Conecte-se Conosco

Sem categoria

Abertura do VI Seminário de Direitos humanos na Faculdade de Integração do Sertão

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Na noite desta quarta-feira 03 de abril, houve a abertura do VI Seminário de Direitos Humanos (Direitos humanos numa sociedade tecnológica: avanços e riscos) realizado na Faculdade de Integração do Sertão. A noite foi iniciada com as palavras do Diretor Acadêmico Luis Melo, e com a atração cultural: FILARMONICA VILLA BELENENSE.
Filamonica Villa belenense
A programação da noite teve palestras, tais quais: 
MÍDIAS SOCIAIS VERSUS LIBERDADE DE EXPRESSÃO: O PARADIGMA DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS
Expositoras: Maricélia Medeiros e Carla Carvalho ,Mediador: Renata Guaraná
PALESTRA: A SEMI-CIDADANIA DO NEGRO NO BRASIL SOB O OLHAR DO DIREITO E DA LITERATURA 
PALESTRANTE: Isaac Luna que é Mestre em Teoria Geral do Direitos – Universidade Federal de Pernambuco e professor na Faculdade de Integração do Sertão – FIS e na Escola Superior de Advocacia
O professor Isaac Luna foi bastante aplaudido ao término da sua palestra
A mesa também estava composta pelo cientista político Bruno Celso Sabino Leite, Doutor em Sociologia (PPGS-UFPB), Graduado (2006) e Mestre (2010) em História pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Estado, Instrução Pública, Pensamento Político Liberal e Doutrina Social Católica,  que atuou como Mediador.
O Professor Isaac Luna emitiu uma nota ao Blog do Silva Lima, confira:
O debate acadêmico aberto ao público sobre os desafios para a efetivação dos direitos dos povos é uma das atividades mais prementes dos dias atuais.
Os Direitos Humanos representam a síntese mais bem delineada de um projeto de sociedade moderna, racional e civilizada. Não é por outro motivo, aliás, que o status civilizatório das nações é medido pelo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O grau de comprometimento dos Estados com as políticas públicas de efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais dos seus cidadãos determina em que lugar estará o seu índice de IDH!
Entre nós, não é estranho a ninguém que os Direitos Humanos atravessam um período de ataques e desprestígio social e político. A escassez de informações e esclarecimentos sobre a sua natureza, fundamentos, finalidades e relevância jurídica e social faz com que uma parte da população distorça o seu conteúdo, defendendo, inclusive, a sua “extinção”, bem como promovendo ataques, às vezes violentos, aos seus defensores.
Diante desse contexto o VI Seminário de Direitos Humanos da FIS, com mais de um mil participantes entre estudantes, professores, representantes da sociedade civil organizada, profissionais liberais e cidadão interessados no assunto, cumpre um relevantíssimo papel de discutir com pluralidade, responsabilidade e em alto padrão as principais questões que envolvem os Direitos Humanos, seus desafios e perspectivas para o agora e para o amanhã.
Foi para mim uma grande honra, ombreara de uma enorme responsabilidade, puder dialogar e trocar ideias e experiências com a comunidade sertaneja sobre esse tema que, ao meu limitado juízo, define em que lugar do estágio civilizatório nos encontramos como nação“.
Um dos responsáveis pelo evento foi Manoel Arnóbio de Sousa, a frente de cinco dos seis seminários de direitos humanos, é Advogado militante há 18 anos, foi membro da comissão de Direito Educacional da OAB/PE, é Presidente da OAB/PB Subseção de Princesa Isabel-PB, tem em especicialização em Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Gestão Pública e é doutorando em Ciencias Jurídicas pela Universidade Católica da Argentina – UCA e também está a frente do Núcleo de Direitos Humanos e cidadania – NDHC que é o idealizador e executor do evento
Segundo Arnóbio o evento na 5a. Edição em 2018 chegou a ter 1690 inscritos, no entanto, este ano fora limitado a 1200 participantes para que pudessemos acomodar melhor os ouvintes.
Outros professores que estão na realização deste evento são: Antônio de Melo Guerra, Alberto Rodrigues de Oliveira e Maria Joana Alves da Silva.
O seminário continuará com sua programação durante esta quinta-feira, e encerrará na noite de sexta 05.04.19.
A Faculdade de Integração do Sertão oferece cursos em diversas áreas de graduação e também de pós graduação. O contato com a instituição pode ser feito através do  site: fis.edu.br , pelo telefone (87) 3831-1472 , ou diretamente na Instituição, que se localiza na Rua João Luiz de Melo, 2110 – Tancredo Neves, Serra Talhada – PE, 56909-205.
Fotos: Instagram Faculdade de Integração do Sertão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Sem categoria

Programa Ponto a Ponto(03Abr24)

Publicado

em

Acompanhe o Programa Ponto a Ponto com o Jornalista Silva Lima, desta Quarta-feira, 03 de Abril de 2024.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Sem categoria

Haddad diz que MP do hedge cambial vai abarcar três propostas para destravar crédito no Brasil

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que a medida provisória do novo hedge cambial vai abarcar três propostas para destravar o mercado de crédito no Brasil. A expectativa é de que as medidas seja anunciadas na semana que vem.

