“Aos 19 de janeiro de 2015 o Revmº Padre Wanderson Eduardo Moraes Leite, vigário paroquial da Paróquia São José, em solene celebração eucarística restituiu a missa votiva em honra do Padroeiro São José que deverá ser celebrada todo dia 19 de cada mês às 19 hs na Igreja Matriz de São José.
Um significativo número de fiéis participou da celebração e aprovou a restituição da missa e também da Irmandade do Glorioso Patriarca São José.
São José do Belmonte, 20 de janeiro de 2015.”
(Livro de Tombo nº 2 da Paróquia São José, pg. 90v).
A Irmandade do Glorioso Patriarca São José tem por finalidade propagar e difundir a Religião Católica Apostólica Romana, o culto a São José seu patrono, fundar, dirigir, propagar e prestigiar obras de interesse católico social, afervorar a fé religiosa entre os seus associados e prestar aos mesmos, assistência de natureza espiritual ou material de acordo com o estatuto da mesma.
Fundada em 20 de março de 1938 pelo Padre Emanuel de Vasconcelos, na Matriz de São José do Belmonte. Teve como sua primeira presidente a senhora Luiza Lucas de Carvalho e como secretária a senhora Maria das Dores Guimarães.
Luiza Lucas de Carvalho, primeira presidente da Irmandade do Glorioso Patriarca São José fundada em 1938 na Matriz de São José De Belmonte
Foi a Irmandade de São José que pressionou o prefeito Hermes Primo de Carvalho para que este junto ao governador de Pernambuco retomasse para nossa cidade sua antiga denominação, visto que entre 1943 a 1953 Belmonte se chamou Manissobal. A partir da Lei Estadual nº 1770 de 07 de dezembro de 1953 no Art. 1º – Passa a denominar-se SÃO JOSÉ DO BELMONTE o atual município de Manissobal.
A Irmandade do Glorioso Patriarca São José restaurada no dia 19 de janeiro de 2015, irmandade mista formada por homens e mulheres, dentro das festividades do Padroeiro daquele ano retomou suas atividades durante a Santa Missa do dia 19 de fevereiro de 2015, onde após a homilia os Associados receberam a fita se consagrando a São José, que foi benta na ocasião pelo Padre Wanderson Eduardo.
Esta Irmandade retomou uma tradição secular mantendo assim viva a História de fé de São José do Belmonte, cidade fundada em 1857 sob os auspícios e a proteção do Glorioso Patriarca São José.
Por Valdir José Nogueira de Moura
Colunista de Cultura do Blog do Silva Lima