
[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Apenas oito dos trezes vereadores de São José do Belmonte, compareceram a sessão plenária desta Segunda-feira, 25 de Abril de 2022.
Em pauta entre outros projetos de lei, estava o de nº 07/2022 do poder executivo que solicitava ao legislativo abertura de crédito suplementar para o pagamento da folha dos Fundeb 70 e para o transporte escolar.
A Casa Legislativa estava repleta de professores, muitos deles “perdidos”, sem saber o que estava fazendo ali e muitos, sem saber o que seria votado naquela ocasião. A sessão, em quase sua totalidade de tempo, foi destinada para o contador da prefeitura Glauber, esclarecer alguns pontos do Projeto de Lei, o que custou muito tempo, pela falta de entendimento de alguns profissionais da educação.
Com seria necessário a presença mínima de nove vereadores, e o projeto na ser de caráter urgente, foi retirado de pauta, o qual deve retornar na próxima sessão marcada para o dia 09 de Maio do corrente ano, mesmo tendo sido sugerido pelo vereador Keyson Pires, para que houvesse uma sessão extraordinária para votação do Projeto.
De acordo com o contador Glauber, tal pedido de suplementação se fez necessário, após o aumento de salário dos professores, que este ano foi de 33,24%, passando a folha a chegar próximo dos 24 milhões de reais.
Professores tentaram pressionar os vereadores, a cobrarem do prefeito Romonilson Mariano, uma possição sobre o pagamento dos precatórios do Fundef, mas ouviram do vereador Nenga de Estomberg que esse projeto de lei para pagamento, deve partir do prefeito e não deles (vereadores).
Uma professora relembrou que em vídeo, o prefeito Romonilson disse que “pagaria os precatórios quando houvesse uma Lei, “uma garantia jurídica”, essa lei chegou e o pagamento não foi feito e o atual gestor se quer conversa ou recebe os profissionais da educação para tratar do assunto.
Nos bastidores, cogitam que “esse dinheiro do Fundef, que deveria ser rateado com o professores (60%), dos que chegou, talvez, nem exista mais”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.