Conecte-se Conosco

Destaque

Alepe lança curso de formação de lideranças

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Os 186 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foram marcados, ontem, pelo lançamento do projeto “Lideralepe”, uma iniciativa inédita que oferecerá à população, gratuitamente, capacitações online direcionadas à formação política e ao desenvolvimento de lideranças.

A solenidade, realizado por videoconferência em função da pandemia do coronavírus, contou com a participação de representantes dos três poderes e da comunidade acadêmica que destacaram a importância do “Lideralepe”, na formação de novas lideranças políticas. O evento inaugural do projeto foi a palestra do estrategista espanhol Antônio Sola sobre “Globalização e Transformação Digital”.

O “Lideralepe” é um projeto pioneiro no estado e será realizado pela Escola do Legislativo em parceria com o curso de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que elaborou o conteúdo da primeira formação on-line que será realizada no próximo dia 14 com o tema “Desenvolvimento de Lideranças”.

Durante o lançamento do “Lideralepe”, o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), enfatizou que os desafios enfrentados pela pandemia reforçam a necessidade de atualização e formação de novas lideranças voltadas para a boa política. “Diante das muitas atribuições que recaem sobre o Poder Público nesta época, as instituições precisam se reinventar para atender às novas exigências do mundo globalizado”, destacou.

Responsável por cerca de 450 campanhas eleitorais em mais de 25 países, o espanhol Antônio Sola pontuou as sete principais mudanças políticas observadas atualmente no mundo. Dentre elas, a transição do voto cerebral para o emocional, a passagem da era da informação para a comunicação, a sobreposição da inteligência coletiva ante a inteligência emocional, a persuasão para a comunicação e o público versus povo.

De acordo com o palestrante, uma política para fazer sentido deve proporcionar melhoria de vida das pessoas. “Os modelos democráticos que conhecemos estão se tornando estreitos e deixando de ajudar as pessoas. Precisamos incorporar os cidadãos nas decisões por meio de poderes públicos, transparentes, solidários e cooperativos”, disse.

Nesse sentido, o especialista elogiou a proposta do Lideralepe. “O que a Alepe está fazendo hoje, no seu aniversário de 186 anos, é usar a tecnologia para construir um modelo de política mais solidário, altruísta e cooperativo”, observou.

Coordenador do curso de Ciência Política da UFPE, o professor Adriano Oliveira destacou a importância de as instituições responderem ao interesse crescente pela política demonstrado pelos cidadãos. “A função essencial (do projeto) é trazer para dentro da Assembleia, com a contribuição da universidade pública, pessoas que estão interessadas em debater as instituições, a democracia e as políticas públicas”, afirmou.

A iniciativa da Alepe foi saudada pelo reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes; pela presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Ivana Bastos (PSD-BA) e pelo Defensor Público Geral do Estado, Dr. Fabrício Lima.

Participaram também do evento representantes da Justiça Eleitoral, Tribunal de Justiça, governo do Estado e das câmaras de vereadores. Falando em nome dos parlamentares, a deputada Teresa Leitão (PT) afirmou que a política precisava ser vista com outro olhar. Em sua avaliação, a cultura de desvalorização e criminalização da política exige que os bons cidadãos trabalhem na política.

Inscrições

O primeiro curso do “Lideralepe”, “Desenvolvimento de Lideranças”, terá início no dia 14 de abril, com 64 horas-aula. As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo WhatsApp: (81) 99544-9989.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

MPF denuncia hacker e deputada federal por invasão a sistemas do judiciário

Publicado

em

Na denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o MPF acusa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto de terem invadido seis sistemas do Judiciário, incluindo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em pelo menos 13 ocasiões. Eles também foram responsáveis por inserir 16 documentos falsos nas ferramentas, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes e ordens para quebra do seu sigilo bancário e bloqueio de bens.

Os crimes teriam ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023 com o objetivo de desmoralizar o Poder Judiciário brasileiro e seus sistemas informatizados – o que traria ganhos políticos para a deputada e financeiros para o hacker, segundo o MPF. Eles vão responder por invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, em coautoria.

As invasões foram comprovadas por laudos técnicos e provas entregues à Polícia Federal pelo próprio hacker, contendo os códigos fontes do CNJ, entre outros dados. Já a autoria de Zambelli ficou comprovada por depoimentos e informações postadas pela própria deputada em suas redes sociais. Os arquivos do mandado de prisão de Moraes e da quebra de sigilo também foram encontrados nos computadores da parlamentar.

Por MPF

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim emite nota de esclarecimento sobre aluguel de que atende TDF municipal

Publicado

em

O Município de Parnamirim-PE, vem à público esclarecer questões relativas ao aluguel de um imóvel que atende o TFD municipal, exposta de forma oportunista e leviana em matéria publicada em blog sem qualquer credibilidade.

A vil intenção de denegrir a imagem da Administração Municipal salta aos olhos, sobretudo no momento em que o blogueiro se coloca à disposição para colher uma “entrevista” de apenas uma das partes envolvidas no processo judicial que discute o assunto.

Como dito, o assunto encontra-se judicializado desde o ano de 2020, de modo que nem mesmo o Poder Judiciário chegou a qualquer conclusão acerca do feito, não sendo honesto que um blog resolva, agora, promover o julgamento da matéria escutando apenas um dos lados.

Gestão e jornalismo se fazem com seriedade, não cabendo mais em nossa sociedade a tentativa de manipulação da opinião pública por meio de pseudo-jornalismo que tende à prejudicar alguns para beneficiar outros, ao sabor de seus interesses.

O Município informa que seguirá atendendo às decisões por ventura tomadas nos autos do processo que resolverá o impasse, assegurando que nenhum cidadão parnamirinense ficará desassistido por ocasião de seu tratamento de saúde na Capital do Estado.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Criminosos invadem sistema de pagamentos da União e desviam dinheiro

Publicado

em

A Polícia Federal investiga uma suposta invasão ao sistema de pagamentos da União, apurou a RECORD. Segundo fontes na corporação, o total de dinheiro desviado ainda não foi calculado. Os criminosos atuaram em ataques direcionados ao sistema de entrada de usuários autorizados a realizar pagamentos. Com as credenciais verdadeiras, eles teriam inserido ordens de pagamento e desviado recursos públicos.

Um dos pagamentos teria sido feito com o login roubado de um gestor da Câmara dos Deputados, via Pix, o mesmo usuário que teria gerado a chamada ordem de serviço. Na instituição, os pagamentos sequer poderiam ocorrer na modalidade. Também não poderiam ser realizados pelo mesmo CPF de quem gerou a ordem.

A investigação corre em sigilo e conta com o apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Em nota oficial, o Tesouro Nacional afirmou que o episódio não configura uma invasão, “mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. “As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema”, diz o comunicado. O Tesouro reforçou, ainda, que todas as medidas estão sendo tomadas em resposta ao caso, “incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema”.

Por R7

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!