O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realiza, desde as primeiras horas desta sexta-feira (17/10), uma operação na comunidade da Tirol, na Freguesia, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, em busca de Luciano da Silva Teixeira (foto em destaque), conhecido como “Sardinha”.
O traficante é apontado como chefe do tráfico da Cidade de Deus (CDD) e está foragido desde agosto, quando não retornou à prisão após o benefício da “saidinha” do Dia dos Pais.
A ação ocorre menos de 24 horas depois de uma megaoperação que terminou com uma fuga cinematográfica e o sequestro de nove ônibus, sete na Cidade de Deus e dois na Freguesia, usados como barricadas pelos criminosos.
Equipes do Bope entraram na comunidade por volta das 6h, vasculhando áreas de mata onde Sardinha poderia estar escondido. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões.
Festa, tiros e caos nas ruas
Na quinta-feira (16/10), o Bope e o 18º BPM (Jacarepaguá) realizaram uma operação conjunta após receberem informações de que traficantes do Comando Vermelho fariam uma reunião em Tirol.
A quadrilha, liderada por Sardinha, estaria planejando ataques a comunidades dominadas por facções rivais e, segundo apurações, também celebrava o aniversário do criminoso.
Quando os policiais chegaram ao local, cerca de 20 homens armados estavam reunidos em uma casa. Houve intenso confronto armado e Sardinha conseguiu escapar pela mata. Durante a perseguição, criminosos sequestraram nove ônibus e bloquearam as principais vias da região.
O episódio provocou pânico generalizado. Pedestres se abrigaram na UPA da Cidade de Deus, onde tiros foram ouvidos a poucos metros de distância. O Rio Ônibus informou que 15 linhas foram suspensas, paralisando o transporte público e isolando bairros inteiros da Zona Sudoeste.
Na mesma operação, dois homens foram presos, ambos acusados de integrar o grupo de Sardinha e de participar de tentativas de invasão a comunidades rivais. Com eles, a polícia apreendeu dois fuzis, uma pistola e grande quantidade de drogas.
Quem é “Sardinha”
Condenado a 24 anos de prisão por homicídio, tráfico e outros crimes, Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha, cumpriu cerca de 13 anos antes de fugir do sistema prisional. Ele foi beneficiado pela Visita Periódica ao Lar (VPL) no Dia dos Pais (13 de agosto), mas não retornou ao Instituto Penal Benjamim de Moraes Filho, em Bangu, onde cumpria pena em regime semiaberto. Desde então, é considerado foragido de altíssima periculosidade.
O criminoso é apontado como homem de confiança de Ederson José Gonçalves Leite, o Sam, uma das principais lideranças do tráfico na Cidade de Deus.
Sardinha foi preso pela última vez em 2014, no Complexo da Penha, e chegou a ser transferido para Bangu 1, após a descoberta de regalias na Penitenciária Vicente Piragibe. À época, agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) encontraram na cela cervejas, petiscos, drogas, 31 celulares, roteadores wi-fi e R$ 26 mil em espécie.

