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia.
A reação do grupo político incluiu a publicação de vídeos em que usuários aparecem queimando ou descartando as sandálias, além de sugestões de marcas substitutas. A escolha de Fernanda Torres para a campanha também foi criticada; a atriz é a protagonista de “Ainda Estou Aqui”, filme que retrata a ditadura militar e que conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional.
No comercial, Torres explica que o desejo de entrar com “os dois pés” (na porta, na estrada ou na jaca) refere-se à determinação, e não à sorte. No entanto, o trocadilho com a expressão “pé direito” foi interpretado por setores conservadores como uma provocação política, intensificando a polarização digital em torno da peça publicitária da marca.