PUBLICIDADE

Aprovação de Lula interrompe alta e cai a 47% após operação no Rio, mostra Quaest

Violência supera economia como principal tema para 38% dos brasileiros; aprovação do presidente oscila de 48% a 47%, interrompendo sequência de altas desde julho

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu a tendência de alta registrada desde maio, em meio à repercussão da operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, aponta nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12). Segundo o levantamento, a aprovação de Lula recuou de 48% para 47% em relação a outubro, e a desaprovação subiu de 49% para 50%.

O tema da segurança pública ganhou destaque e deslocou a economia como principal preocupação da população. A violência foi citada por 38% dos entrevistados, ante 30% no mês anterior. Em segundo lugar, continuam os temas econômicos, com 15%.

A operação policial no Rio é aprovada por 67% dos entrevistados, e o mesmo percentual avalia que não houve exagero no uso da força. Segundo a Quaest, as declarações do presidente sobre o tema contrastam com a percepção da maioria. Após Lula afirmar que traficantes são “vítimas dos usuários”, 81% disseram discordar da frase – inclusive 66% dos eleitores que se declaram lulistas.

Na avaliação específica sobre segurança pública, o governo federal é visto como regular por 36%, negativo por 34% e positivo por 26%. Já os governos estaduais têm 70% de avaliação positiva ou regular.

O levantamento foi feito entre 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE