PUBLICIDADE

Atriz revela bastidores para interpretar Luma de Oliveira na Sapucaí

A Viradouro decidiu olhar para o próprio passado para levar seu Carnaval de 2026 na Sapucaí. E a escola de samba de Niterói, que vai homenagear o mestre de bateria Ciça, escolheu Jeniffer Setti para interpretar Luma de Oliveira na Avenida. A decisão veio depois de a própria Luma ter recusado o convite para desfilar novamente pela agremiação, onde foi rainha de bateria entre 1999 e 2003.

O convite para o papel veio de dentro da própria agremiação e surpreendeu a atriz, como ela contou em entrevista exclusiva a este colunista do Metrópoles. Para Jeniffer, a proposta abriu espaço para unir atuação e Carnaval em um mesmo movimento.

“O convite veio através do presidente da Viradouro, e recebi com muita alegria e gratidão. Poder unir o meu trabalho como atriz ao Carnaval, especialmente em um enredo tão simbólico, é algo muito significativo para mim. A Viradouro homenageia a história de um dos mestres de bateria mais respeitados do Carnaval e de uma das rainhas mais marcantes desse universo. Fazer parte desse momento, na Sapucaí, é uma grande responsabilidade e um privilégio”, garantiu Jeniffer.

Entre admiração e desafio

Para ela, muito mais do que interpretar Luma de Oliveira, com fantasia e tudo, é lidar com uma personagem que ajudou a moldar o imaginário do Carnaval e segue sendo referência até hoje.

“Sempre admirei a Luma. O Carnaval faz parte da minha vida desde muito cedo; aos quatro anos de idade, comecei a frequentar a Mocidade Independente de Padre Miguel, onde cresci. A Luma foi uma rainha com um magnetismo único, ela tem estrela. Por isso, fiz questão de mandar uma mensagem para ela, contando que a interpretaria, dizendo o quanto a admiro e o quanto esse convite significa para mim. Interpretar uma figura real é sempre desafiador, mas também extremamente enriquecedor. Me sinto muito feliz e consciente do peso simbólico”, afirmou Jeniffer.

Treino, samba e fôlego em dia

Se o simbolismo é grande, a preparação acompanha o tamanho da tarefa. A Viradouro tem fama de não aliviar nos ensaios e cobra desempenho de quem pisa na Avenida com suas cores. Preparação essa que Jeniffer Setti garante que está em dia para fazer bonito.

“A minha preparação tem sido tanto física quanto dramatúrgica. No aspecto físico, mantive a minha rotina de treinos, mas intensifiquei o cardio e tenho sambado bastante para garantir fôlego, resistência e entrega ao longo de toda a apresentação na Avenida. Na alimentação, sigo cuidando muito bem do que como e continuo adepta ao jejum intermitente, sempre respeitando os limites e o equilíbrio do meu corpo”, revelou.

Fazer Luma sem imitar Luma

Além da parte técnica, Jeniffer diz que o maior desafio é lidar com o imaginário construído em torno de Luma de Oliveira. Segundo ela, o objetivo não é reproduzir uma imagem congelada, mas dialogar com essa memória afetiva a partir de uma leitura própria.

“Espero, antes de tudo, que o público relembre a história e sinta a força dessa homenagem. Estarei interpretando a Luma, mas sem a intenção de imitá-la. Quero fazer a minha Luma, com a minha verdade, trazendo um olhar pessoal, sempre com profundo respeito à mulher e ao ícone que ela é. Interpretar Luma de Oliveira é também revisitar a história do Carnaval. Como atriz, sinto o dever de estudar cada detalhe: as expressões, o olhar, o movimento e, principalmente, o sorriso, que é uma das marcas mais fortes dela”, explicou.

O peso do Carnaval no currículo

Ao olhar para o impacto dessa experiência fora da Avenida, a atriz avalia ainda que o desfile marca um momento específico da sua trajetória profissional. Para ela, a visibilidade do Carnaval amplia o alcance do trabalho.

“Sem dúvidas, pessoalmente essa experiência marca a minha volta à avenida após dez anos de hiato. Artisticamente, é um papel muito potente. O Carnaval, sem sombra de dúvidas, é um espaço de grande projeção e visibilidade. Estar na Sapucaí, no maior espetáculo da Terra, vivendo uma personagem tão emblemática, representa um momento muito importante da minha trajetória como atriz”, concluiu Jeniffer.

1 de 4

Jeniffer Setti

Divulgação

2 de 4

Jeniffer Setti

Divulgação

3 de 4

Luma de Oliveira

Reprodução/Instagram

4 de 4

Luma de Oliveira

Reprodução/Instagram


Fonte: Metropole

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE