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Brasil

Ação de Bolsonaro na Petrobras lembra a de Dilma, que custou mais à estatal que corrupção

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Ao impedir a Petrobras de reajustar o preço do diesel nas refinarias na última quinta-feira, o que provocou um tombo de 8,5% das ações da companhia na sexta-feira, assustou investidores pela semelhança com a ingerência da gestão da ex-presidente Dilma Rousseff na estatal. Entre 2011 e 2014, preocupada com o controle da inflação, Dilma determinou que a Petrobras não repassasse para o preço dos combustíveis a alta do barril do petróleo no mercado internacional. O resultado foi um prejuízo bilionário, que custou mais à estatal que o esquema de corrupção desvendado pela Operação Lava-Jato.

Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a Petrobras acumulou perdas de R$ 71,2 bilhões entre 2011 e 2014 sem repassar para os preços de gasolina e diesel o que pagava na importação de derivados. Em 2015,  a estatal declarou perdas de R$ 6,2 bilhões com a corrupção em seu balanço relativo ao exercício de 2014. De lá para cá, a companhia recuperou R$ 3,2 bilhões do que foi desviado e definiu um valor total de R$ 40,3 bilhões que pretende reaver. Em janeiro de 2018, a estatal ainda desembolsou US$ 2,95 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões)  para encerrar uma ação coletiva nos Estados Unidos movida por investidores que sentiram lesados com os casos de corrupção.

– O que a Petrobras perdeu com a defasagem (no preço dos combustíveis) não se recupera, destacou Adriano Pires, sócio da CBIE. 

Nos dois anos seguintes, entre 2015 e 2016, o cenário no exterior se inverteu, com a queda do barril do petróleo, e a Petrobras acabou acumulando ganhos de cerca de R$ 31 bilhões. Até hoje a companhia não conseguiu recuperar totalmente o que perdeu no período em que foi impedida de reajustar os preços, no governo Dilma. 

Na última quinta-feira, após saber que a Petrobras havia reajustado o preço do diesel em 5,7%, Bolsonaro ligou para Roberto Castello Branco, presidente da estatal, para suspender o repasse no preço por conta de um temor de que caminhoneiros possam iniciar uma greve, como a que paralisou o país no ano passado. O executivo estava a caminho do aeroporto para participar de um evento em Chicago e se reunir com investidores em Nova York. Mas, em meio a crise, ele decidiu antecipar sua volta: em vez de passar boa parte da semana nos Estados Unidos, ele retorna ao Brasil já na segunda-feira. Já na terça-feira, ele vai se reunir com Bolsonaro e ministros para tratar da política de preços da estatal.

Com a interferência de Bolsonaro, as ações da Petrobras caíram 8,5% na Bolsa de Valores de São Paulo na última sexta-feira. A empresa viu ainda seu valor de mercado ter uma redução em R$ 32 bilhões em um único dia. O reajuste que a Petrobras faria seria o primeiro com base na nova política de preços para o diesel, que previa alterações a períodos não inferiores há 15 dias.

– A política de até 15 dias para o reajuste do diesel não resistiu ao primeiro estresse do preço do barril do petróleo. Acendeu um sinal amarelo. A gente não tem uma política de preços com credibilidade, disse Helder Queiroz, ex-diretor da  Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Economia da UFRJ.

(Por PE notícias)

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Brasil

Pente-fino no INSS suspende 140 mil benefícios

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No primeiro balanço sobre os efeitos da medida provisória (MP) que combate fraudes no INSS , foram anulados 140 mil benefícios considerados irregulares , o que vai resultar numa economia de R$ 177 milhões por mês ou R$ 2,1 bilhões por ano. Segundo técnicos do governo, os problemas mais comuns foram pagamentos feitos após a morte do beneficiário, acúmulos indevidos e a obtenção de benefícios de forma criminosa, com apresentação de documentos falsos.

O trabalho de revisão dos valores pagos envolve um total de três milhões de pagamentos com suspeita de fraude. De acordo com os técnicos, os primeiros resultados mostram que são comuns irregularidades envolvendo servidores estaduais e municipais.

No pente-fino, foi detectado, por exemplo, o caso de um servidor estadual aposentado do Rio de Janeiro com renda mensal de R$ 13 mil que, conforme as apurações, recebia desde 2008 o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Entre 2008 e 2011, a concessão indevida do BPC a esse servidor resultou num prejuízo de R$ 115 mil aos cofres públicos.

