O Sertão tem 3 Deputados Federais e 6 Estaduais, 2 Federais estão com João Campos e 1 com Raquel Lyra, já na divisão de Estaduais aí a governadora leva uma grande vantagem, são 4 com ela e apenas 2 com o prefeito do Recife.
Os times de Raquel e João vem sendo reforçados para as eleições de 2026, ambos trabalham a ideia de uma equipe competitiva e com reais possibilidades de aumentar a representatividade na Câmara Federal e na Alepe. Raquel deve contar com ao menos 4 candidatos a vaga de Deputado Federal, João chega na disputa com o número de 3 competidores.
Enquanto que o time de João ganha reforço da ex-prefeita de Santa Cruz para disputa de Federal, um dos integrantes da sua equipe pode ser sacrificado e perder votos pelo Sertão. Já os reforços da equipe de Raquel não colocam em risco o mandato já existente, com isso 2 deputados sendo um de cada time não terão dificuldades para renovação de mandatos.
A ex-prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, vem trabalhando a pré-candidatura de Deputada Federal há algum tempo. Essa é uma das apostas do prefeito do Recife João Campos no Sertão pernambucano, por outro lado a governador reforçou seu time escalando sua líder na Alepe a deputada Socorro Pimentel para disputar votos na mesma região que Eliane, que é o Sertão do Araripe.
Quando o assunto é Assembleia Legislativa do Estado, o número de reforços para ambos os times é significativo. Raquel contará com reforço de 3 ex-deputado, já João Campos contará com ex-prefeitos e pela primeira vez um evangélico na corrida por vaga na Alepe. Lembrando que há nomes colocados como pré-candidato, que ainda não sabem em qual time vai estar.
Tudo leva a crer que o Sertão terá um número recorde de candidatos a Deputado Federal e Estadual nas eleições de 2026, mantendo o cenário atual o número deve passar de 20 no total. Os 3 Federais atuais tentam a reeleição, com ao menos mais 4 concorrentes. Já para a Alepe dos 5 atuais apenas 4 tentam a reeleição, com eles outros 12 em todo Sertão.
Por Didi Galvão