Conecte-se Conosco

Pernambuco

Bebê espancada até a morte era agredida pelos pais por causa do choro, diz delegado

Publicado

em

Pai foi preso em flagrante e, inicialmente, mãe da menina relatou que ele praticava agressões por não aceitar sexo da filha. Polícia afirma que os dois são culpados e prendeu ambos.

A Polícia Civil prendeu o pai e a mãe da bebê de 5 meses, que foi espancada até a morte. Apesar de a mãe ter relatado inicialmente ao Conselho Tutelar de São Lourenço da Mata, cidade do Grande Recife onde a família mora, que o pai agredia a filha por não aceitar que ela nasceu menina, a investigação mostrou que os dois agrediam a criança por se irritarem com o choro dela.

Responsável pelo inquérito, o delegado Diogo Santiago explica que a morte da bebê Debora Maria Sales da Silva foi causada por agressões cometidas tanto pelo pai, quanto pela mãe.

“A versão de que o pai teria matado pelo sexo da filha foi uma tentativa de eximir a culpa. Essa argumentação surgiu pela mãe e não se sustentou. A versão do pai sobre a irritabilidade perante o comportamento, o choro, da bebê comprovou que o assassinato foi por motivo fútil”, diz.

Segundo o delegado, o laudo pericial constatou que Debora tinha fraturas na costela e no crânio. Anteriormente, os pais diziam que a menina tinha caído três vezes da cama.

“Profissionais de saúde relatam que, desde a gestação, a mãe já apresentava rejeição pelo bebê e negligenciava cuidados. Debora estava desnutrida, desidratada e sem o mínimo de higiene”, afirma Diogo Santiago.

Quando soube do laudo, o pai assumiu participação no crime. A mãe ainda negou envolvimento durante depoimento aos policiais. Para o delegado, as declarações de Silvânia Maria Viana Sales, de 23 anos, são contraditórias.

“Ela afirma coisas incompatíveis. Quando confrontada, ela se perde na narrativa, diz que todo mundo está mentindo. Tem mania de perseguição, como se ninguém gostasse dela”, explica.

O pai da criança, Augusto Silva da Cruz, de 25 anos, foi preso em flagrante, no dia da morte da filha e está preso no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. A mãe foi presa na terça-feira (21) e encaminhada à Colônia Penal Feminina Bom Pastor.

Histórico

A primeira internação de Debora foi no dia 19 de fevereiro de 2019, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. Segundo a Polícia Civil, os pais alegavam que a criança havia levado três quedas da cama.

Em 8 de março, o caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). No mesmo dia, a criança passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal, no Recife. Na mesma semana, o Conselho Tutelar de São Lourenço da Mata foi comunicado, aponta a Polícia Civil.

No dia 17 de maio, a criança foi espancada até a morte e o pai, Augusto, autuado em flagrante. O crime ocorreu no bairro do Cajá, na periferia de São Lourenço da Mata. Debora ainda recebeu atendimento no atendimento no Hospital Petronila Campos, na mesma cidade, foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, onde morreu.

O assassinato aconteceu em meio a um histórico de violência familiar, comprovada pela polícia após a morte da menina. Os resultados dos laudos das duas agressões saíram nos dias 20 e 21 de maio, respectivamente.

Como a DPCA acompanha casos do Recife, o fato foi registrado em um boletim de ocorrência referente ao caso de fevereiro e seguiu para a Delegacia de São Lourenço, também responsável pela investigação do homicídio. Por Isabela Veríssimo, G1 PE

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Bares, restaurantes e academias só devem reabrir no dia 20 de julho

Publicado

em

Os bares, restaurantes e academias de Pernambuco seguem fechados em Pernambuco. A expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20, caso os números da saúde sigam com tendência de queda nos próximos dias. O horário será reduzido para os serviços de alimentação, permanecendo fechados das 20h às 6h, além da capacidade de 50% do funcionamento. As medidas são válidas para a Região Metropolitana do Recife e Matas Norte e Sul.

