Conecte-se Conosco

Destaque

Análise 17ª rodada do Brasileirão: Corinthians é campeão do primeiro turno

Publicado

em

 

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=ga0sBiTbOZA” width=”560″ height=”315″]

Brasileirão 2017 na sua 17.ª rodada já tem o Corinthians campeão do primeiro turno, mesmo com empate (1 a 1) diante do Flamengo no Itaquerão com pouco mais de 45 mil torcedores. A situação do líder é tão confortável que nas últimas quatro rodadas, quando empatou três jogos e venceu apenas um, nenhum de seus concorrentes conseguiu encostar. Ninguém aproveitou. No subsolo da tabela, São Paulo respira inspirado na volta de Hernanes, mentor da virada (4 a 3) para cima do Botafogo no Rio. Palmeiras se deu bem na rodada. Único mandante a vencer, viu seus quatro concorrentes (Corinthians, Grêmio Santos e Flamengo) apenas empatarem.

GRÊMIO NÃO DESLANCHA

Grêmio fez um primeiro tempo exemplar. Estrangulou o Santos jogando no limite da grande área do adversário. Criou um número absurdo de chance de gol e por pouco não saiu derrotado nessa etapa inicial da partida. Em uma rara investida santista, David Braz fez o gol de uma cobrança de escanteio, aos 44. O empate gremista saiu dois minutos depois, com Fernandinho. Esse resultado igual nem de longe traduziu com perfeição tudo o que aconteceu. Foi o jogo de apenas um time. No segundo tempo, talvez exaurido no físico e nas ideias, o time gaúcho não criou como havia feito nos primeiros 45 minutos. Se distanciou da zona de gol. Santos também não incomodou. Se defendeu o tempo todo, até com Lucas Lima ao lado dos volantes, e quase não apareceu na área de Marcelo Grohe. Bom para o Corinthians, que sustentou oito pontos de frente do vice Grêmio e dez a mais que o Santos, terceiro colocado. Parece que o time de Renato Gaúcho não quer mesmo incomodar o líder. Nas duas vezes que poderia encurtar a distância do Corinthians, fracassou.

Réver comemora gol de empate do Flamengo contra Corinthians – foto: site / Flamengo

CORINTHIANS TAMBÉM SOFRE

Absoluto no campeonato, liderança confortável e muito seguro de sua ações, Corinthians descobriu que terá um duro segundo do turno pela frente. Muito do que se pode projetar a respeito dessa evidência se viu no empate (1 a 1) com o Flamengo no Itaquerão. Desde o primeiro tempo, quando ainda teve o controle do jogo, o líder sofreu para sustentar a hierarquia, mesmo com um gol anulado de Jô por impedimento que não existiu. Ao chegar ao gol de verdade, em contra-ataque com Jô, fechou a porta lá atrás e ficou à espreita do contra-ataque fatal, mas não conseguiu dar o golpe definitivo. No segundo tempo, o time carioca voltou modificado com a simples troca do volante Cuellar por William Arão. A mudança deu certo. Arão bloqueou o setor esquerdo do Corinthians, de onde saem os contra-ataques do líder, e ainda deu suporte a Everton Ribeiro nas ações para quebrar a muralha alvinegra. Perfeito. Da certeira tacada de Zé Ricardo, um treinador que não faz boa leitura dos jogos, o Flamengo chegou ao empate, com Réver, e por duas vezes esteve muito perto de virar o jogo – em uma delas Diego perdeu cara a cara com Cassio. A lição que fica ao líder: não se pode recuar de forma excessiva para fazer o adversário cair na armadilha quando do outro lado se tem um time com jogadores de boa qualidade. É arriscado demais.

Fala Zé Ricardo: “Para a gente, não só a questão matemática (12 pontos de diferença), esse jogo tinha um aspecto importante pelo simbolismo que tem um Flamengo x Corinthians. Tivemos próximos de vencer a partida, uma bola na trave numa rebatida, num desvio contra do Pedro Henrique. Tivemos outra oportunidade com o Diego. Enfim, foram lances capitais para a gente, mas enfrentamos uma grande equipe e temos agora de pegar o que foi de bom dessa partida.”

 

RENASCIMENTO COM HERNANES

Uma semana de treino, após sete anos longe de casa, foi o suficiente para Hernanes dar ao cambaleante São Paulo o que esse time não tinha visto neste Brasileirão: equilíbrio. Mais adiantado no primeiro tempo, ele distribuiu o jogo, procurou Cueva e fez o time pensar sem correria e ansiedade, marca do Tricolor até então. Mesmo quando o Botafogo vencia por 3 a 1, Hernanes não perdeu o foco. Cresceu ainda mais ao recuar para articular o ataque e arriscar chutes bem perto da  grande área. Sua nova função se deu com as trocas feitas por Dorival Junior, que lançou Marcos Guilherme aberto no setor esquerdo e Wellington Nem do outro lado, ao levar o terceiro gol. A mudança tática deu certo. Em pouco menos de dez minutos, São Paulo revirou o jogo, sempre tendo com ponto de partida as ações de Hernanes e boas combinações com Cueva. No fim, a emblemática vitória em cima do Botafogo por 4 a  3 – a primeira fora de casa – tem tudo para ser o renascimento de um time sem moral, jogadores exasperados e gestores do clube em pânico. É um recomeço. E passa por Hernanes.

Fala Dorival Júnior: “A chegada do Hernanes é muito importante. Ele fez com que todos os jogadores ao seu redor crescessem de rendimento. Fez uma partida de alto nível. Esperava que tivéssemos um acréscimo, mas me surpreendeu a maneira que ele jogou hoje. Foi apenas o início e espero que daqui a pouco possamos ter uma sequência. Ele poderá acrescentar muito.”

