Conecte-se Conosco

Mundo

Alemanha reforça segurança junto ao parlamento após invasão do Capitólio

Publicado

em

A Alemanha vai aumentar as medidas de segurança junto aos edifícios que albergam o governo e o poder legislativo, depois da invasão registada no Capitólio americano e de extremistas de direita terem no verão passado entrado no parlamento alemão, o Reichstag

presidente da câmara baixa do parlamento, Wolfgang Schäuble, enviou uma carta aos deputados em que explica que “a polícia de Berlim reforçou o seu dispositivo em torno do edifício do Reichstag“, revela hoje o jornal diário Bild.

O estado de Berlim e o Governo federal alemão vão agora analisar “que conclusões se podem tirar disto para a segurança do Bundestag [câmara baixa)”, diz Schäuble na carta, acrescentando que recebeu um relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre os acontecimentos de quarta-feira passada em Washington, quando uma multidão de apoiantes do Presidente cessante, Donald Trump, invadiu o edifício do Congresso norte-americano, interrompendo a confirmação dos votos eleitorais que deram a vitória ao democrata Joe Biden nas presidenciais de novembro passado.

Na quinta-feira, um porta-voz da polícia de Berlim já tinha dito que devido aos confrontos em Washington, se iria rever a segurança nos principais edifícios governamentais da capital alemã e junto à embaixada dos Estados Unidos.

Além da invasão do Capitólio, as autoridades alemãs estão a ter em conta o que aconteceu no verão passado em Berlim, quando cerca de 200 ativistas de extrema-direita conseguiram entrar no Reichstag quando se realizava uma manifestação que juntou cerca de 30.000 pessoas contra as medidas restritivas tomadas para conter a covid-19 no país.

Essa invasão do edifício mostrou falhas de segurança e causou polémica no país pelo simbolismo histórico que evocou: em 1933, os nacionais-socialistas de Adolf Hitler incendiaram o Reichstag no seu caminho para o poder.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Mundo

Europa ultrapassa os 30 milhões de casos do novo coronavírus

Publicado

em

Europa ultrapassou hoje os 30 milhões de casos de covid-19 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve emitir recomendações perante o surgimento de variantes mais contagiosas do novo coronavírus, que lançam receios de uma explosão da pandemia.

As mortes devido à covid-19 já estão se aproximando dos dois milhões e o número de pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 os 94 milhões de infecções em todo o mundo, contabilizados desde o final de dezembro de 2019.

Na Europa, cerca de 30.003.905 de contaminações foram oficialmente identificadas, de acordo um levantamento realizado até hoje, às 08:00, pela agência de notícias AFP, a partir de relatórios fornecidos pelas autoridades.

A Alemanha, o país mais populoso da União Europeia (UE), registrou 22.368 novos casos de infecção nas últimas 24 horas, totalizando 2.000.958 de infectados pelo vírus, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI).

O país também registrou 1.113 novas mortes nas últimas 24 horas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, defende restrições mais rígidas perante a pandemia. Segundo o portal de informações da revista Der Spiegel e do diário Bild, entre as medidas em estudo estão a reintrodução dos controles de fronteira, como na primavera passada, a generalização do uso de máscaras do tipo FFP2, a imposição de teletrabalho, e até o encerramento dos transportes públicos.

Por sua vez, o comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) deve emitir recomendações hoje perante o surgimento de variantes mais contagiosas do novo coronavírus, passíveis de causar uma nova explosão da pandemia.

De acordo com a OMS, o número de países e territórios onde a variante inicialmente identificada no Reino Unido foi encontrada até agora subiu para 50 e a variante identificada na África do Sul já está presente em 20 países, mas a organização considera essa avaliação provavelmente subestimada.

Outra mutação, originária da Amazônia brasileira e cuja descoberta o Japão anunciou no domingo, pode impactar na resposta imunológica, de acordo com a OMS, que mencionou ser “uma variante preocupante”.

O Reino Unido decidiu encerrar as suas fronteiras na sexta-feira para chegadas de todos os países da América do Sul e também de Portugal, devido a esta mutação descoberta no Brasil.

Portugal, por sua vez, iniciou hoje um novo confinamento geral, que deverá vigorar por pelo menos um mês.

A França vai estender o recolher obrigatório em todo o seu território no sábado a partir das 18:00 horas por pelo menos 15 dias, e exigirá que os viajantes que desejam entrar de um país fora da União Europeia apresentem um teste negativo para covid-19.

A situação no país “está sob controle em comparação com nossos vizinhos, mas frágil porque o vírus ainda está circulando ativamente”, declarou o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

Na Itália, o Governo estendeu o estado de emergência até 30 de abril e aprovou uma extensão do seu Orçamento de 32 mil milhões de euros para lidar com os efeitos devastadores da pandemia na economia e para apoiar as famílias e as empresas. (Por Notícias ao Minuto)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Mundo

Papa Francisco e Bento 16 tomam primeira dose de vacina contra a Covid-19

Publicado

em

O papa Francisco, 84, e o papa emérito Bento 16, 93, receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, de acordo com um comunicado do Vaticano divulgado nesta quinta-feira (14).

Os dois líderes católicos fazem parte do grupo de risco da doença devido à idade avançada. Segundo um porta-voz da Santa Sé, o pontífice argentino foi vacinado nesta quarta (13), e o alemão na manhã desta quinta.

Na semana passada, Francisco confirmou que participaria da campanha de imunização e criticou o “negacionismo suicida” de quem se opõe à vacinação.

“Acredito que do ponto de vista ético todos devem ser vacinados, porque você não só põe em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a dos outros”, disse o pontífice.

(Por Notícias ao Minuto)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Mundo

Câmara dos Representantes aprova impeachment de Trump

Publicado

em

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou a favor da instauração de um processo de destituição ao presidente Donald Trump.

Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou a favor da instauração de um processo de destituição ao presidente Donald Trump, acusado de ter incitado um ataque ao Capitólio na passada quarta-feira.

Donald Trump é o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a enfrentar dois processos de destituição no mesmo mandato, que está apenas a uma semana do final. A Câmara dos Representantes realizou a votação, que terminou com 232 votos a favor e 197 votos contra (5 abstenções).

O processo segue agora para o Senado, numa corrida contra o tempo, dado que o dia da tomada de posse de Joe Biden é já a 20 de janeiro.

Esta votação é histórica também por outro motivo. Dez congressistas republicanos votaram a favor do ‘impeachment’ do seu líder, um número significativo de legisladores a votar contra o partido se tivermos em conta que, no último processo de destituição, a Bill Clinton, em 1998, apenas 5 democratas votaram pela saída do ex-presidente. Esta é, portanto, a votação de destituição mais bipartidária da história dos Estados Unidos.

A câmara baixa do Congresso norte-americano decidiu pela votação após o ataque ocorrido na passada quarta-feira, que culminou na morte de cinco pessoas.

Os legisladores voltam a se reunir no dia 15, sexta-feira, segundo anunciou a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Apesar da obtenção de uma maioria na Câmara de Representantes para iniciar o julgamento político de Trump, é necessária a aprovação de uma maioria de 2/3 no Senado, ainda controlado pelos republicanos, para conseguir a sua remoção do presidente cessante.

Por Notícias ao Minuto

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending