Conecte-se Conosco

Destaque

Brasileirão Série B: O triste fim do rebaixamento

Publicado

em

 

Queda para Série B está custando caro ao Internacional. Recuperação de outros grandes incentiva clube gaúcho.

O rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro nunca é fácil de superar. As feridas custam a sarar e a desconfiança sobre o futuro do clube permanece até o último segundo deste pesadelo chamado segunda divisão. Muitos clubes já sofreram com este sentimento. Nesta temporada, é o caso do Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América-MG, que lutam para se reerguer no cenário nacional.

Do quarteto, quem está melhor é o time mineiro, presente no G4 da competição. Quem ainda não se adaptou a nova realidade é o Colorado. O time gaúcho vive uma das suas piores fases da história. Com um desempenho longe do esperado, o tricampeão brasileiro ainda não conseguiu se firmar no torneio. Já trocou de técnico, trocou de jogadores, mas parece que nada ajuda. A grande fase do rival Grêmio parece também que vem atrapalhando os planos da diretoria. Nem o retorno do ídolo D’Alessandro está resolvendo para o clube.

Sua torcida também anda distante, desconfiada com esta nova fase. Para se ter uma ideia, o clube tinha uma média de público de 25 mil pessoas na Série A de 2016. Hoje, esta média esta em 19 mil. E o rebaixamento também traz algumas desistências. O Internacional já perdeu cerca de 8 mil sócios nesta temporada. Para as próximas partidas, a diretoria já faz promoções, para chamar de volta a força da arquibancada. Desafio supremo para o Inter, que precisa recuperar o bom futebol antes que seja tarde.

Esta realidade também tem rondado outro grande clube do futebol brasileiro. O São Paulo estaria rebaixado para a segunda divisão se a Série A terminasse hoje. O Tricolor Paulista está a quatro rodadas na zona do rebaixamento e está tendo muitas dificuldades para deixar o descenso. Com a chegada do técnico Dorival Júnior e com alguns reforços, o time do Morumbi melhorou, mas ainda não suficiente para deixar o Z-4. Hoje o São Paulo tem 18,3% de chances de cair. Uma novidade para o tricampeão mundial, que nunca tinha vivido uma situação parecida. Além do Tricolor, Santos, Cruzeiro e Flamengo também nunca foram rebaixados. Vale lembrar que o Internacional também nunca tinha passado por uma situação assim. No ano passado, uma sequência de derrotas colocou o Inter na zona do rebaixamento e lá acabou permanecendo até o fim do Brasileirão. Acorda logo, São Paulo.

Mas o rebaixamento não precisa ser o fim. Muitos clubes brasileiros se reergueram após um rebaixamento. Podemos citar nomes como o do Corinthians e do atual campeão brasileiro, o Palmeiras. Quem não se lembra da queda do Timão em 2007. O triste episódio acabou virando um incentivo ao clube, que precisava se renovar para voltar a brilhar no cenário nacional.  Então, a diretoria montou um time competitivo e venceu a Série B de 2008 com folga. Já em 2009, o planejamento continuou com a mesma filosofia, mas com mais investimento. Resultado, o Alvinegro venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil naquele ano. Em 2010, quase faturou o Brasileiro (terminou em 3º), mas ficou com uma vaga para a Libertadores.  Em 2011, o fracasso na competição sul-americana não abalou o time do Parque São Jorge que conquistou seu quinto título brasileiro no fim do ano. Em 2012, a consagração de um trabalho bem feito. Em uma temporada impecável, o Corinthians foi campeão da Libertadores pela primeira vez e campeão mundial de clubes diante do Chelsea. Nos anos seguintes, o trabalho continuou com a mesma filosofia. Apesar da irregularidade vivida pelo clube após a saída de Tite para a Seleção em 2016, o saldo neste período é positivo. O Timão venceu o Brasileiro de 2015 e o Paulista de 2017. Hoje é o atual líder da Série A de forma isolada.

Para o Palmeiras, a história foi meio parecida. O Verdão foi rebaixado em 2012 após uma terrível campanha na Série A do Brasileiro. Em 2013, o time paulista teve que rever seu orçamento e manteve uma base “mais barata” e competitiva. O trabalho bem feito rendeu o título da segundona daquele ano. No ano seguinte, péssimas apostas quase custaram o retorno do Palmeiras para a Série B. O time não conseguiu fazer uma grande temporada e trocou de técnico em três oportunidades. Dorival Júnior, a última tentativa, conseguiu evitar o descenso do Verdão na última rodada. O novo susto “acordou” o time do Palestra Itália, que soube se organizar para a temporada seguinte. Com muito esforço e apostando no trabalho do técnico Marcelo Oliveira, o Palmeiras voltou a brilhar no cenário nacional com o título da Copa do Brasil, o que incentivou a diretoria a investir pesado para 2016. Com um dos maiores orçamentos da temporada, o Verdão venceu o Campeonato Brasileiro 2016 e selou com título o bom trabalho feito pela diretoria palmeirense. Hoje, o Palmeiras está vivo na Libertadores e ainda tem chance de título do Brasileirão.  

Parece que este ano o desafio está com Internacional e São Paulo. Será que o time gaúcho vai conseguir se reerguer e voltar para a Série A? E o tricolor paulista, será que vai experimentar o amargo gosto de cair pela primeira vez para a série B?

Por Savas Apóstolo – Jornalista

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Radialista Claudinei Santos lança chapa para disputar a presidência do Salgueiro

A escolha do sucessor de José Guilherme, que comanda o clube desde 2017, será agora no mês de abril.

Publicado

em

O radialista Claudinei Santos lançou candidatura para presidir o Salgueiro. A escolha do sucessor de José Guilherme, que comanda o clube desde 2017, será agora no mês de abril, sem data ainda definida. O comunicador vai representar a chapa “Voa Carcará”.

Em entrevista ao ge, Claudinei falou sobre os desafios para recolocar o Salgueiro no cenário do futebol. Único time do interior a conquistar o Campeonato Pernambucano, feito alcançado em 2020, o Carcará desistiu de disputar o Estadual este ano, alegando problemas financeiros.

– Acho que Zé Guilherme acertou na questão de campo, de contratar jogador com pouco dinheiro, e chegar a ser o único campeão pernambucano, realizar o sonho dos sertanejos de trazer o Flamengo, Corinthians, o Santos, de trazer tanta gente grande para jogar no Sertão, mas eu acho que faltou no clube foi comunicação com o mercado, com a marca, captação de recursos para não ficar dependendo apenas da cidade.

Natural da cidade de Itacuruba, Claudinei lembra que foi assessor do time da cidade, que já jogou a Série A do Pernambucano, e que chegou em Salgueiro em 2005, no ano de fundação do Carcará. Neste período, participou da vida do clube, chegando a participar da montagem do plano de sócio.

– Essa experiência me instigou a não deixar acabar o Salgueiro. Venho há mais de seis meses estudando a viabilidade do Salgueiro, a marca, o mercado, a cidade. O time ficou maior que a cidade. Então, financeiramente ficou inviável. Vendo tudo isso, fui buscar amigos da área do futebol, estou me associando a uma das grandes empresas do mercado de tecnologia e no mercado de captação de recursos, para assim, se for eleito, chegar a ser presidente do clube começar logo pela comunicação.

Segundo Claudinei Santos, o momento financeiro do Salgueiro “assustou” alguns interessados em assumir a gestão do clube. Ele afirma que, mesmo sabendo da situação do Carcará, pretende montar uma equipe de trabalho forte, para sanar os problemas.

– Quero montar uma diretoria forte, que tenha várias áreas agregadas: área política, administrativa, social, porque eu tenho um projeto ousado. Eu quero brigar para ocupar um espaço maior no Sertão Central, no interior e no Brasil.

O radialista diz que, caso assuma o Salgueiro, a ideia é correr para que o Carcará consiga disputar a Série A2 deste ano. Segundo comunicado divulgado pela Federação Pernambucana de Futebol, o Conselho Técnico da competição será realizado no dia 8 de abril. Caso não consiga participar da segundona, o Carcará deve recomeçar sua história na Série A3.

– Nosso objetivo é correr contra o tempo e ver se ainda consegue disputar a Série A2 este ano. Já vai ter arbitral. Se a gente tiver condições técnicas, financeiras de disputar esse ano ainda, a gente não quer perder tempo. A gente quer participar, montar uma equipe forte e voltar para a primeira divisão.

– Se a gente não conseguir, até porque há uma dúvida, já que o Salgueiro não caiu, o Salgueiro desistiu, e essa desistência é preciso que a gente aprofunde com o jurídico a Federação, qual é a legalidade do Salgueiro participar da Série A2 agora.

Sobre o papel do atual presidente, José Guilherme, em uma futura gestão, Claudinei diz que espera contar com a experiência do então dirigente.

– Zé é patrimônio do clube, é ele quem está saindo. Eu não queria que Zé saísse, enquanto comunicador, eu disse a ele. Zé começou como motorista e chegou a ser presidente do clube, sustentou o clube esse tempo todo. O problema de Zé é que ele cansou, quer cuidar mais da família, ter mais tempo, quer fugir um pouco do estresse que o futebol proporciona. Só que eu disse pra ele, a gente não vai ter sucesso ou reerguer esse clube agora sem ele. Eu preciso dele comigo, no mínimo um semestre. Se ele não estiver próximo, a dificuldade vai ser maior, até porque são muitas coisas para administrar e ele já vem fazendo isso há um bom tempo.

José Gulherme, presidente do Salgueiro, e Claudinei Santos, durante entrevista — Foto: Reprodução / redes sociais

Foto: Reprodução /redes sociais

Por GE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim realiza depósito do salário dos servidores referente ao mês de março

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim realizou o pagamento do salário do mês de março dos servidores efetivos e comissionados de todas as secretarias, além dos contratados da educação.

São mais de 2,4 milhões injetados na economia do município.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim realizará dia D de Vacinação contra Influenza no sábado 13 de abril

Publicado

em

A adesão ainda está baixa! A Prefeitura alerta para a importância de atualizar a caderneta vacinal e participar de todas as campanhas preventivas do município.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

Acompanhe os grupos:
Trabalhador da saúde;
Criança de 06 meses a menores de 6 anos – 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas;
Professores do ensino básico e superior;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. 

Por Andrezza Barros

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!