RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Aumento de 53% nos gastos com patrocínio das estatais federais em 2025

As principais estatais do Brasil, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, elevaram seus gastos em patrocínios para R$ 1,6 bilhão em...

As quatro maiores estatais federais, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), registraram um aumento significativo em seus gastos com patrocínios, totalizando R$ 1,6 bilhão em 2025. Este valor, ajustado pela inflação, representa uma elevação de 52,5% em relação ao ano de 2024, com um incremento de R$ 539,6 milhões em publicidade.

A pesquisa realizada analisou as páginas de transparência das estatais e destacou que os números referem-se a novos contratos assinados a cada ano, abrangendo tanto desembolsos imediatos quanto pagamentos previstos para o longo prazo. Entre as estatais, a Caixa Econômica Federal foi a que mais aumentou seus gastos, destinando R$ 277,4 milhões a mais em patrocínios de 2024 para 2025. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) apresentou a maior alta proporcional, multiplicando por 15 os contratos em relação ao ano anterior.

Os dados revelam a evolução dos gastos em patrocínio de 2024 para 2025: a Caixa aumentou de R$ 374,7 milhões para R$ 652,1 milhões; a Petrobras de R$ 380,1 milhões para R$ 527,7 milhões; o Banco do Brasil de R$ 267,4 milhões para R$ 289,2 milhões; e o BNDES saltou de R$ 6,5 milhões para R$ 99,3 milhões.

Grande parte dos contratos de patrocínio é direcionada a atividades esportivas, com destaque para o apoio ao Comitê Paralímpico Brasileiro e à Confederação Brasileira de Atletismo. As estatais, ao se manifestarem, defenderam a ampliação dos contratos, ressaltando a importância estratégica desses investimentos.

A Caixa Econômica Federal explicou que o aumento nos gastos deve-se, em grande parte, a acordos plurianuais, que são registrados integralmente no momento da contratação, mas com desembolsos que ocorrem ao longo dos anos. O BNDES, por sua vez, informou que retomou projetos patrocinados em 2023 após um período de paralisação entre 2020 e 2022, e que os valores de 2025 voltaram ao patamar médio dos anos anteriores à interrupção.

A Petrobras declarou que sua ampliação nos patrocínios é uma ação estratégica, visando não apenas o Desenvolvimento Econômico e social, mas também o fortalecimento da imagem institucional da empresa. O Banco do Brasil, por fim, destacou que a expansão dos contratos reflete a continuidade de sua estratégia de marca, buscando gerar conexão com diferentes públicos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.