PUBLICIDADE

Sargento da PMPE é punido com 3 dias de detenção, motivo o tamanho de seu bigode

Um sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foi punido com três dias de detenção administrativa após ser enquadrado por usar o bigode fora dos padrões previstos no Manual de Uniformes da corporação. A medida, publicada em boletim interno no dia 13 de janeiro, foi aplicada ao 2º sargento Samuel de Araújo Lima, lotado atualmente na Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), em Olinda.

De acordo com o documento, o militar utilizava o bigode ultrapassando a linha do lábio inferior, em desacordo com o que estabelece o SUNOR nº 068, Manual de Uniformes da PMPE, em vigor desde 2020. A punição foi assinada pelo tenente-coronel Lenildo de Freitas Paixão, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Olinda.

A decisão teve como base um Procedimento Apuratório Disciplinar Sumário (PADS), que concluiu pela caracterização da transgressão, classificada como de natureza leve. No texto, o comandante afirma que a defesa apresentada não trouxe justificativas capazes de afastar a infração e destaca que foram analisados antecedentes funcionais, além de circunstâncias atenuantes e agravantes.

“Opino que seja aplicado o instituto da PUNIÇÃO DISCIPLINAR de 03 dias de DETENÇÃO, ao policial militar, conforme estabelece o artigo 183 da Lei 11.817, de 24 de julho de 2000 (CDMEPE)”, registra o comandante, citando o dispositivo que prevê detenção de três a cinco dias para casos de descumprimento das normas de apresentação pessoal.

O caso ganhou visibilidade nas redes sociais após a divulgação de um vídeo da presidente do Partido Liberal (PL) em Paulista, no Grande Recife, Aênia Barbosa, conhecida como cabo Aênia. Na gravação, ela critica a decisão. “Esse policial em vez de ser condecorado, esse herói, está sendo detido por três dias por causa da alteração do seu bigode. Isso é ridículo”, declarou.

Em nota oficial, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a punição decorre do descumprimento de normas internas relacionadas à apresentação pessoal. A corporação ressaltou que a sanção não afasta o militar do serviço e se trata de medida administrativa prevista nos regulamentos internos.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE