RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Evacuação de marinheiros no ESTREITO de ORMUZ é suspensa após ataque a navio

A Organização Marítima Internacional interrompeu a retirada de marinheiros retidos no ESTREITO de ORMUZ após um ataque a um navio. A medida visa reavaliar...

A Organização Marítima Internacional (OMI), agência da ONU responsável pela navegação, anunciou a suspensão da operação de evacuação de marinheiros no ESTREITO de ORMUZ. A decisão foi tomada após um ataque a um navio cargueiro nas proximidades da costa de Omã, conforme divulgado na quinta-feira, 25 de junho de 2026.

A operação de evacuação, que havia sido iniciada na terça-feira, 23 de junho, previa a retirada de mais de 11 mil tripulantes que se encontram na região desde fevereiro, devido ao conflito entre Irã, Estados Unidos e Israel. Informações iniciais da OMI indicam que cerca de 57 embarcações, com aproximadamente 1.100 marinheiros, já tinham cruzado o ESTREITO durante o plano de retirada previsto entre 23 e 25 de junho.

Arsenio Dominguez, secretário-geral da OMI, declarou que a suspensão foi implementada para reavaliar as condições de segurança na área. "Decidi suspender temporariamente sua implementação para confirmar que as garantias de segurança necessárias continuam em vigor", afirmou Dominguez.

A empresa britânica de segurança marítima UKMTO relatou que uma embarcação foi atingida por um "projétil desconhecido" a cerca de 7,5 milhas náuticas do porto de Dahit, em Omã, na mesma quinta-feira. Não foram registrados feridos. A companhia de segurança Vanguard identificou o navio como o porta-contêineres Ever Lovely, de bandeira de Cingapura, que continuou sua rota sem necessidade de assistência.

Dados do MarineTraffic mostraram que o navio atravessou a região pela rota sul e deixou o ESTREITO no período da tarde. A OMI esclareceu que a embarcação atacada não fazia parte do esquema de evacuação que estava sendo coordenado, o qual oferecia uma opção voluntária para navios e tripulações deixarem a região por rotas monitoradas em águas iranianas e omanitas.

O ESTREITO de ORMUZ é uma das principais rotas marítimas do mundo, responsável por uma significativa parcela do transporte global de petróleo e gás. Após os ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, que começaram no fim de fevereiro, Teerã impôs restrições à circulação na área, resultando na retenção de centenas de embarcações e milhares de marinheiros no Golfo Pérsico.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.