Barragem em MG sofre transbordo após chuvas intensas

Uma barragem de pequeno porte transborda em Minas Gerais após fortes chuvas, levando à evacuação de famílias e inundações em comunidades nearby
nota-prefeitura-porteirinha-2mar26

Uma barragem de pequeno porte transbordou na cidade de Porteirinha, em Minas Gerais, após fortes chuvas. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Assistência Social fizeram a evacuação das famílias no domingo. A Barragem das Lajes tem aproximadamente 11 hectares e é utilizada para captação de água.

A Prefeitura de Porteirinha decretou situação de emergência por causa do risco de rompimento da barragem. O governo federal reconheceu a situação de emergência em Porteirinha, permitindo que a cidade possa pedir recursos para ações de assistência humanitária e intervenção emergencial na barragem.

A Defesa Civil disse que a situação está controlada, mas segue sob atenção especial das equipes técnicas e operacionais. As equipes realizam monitoramento contínuo da estrutura, mapeamento de pontos críticos e avaliação técnica das condições de estabilidade. De sábado a domingo, choveu cerca de 120 milímetros na região, segundo a Defesa Civil.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.