A MP do pente-fino, editada em janeiro, foi apresentada pelo governo como o primeiro passo da reforma da Previdência. Além da revisão dos benefícios, a lei procura fechar brechas a fraudes no setor rural, com medidas como o fim da intermediação dos sindicatos para obtenção da aposentadoria dos segurados especiais. Fonte: O Globo

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Brasil

Quase 2 mil caminhoneiros se mobilizam em grupos de WhatsApp por paralisação

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Quase 2 mil caminhoneiros estão em, no mínimo, 15 novos grupos do WhatsApp recém-criados para discutir uma possível paralisação da categoria na segunda (22).

Eles estão contrariados com a resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estipulou a nova tabela de preços mínimos do frete rodoviário, divulgada na quinta (18), com valores abaixo dos esperados. A realização da paralisação não é consenso entre os participantes. Parte dos grupos é refratária à ideia por conta da dificuldade financeira que teriam com os dias sem trabalhar.

Os administradores dos novos grupos negam ser articuladores do movimento, ao mesmo tempo em que algumas lideranças que tomaram a dianteira durante a paralisação de 2018 não estão em nenhum deles. O nome dos grupos segue sempre o mesmo formato, com o título formado por paralisação, a data de 22/07 e a abreviação do nome de um estado.

Apesar serem vinculados a um estado, a maior parte deles é formada por pessoas de regiões diferentes da indicada. Eles trazem em suas descrições o mesmo texto: “Publicações fora do contexto das pautas dos caminhoneiros não serão aceitas. FOCO NA MISSÃO!”

Foram disparados avisos sobre o risco de uma ação de contra-inteligência estar sendo realizada dentro dos grupos, com membros do governo se passando por caminhoneiros. Parte dos trabalhadores se diz intervencionista, defendendo um regime militar. A rotatividade dos grupos é alta. São muitos os avisos de pessoas que entraram usando um link compartilhado por outra pessoa no WhatsApp e outros de pessoas que decidiram sair.

A reportagem foi expulsa de dois deles por um desses administradores após procurá-lo em particular pelo WhatsApp para pedir informações. Outra administradora que trocou mensagens com a reportagem disse que não poderia dizer nada, pois não falava em nome dos caminhoneiros.

Segundo ela, o movimento começou simultaneamente em vários locais. Wanderlei Alvez, o Dedeco, um dos articuladores da paralisação de 2018, diz que não participa dos novos grupos e já foi retirado de alguns deles por seus organizadores. Ele afirma acreditar que os grupos da paralisação de segunda não foram criados por caminhoneiros, pois, segundo ele, a categoria o trata com respeito. Dedeco diz que o principal problema da classe é justamente a falta de liderança e cobra maior protagonismo da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) para defender o interesse dos caminhoneiros junto ao governo.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve se reunir com representantes de caminhoneiros e outras entidades afetadas pela nova tabela de fretes na próxima semana. A data ainda não foi confirmada. Sobre a reunião, uma das mensagens compartilhadas seguidamente pelo WhatsApp dizia que os caminhoneiros não arredariam pé e, caso o ministro quisesse fazer reunião, teria de fazer na pista. A nova tabela de fretes foi elaborada pela Esalq-Log, da USP, e a próxima revisão oficial está prevista para o início de 2020. (Do DP – Foto: Ag Br)

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Brasil

Avião da Latam arremete no Aeroporto Santos Dumont

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Os passageiros do voo LA3029 contaram que entraram em pânico

voo da Latam LA3029 (Brasília-Rio de Janeiro) teve que arremeter no Aeroporto Santos Dumont assustando os passageiros. Segundo a Latam, o pouso teve que ser suspenso por conta de “restrições meteorológicas na pista do aeroporto”. Ventos fortes teriam atrapalhado a aproximação do avião.

Relatos publicados em redes sociais sustentavam que as máscaras de oxigênio teriam chegado a cair, assustando os passageiros. A assessoria da Latam negou essa informação. Segundo a companhia aérea, a aeronave seguiu para o Aeroporto do Galeão, onde pousou, “em total segurança”, às 21h05.

“A Latam ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação, e que a companhia segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais com o objetivo de priorizar a segurança dos voos”, conclui a nota.

Por Estadão Conteúdo

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