Jogadores abraçam Hernanes, na celebração do gol – foto: TV/reprodução

VIDA SEM FELIPE MELO

Ao surpreender com anúncio da saída de Felipe Melo do Palmeiras, Cuca teria de dar uma boa resposta no campo. Mostrar ao torcedor cético – a maioria esmagadora a favor de Melo – a importância de o time não ser refém do polêmico jogador, no campo e nos vestiários. O treinador conseguiu, descontando aí a fragilidade do adversário Avaí no sábado (29/7) no Allianz Parque. Palestra venceu por 2 a 0, sem grandes sustos. Na formação inicial, Cuca não usou um volante pesado, daqueles cães de guarda – habitat natural de Felipe Melo. Escalou Bruno Henrique, de boa saída, Jean e Guerra. Fez de Dudu um articulador ao lado venezuelano Guerra e as coisas funcionaram. Time ficou mais coordenado, com boas variantes na troca de passes pelo meio, sem insistir tanto no jogo nas laterais. Envolveu o Avaí. Se impôs do início ao fim. Tirou um pouco o pé no segundo tempo diante de um adversário com jogador a menos – Juan foi expulso no finalzinho do primeiro tempo – e consolidou a vitória sem nenhum problema. É um caminho. E não passa mais por Felipe Melo.

Fala, Cuca: “Hoje (sábado) joguei sem volantes. Mas a gente entende que, por tudo que o Felipe (Felipe Melo) significou e significa para o futebol, não tenha o contentamento. Em uma conversa aberta, eu antecipei os problemas e o deixei à vontade para seguir a carreira, a vida dele que vai ser brilhante. Não foi afastado, apenas no que penso de equipe e composição de meio e ataque, como jogo, não encaixa a titularidade dele, a princípio”.

Cuca em ação no jogo contra Avaí – foto: site / Palmeiras

 

ARBITRAGEM NO PAREDÃO
Revolta contra arbitragem cresce entre treinadores, dirigentes e jogadores. Nessa 17.ª rodada quem reclamou à beça foi o Corinthians, do presidente do clube ao treinador. Tudo em função do gol anulado de Jô. No jogo Grêmio 1 x 1 Santos, também sobraram críticas dos dois lados, confusão e acréscimos de dez minutos.

Fala Renato Gaúcho“Eles (jogadores) são malandros. Mas também não quero uma equipe de freira aqui. Quero que ninguém seja padre dentro do campo. Na hora que tiver que chegar junto dentro de casa, tem que chegar junto, mas sempre com respeito ao adversário e ao árbitro. Minha equipe é de homens, não vai aceitar tudo, ficar cabisbaixo, mãozinha para trás e vendo tudo que acontece dentro de campo. Não falo de arbitragem, mas meu time não vai ser de freira, não. Sempre que tiver que chegar, vai chegar. Não com deslealdade, mas para mostrar que tem gente em casa”.

“Impedimento” de Jô

Fala Fabio Carille: “Não gosto de falar muito de arbitragem, mas tem erros e erros. O de hoje não pode acontecer em um jogo desse tamanho como aconteceu (gol de Jô anulado). Fiz questão de ver no intervalo. Se fala tanto de investir em tecnologia, tem de preparar melhor esses profissionais… Não tem de preocupar com tecnologia, isso vai deixar o futebol chato. Um erro como esse não pode, um erro feio.”

Fala Roberto Andrade, presidente do Corinthians: “Uma arbitragem dessa, que faz pré-temporada, tudo, e acontece um erro desse. Como pode fazer uma preparação melhor, investimento maior, e tudo piorar? O que existe é pegar o telefone e reclamar. Vou ligar e reclamar. O presidente da CBF, eles tem que nos escutar. Estava todo mundo nervoso dentro do vestiário. Enfrentamos o timaço do Flamengo, isso desestimula. Se é um lance duvidoso eu não crucifico ninguém, faz parte, mas não é duvidoso. Fácil demais de marcar. Não sei o que passa pela cabeça do auxiliar, não é possível que ele se enganou.”

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Salgueiro: Veja como foi o pronunciamento do Savio Pires, durante a Sessão desta Quarta-feira, 24 Abr 24

Publicado

em

Veja como foi o pronunciamento do vereador Savio, na sessão desta Quarta-feira, 24 de Abril de 2024.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro: Veja como foi o pronunciamento do Leo Parente, durante a Sessão desta Quarta-feira, 24 Abr 24

Publicado

em

Veja como foi o pronunciamento do vereador Leo Parente, na sessão desta Quarta-feira, 24 de Abril de 2024.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro: Áudio divulgado nas redes sociais de uma mulher ofendendo a família Carvalho, gera confusão na Câmara de Vereadores

Publicado

em

Um áudio divulgado essa semana em grupos de troca de mensagens, onde uma senhora que se chama Edna, contadora na cidade de Salgueiro, gerou discórdia e até ataques na sessão da Câmara Municipal.

Tudo começou quando a contadora, divulgou um áudio onde não só ataca, mas também ofende o vice-prefeito da cidade Edilton Carvalho e todos com o mesmo sobrenome ‘Carvalho’.

No áudio, a senhora diz que o doutor Edilton “ não vale nada, ô cabra de peia sem-vergonha.” Ainda no áudio, a mulher  fala que o ex-prefeito Clebel Cordeiro chegou a “bater nele (Edilton) e em sua esposa”.

O motivo da revolta desta senhora, seria pelo fato do vice-prefeito ter rompido politicamente com o atual gestor, deixado o “grupo da Zebra”.

Já na Câmara Municipal, o vereador Zé Carlos, aliado de Edilton, foi defender os “Carvalhos”, entrando em uma discursão que ficou um pouco acalorada com o vereador Bruno Marreca.

Ouça abaixo o áudio da Sra. Edna:

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!