De acordo com Haddad, a primeira medida propõe a criação de um mercado secundário de recebíveis imobiliários no País. “O banco financia uma casa e ele pode pegar os títulos de recebíveis dessa casa financiada e que tem imóvel como garantia e repassar para liberar seu balanço para novo financiamento. Este tipo de mecanismo, que é comum em todo mundo, é raro no Brasil, isso vai alavancar muito a construção civil”, explicou o ministro.

A segunda proposta, de acordo com Haddad, prevê a renegociação de dívidas dos beneficiários pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o programa de socorro a empreendedores e companhias de pequeno porte.

“Foi um programa bem sucedido, mas tinha uma trava de negociação inaceitável. Então hoje tem muita gente inadimplente que não consegue renegociar suas dívidas. E penso que é um defeito do Pronampe que precisa ser corrigido pelo atual governo”, disse Haddad.

A última medida mencionada pelo ministro diz respeito à criação de uma linha de microcrédito para pessoas que recebem Bolsa Família, mas querem empreender e se emancipar do programa de transferência de renda.

Fonte:ESTADAO CONTEUDO

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Sem categoria

Israel mata dezenas em ataques em Gaza e cerca dois hospitais

Publicado

em

As Forças Armadas israelenses mataram dezenas de pessoas em novos ataques em Gaza, disseram médicos palestinos nesta segunda-feira (25). Suas forças mantiveram o bloqueio de dois hospitais onde, segundo os militares, estão escondidos militantes do Hamas.

Enquanto Israel prosseguia com sua ofensiva, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que há crescente consenso internacional em torno da necessidade de um cessar-fogo e que um ataque a Rafah causaria desastre humanitário.

Rafah, o último refúgio para mais de 1 milhão de palestinos na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito, está entre as cidades que foram atacadas.

Médicos palestinos disseram que 30 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas em Rafah, cuja população foi aumentada por palestinos deslocados que fugiram dos combates em outras partes de Gaza após mais de cinco meses de guerra.

“A cada bombardeio que ocorre em Rafah, tememos que os tanques cheguem. As últimas 24 horas foram um dos piores dias desde que nos mudamos para Rafah”, disse Abu Khaled, pai de sete filhos, que não quis dar seu nome completo por medo de represálias.

“Em Rafah, vivemos com medo, passamos fome, estamos sem teto e nosso futuro é desconhecido. Sem um cessar-fogo à vista, podemos acabar mortos ou deslocados para outro lugar, talvez para o norte ou para o sul (para o Egito)”, afirmou ele à Reuters por meio de um aplicativo de bate-papo.

Dezenas de palestinos participaram de manifestações e compareceram a funerais no início desta segunda-feira, depois que um ataque aéreo israelense matou 18 palestinos em uma casa em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, informaram médicos palestinos e testemunhas.

As forças israelenses também sitiaram os hospitais Al-Amal e Nasser na cidade de Khan Younis, no sul do país, uma semana depois de entrarem no hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza, o principal hospital da Faixa.

Israel alega que os hospitais de Gaza são usados pelo grupo militante palestino Hamas como bases, e divulgou vídeos e fotos que comprovam essa afirmação. O Hamas e a equipe médica negam a alegação e não disseram se algum combatente estava entre os mortos nos últimos ataques.

Os militares israelenses disseram ainda, em comunicado, que suas forças estavam “continuando a conduzir atividades operacionais precisas na área do hospital Shifa, evitando danos a civis, pacientes, equipes médicas e equipamentos médicos”.

O governo afirmou que suas forças detiveram 500 pessoas afiliadas ao Hamas e à aliada Jihad Islâmica e localizaram armas na região. O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse que centenas de pacientes e funcionários médicos foram detidos em Al Shifa.

As Forças Armadas de Israel também disseram que suas forças continuavam “atacando com precisão a infraestrutura terrorista em Al-Amal” e que “20 terroristas foram eliminados na área de Al Amal no último dia em combates a curta distância e ataques aéreos”.

A Reuters não conseguiu acessar as áreas hospitalares de Gaza e verificar os relatos de ambos os lados.

Fonte:Agência Brasil

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!