[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Está marcada para logo mais à noite, às 19:00h, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Belmonte, para ser feita a nova eleição da mesa, após o Juiz de primeira instância ter concedido em caráter de LIMINAR, decisão que anularia a eleição realizada no dia 18 de outubro de 2018, onde o vereador Zeca do Carmo foi eleito com 8 votos, contra 5 que votaram em branco.
Após muita conversa os vereadores do grupo liderado pelo vereador Zeca do Carmo, decidiram formar uma nova chapa para concorrer nas eleição desta noite, onde o vereador Pablo de Laerte iria encabeçar a chapa, o mesmo teria aceito e disse que só iria até o prefeito para comunicar sua decisão, algum tempo depois, retornou ao local onde estavam reunidos e comunicou que não mais iria aceitar a proposta, e que iria apoiar o vereador Nenga de Estomberg para presidente.
Tendo em vista que os vereadores Zeca, Paulo Pereira, Zé Lucas, Chiquinho Baião, Evandro Gonçalves e Cleiton Benjamin, não concordam com a nova eleição, após a última realizada no dia 18 de outubro e anulada pelo Juiz, na ação movida pelo Prefeito Romonilson Mariano, e logo em seguida ter sido substituído pelos vereadores Erik Diniz, Ramon Feitosa e Cicinho do Carmo, este último que declarou para seus pares que não sabia o que estava assinando e no dia de ontem(13) pediu ao Juiz para ser retirado do processo, o qual estava constando que o mesmo era autor. (Veja documento abaixo)
O Juiz tomou sua decisão sem sequer ouvir as partes interessadas, dentre elas o próprio atual presidente da casa legislativa Kayson Pires, este aliado do prefeito.
No pedido, os autores (vereadores) ou autor (prefeito) alegaram que na sessão do dia 15 de novembro de 2018, fizeram mudança do regimento interno e não cumpriram o prazo do interstício legal, prazo este que foi pedido dispensa e 9 dos 13 vereadores concordaram, votando pela dispensa do interstício legal para que a eleição ocorresse no dia 18 de outubro, conforme foi realizada e Zeca foi eleito.
Os vereadores apoiadores de Zeca, não reconhecem essa nova eleição, que será realizada hoje(14), já recorreram da decisão do Juiz e decidiram não comparecer a sessão desta noite(14). Desta forma o vereador Nenga de Estomberg deve ser eleito presidente com 7 votos, haja vista ter conseguido o apoio dos vereadores, Pablo de Laerte e Júnior de Erles, esses que votaram com Zeca na eleição passada.
O caso agora continua na mão da justiça, caso a liminar seja derrubada até o dia 1º de janeiro de 2019, o presidente eleito em outubro (Zeca) assumirá, caso não ocorra, o vereador Nenga que deve ser eleito esta noite assume o comando da casa Vicente de Souza França, em caráter provisório, até que a justiça se pronuncie definitivamente.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.