No anúncio feito pelo governo do estado nesta quinta-feira, apenas o Agreste vai avançar mais duas etapas seguidas no plano de flexibilização das atividades econômicas, chegando à fase quatro. Isso significa que o comércio varejista, salões de beleza e estética, shoppings, 100% da construção civil e 50% do comércio de veículos, que inclui serviço de aluguel e vistoria, estão autorizados a reabrir na região a partir da próxima segunda-feira. O Polo de Confecções, no entanto, não está contemplado nesta etapa e segue funcionando apenas com delivery. Já o Sertão segue na mesma etapa.
Bares e restaurantes
Por enquanto, os bares e restaurantes continuam funcionando com sistema de delivery e retirada no local e a expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20 em Pernambuco. “Essas são atividades que trazem um pouco mais de risco para a saúde porque precisa tirar a máscara para se alimentar e existe uma interação maior. Mas estamos dialogando com a Abrasel-PE e vamos publicar os protocolos amanhã (sexta-feira) com os critérios para evitar que haja contaminação nesses estabelecimentos, como a volta com capacidade de 50% do funcionamento”, pontuou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Segundo André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), o setorfoi pego de surpresa com o horário estabelecido para a reabertura, já que devem ficar fechados das 20h às 6h. “Primeiro que a reabertura só acontece no dia 20 de os indicadores da saúde não se alterarem até lá. Segundo que vamos aguardar os protocolos, que acredito que poderiam ter sido liberados a partir de agora. É mais um dia de apreensão eexpectativa para um setor que tem sido muito difícil. E fomos surpreendidos com o horário porque estava acertado que será das 22h às 6h e agora foi alterado para às 20h. São duas horas de consumo importantes para os bares que, normalmente, abrem no final da tarde, isso significa atingir entre 70% e 80% deles e retirar cerca de entre cinco e seis horas de consumo comparando com o horário que funcionavam antes da pandemia”, afirmou. 
Plano
Bruno Schwambach ressaltou que o plano de retomada das atividades econômicas leva em consideração os eixos e riscos que cada atividade traz para a saúde. “Também analisamos a relevância e importância econômica de cada uma. Estamos implantando o cronograma, anunciado no dia 1 de junho com 11 etapas, com sucesso. Sabemos que atividades como de bares e restaurantes precisam voltar para dar oportunidade de emprego e renda, mas temos que olhar os dados da saúde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma estabilização, depois uma descida. Na última semana a queda estacionou, então tivemos que postergar a entrada da etapa seis do plano de retomada”, explica. 

Já André Araújo acredita que o setor vai precisar de um olhar mais atento no futuro próximo para conseguir se reerguer dos impactos que a pandemia causou com o fechamento dos bares e restaurantes por mais de 115 dias. “Espero que o governo olhe para o setor, que tem sofrido bastante, com bastante atenção lá na frente pela empregabilidade que ele gera”, concluiu.
Restaurantes terão limitação de capacidade em 50% na reabertura.
(Foto: Pixabay/Reprodução)
Por Luciana Morosini/Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Penitenciária em Limoeiro tem fuga de detentos

Publicado

em

Secretaria Executiva de Ressocialização realiza contagem para saber quantos fugiram da unidade. Moradores relataram sons de tiros durante a madrugada.

Detentos fugiram da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 80 quilômetros do Recife, nesta quinta-feira (9). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a fuga aconteceu por volta das 4h, após explosão de um dos muros da unidade prisional.

A Seres informou que realiza, na manhã desta quinta, uma contagem para saber quantos e quais presos fugiram do local. Tropas especiais da Polícia Militar foram acionadas para auxiliar na recaptura.

Moradores da cidade relataram ter ouvidos diversos tiros durante a madrugada e que os bandidos jogaram grampos na estrada de acesso ao município.

A Seres afirmou, ainda, que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu. (G1 PE)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as capas dos principais jornais de PE, desta Quinta-feira, 09 de Julho de 2020

Publicado

em

Veja a capa com as principais manchetes dos principais jornais de PE, desta Quinta-feira, 09 de Julho de 2020.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending