RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Manuel Adorni deixa cargo de chefe de gabinete em meio a escândalo de corrupção

Após três meses de pressão, Manuel Adorni renuncia ao cargo de chefe de gabinete do presidente Javier Milei. A decisão ocorre devido a investigações...
Chefe de gabinete de Milei renuncia em meio a escândalo de corrupção — Foto: Che

Manuel Adorni anunciou sua renúncia ao cargo de chefe de gabinete do presidente Javier Milei neste sábado (27), após enfrentar pressões por mais de três meses. O político deixou o cargo por meio de uma carta publicada em sua conta na rede social X, afirmando que sai "com paz e serenidade" e com a "consciência tranquila" sobre suas ações em prol do país.

A crise que culminou na saída de Adorni começou em março, quando foram reveladas viagens da sua esposa, Betina Angeletti, com a comitiva oficial a Nova York, sem que houvesse função oficial para tal. Desde então, surgiram outras informações que levantaram questionamentos sobre sua conduta, incluindo uma viagem com a família às ilhas caribenhas de Aruba, que teria custado entre US$ 14 mil e US$ 15 mil, além da aquisição de dois imóveis em 2024 e 2025.

Um dos imóveis adquiridos foi uma casa em nome de sua esposa, localizada a 80 km de Buenos AIRES, e o outro um apartamento em Caballito, na capital, que custou US$ 230 mil. Esses gastos se mostraram incompatíveis com o salário de Adorni e sua situação financeira anterior, levando-o a se tornar o ministro menos popular da gestão de Milei. Uma pesquisa do Centro de Estudos de Opinião Pública revelou que 78% dos argentinos acreditavam que ele deveria renunciar.

Apesar da pressão, o presidente Javier Milei manteve Adorni em seu cargo por um bom tempo. No entanto, a decisão de renúncia foi apoiada até o último momento por Milei, que agradeceu ao agora ex-chefe de gabinete em sua carta. Karina Milei, irmã do presidente, também expressou apoio a Adorni, destacando sua integridade e valor.

Na carta, Adorni lamentou a pressão midiática e as mentiras que, segundo ele, tentaram arruinar sua honra. "Lamento que o assédio, as mentiras e a tentativa constante da mídia de arruinar a minha honra tenham tentando nos causar tanto mal", escreveu. Ele enfatizou que não poderia continuar expondo sua família à "carnificina midiática" e finalizou sua mensagem com a frase "Fim", após descrever sua experiência no governo como uma honra.

A renúncia de Adorni marca um momento significativo no governo de Milei, que enfrenta desafios em sua gestão desde a sua posse. O episódio levanta questões sobre a transparência e a moralidade na administração pública, temas que têm sido debatidos amplamente na sociedade ARGENTINA.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.