Conecte-se Conosco

Destaque

Buscas por sobreviventes de prédio que desabou em Fortaleza entram no segundo dia; duas mortes foram confirmadas

Publicado

em

Nove vítimas foram resgatadas com vida, segundo os bombeiros. Edifício Andrea ficava localizado a cerca de três quilômetros da Praia de Iracema.

As buscas por desaparecidos continuavam na manhã desta quarta-feira (16) na área de escombros do Edifício Andrea, que desabou nesta terça no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza.

Até 7h45 desta quarta, duas mortes haviam sido confirmadas. Nove vítimas foram resgatadas com vida até a noite de terça, segundo o Corpo de Bombeiros. Nesta manhã, a corporação atualizou de oito para nove o total de pessoas desaparecidas.

O governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza informaram, por meio de nota, que o resgate às vítimas do desabamento se mantém ininterrupto desde o início dos trabalhos. O momento do desabamento pode ser visto no vídeo abaixo.

Segundo a prefeitura, a construção foi feita de forma irregular e não há registros oficiais do prédio. Até 1995, havia uma casa no lugar do Edifício Andrea. O primeiro imóvel foi erguido na década de 1970. O Conselho Regional de Engenharia do Ceará (Crea-CE) informou não ter o nome de um engenheiro responsável pela obra.

Durante a madrugada desta quarta-feira, os bombeiros iniciaram a retirada dos entulhos. Caminhões foram usados para o transporte dos escombros. Os bombeiros estimam que os trabalhos de buscas pelos desaparecidos podem durar até três dias.

O que se sabe até agora

  • Edifício Andrea desabou às 10h28
  • A primeira morte foi confirmada às 23h55 de terça, e a segunda, na manhã desta quarta
  • Ao menos nove pessoas foram resgatadas com vida
  • Até o início da manhã desta quarta, nove pessoas seguiam desaparecidas
  • Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
  • O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
  • O edifício ficava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense

Morte confirmada na noite de terça

Por volta das 18h de terça-feira, o governador Camilo Santana afirmou que não havia, até aquele momento, confirmação de nenhuma morte. A informação foi passada a ele pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, Eduardo Holanda.

Mais cedo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e os bombeiros haviam informado que uma pessoa tinha morrido no desabamento. Não foi esclarecida a razão da divergência. A morte foi, de fato, confirmada por volta das 23h55 pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, conforme mostra o vídeo abaixo.

A vítima é Frederick Santana dos Santos, de 30 anos. Ele estava em um mercadinho que funcionava ao lado do prédio, que foi atingido pelos escombros.

Os feridos já identificados

Até a última atualização desta reportagem, havia detalhes apenas sobre cinco dos nove feridos resgatados:

  • Fernando Marques, de 20 anos – foi o primeiro resgatado com vida dos escombros; deu entrada com ferimentos no Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital público de Fortaleza
  • Antônia Peixoto Coelho, de 72 anos – estado de saúde considerado grave
  • Cleide Maria da Cruz Carvalho, de 60 anos – deu entrada no hospital com ferimentos no corpo, mas o quadro é estável
  • Davi Sampaio, de 22 anos – o estudante de arquitetura sofreu escoriações e foi levado à Otoclinica (clínica particular de Fortaleza); ele enviou uma selfie a familiares enquanto estava sob os escombros
  • Gilson Gomes, de 53 anos – resgatado de um pequeno comércio ao lado do prédio

Pedestres se feriram

Pedestres que passavam pelo local no momento do desabamento do prédio tiveram ferimentos e foram encaminhados a clínicas próximas ao prédio.

“Eu estava em casa. […] Ouvi um barulho forte, como se fosse uma batida de caminhão, coisa do tipo. Em seguida ouvi um barulho desencadeado. Eu disse: ‘Não! Caiu alguma coisa, desabou alguma coisa’. Olhei pela janela e vi poeira muito forte e gente correndo”, disse Mário Ferreira, morador da região.

Segundo o vigilante Vando Pereira, que estava em frente ao local, os destroços do prédio ficaram espalhados por toda a rua. Houve correria na hora do desabamento.

“Conseguimos sair correndo, eu estava sentado. É muito tranquilo aqui. Minha rotina é sempre muito tranquila, pois tem mais é idoso no prédio. Eu vi só os estragos caindo tudo, pois estava mesmo debaixo. Foi muito rápido. Rápido demais. Não sei nem como estou aqui”, disse o vigilante.

Entre os feridos está o estudante de arquitetura Davi Sampaio, que enviou uma selfie aos familiares enquanto estava preso sob os escombros do prédio que desabou em Fortaleza na terça-feira (15). A imagem foi enviada a um grupo da família do estudante no WhatsApp. Morador do primeiro andar, Davi foi a oitava pessoa resgatada com vida.

Por G1 CE

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

–:–/–:–

Destaque

Serra Talhada recebe segunda fase da pesquisa EPICOVID19

Publicado

em

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, informa à população que a cidade de Serra Talhada foi escolhida para integrar a segunda fase do estudo EPICOVID19-BR, realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Pelotas – RS.

O estudo EPICOVID19-BR está realizando uma pesquisa em três fases para conhecer a proporção de casos de coronavírus na população brasileira. Nos dias 04, 05 e 06 de junho, entrevistadores do IBOPE Inteligência irão visitar residências e convidar os moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus em 133 cidades do país. O resultado do teste rápido fica pronto em até 15 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a Vigilância Epidemiológica está acompanhando a construção do cronograma de visitação dos pesquisadores e orienta a população a contribuir com a pesquisa. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachás e se houver notificação de algum caso positivo na cidade, será feito imediatamente o monitoramento do paciente.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro-PE: Prefeito Clebel arma palanque para reeleição em plena pandemia do coronavírus

Publicado

em

Durante uma live que foi ao ar por mais de uma hora, para tratar, exclusivamente, das novas medidas, depois de um decreto que impôs restrições ao trânsito da cidade por onze dias,  o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, quase não falou em flexibilização das medidas adotadas e  nem apresentou novas ações.

Gastou a maioria do tempo para anunciar o andamento de obras e novas metas previstas para serem cumpridas até o final do mandato,  numa clara demonstração de que está determinado a renovar o mandato que terminará dia 31 de dezembro.

Cercado de um grupo de detentores de cargos comissionados no primeiro escalão da Prefeitura, o prefeito até brincou dizendo qie aquele não era o momento de tratar de política e que, quem quiser fazer isso, “fique em casa”,  o que motivou criticas da vereadora oposicionista, Eliane Alves (PSB), publicadas momentos depois nas redes sociais, afirmando que “Clebel parece não saber o que fazer com a gestão pública e nada tem mais a dizer,  afinal, passou 3 anos sumido, afirmando não ser candidato a prefeito e só voltou, agora, para enganar de novo e tentar a reeleição”.

O tom  do prefeito e de seus apoiadores era calçamento – com a promessa de beneficiar 70 ruas – constantes de um projeto apelidado eleitoralmente de “ruas do futuro”; concluir  uma ou duas creches que tiveram construção iniciada na gestão do ex-prefeito Marcones Libório de Sá; e outras ações que dependem de recursos para recuperar praças e outros equipamentos públicos que, na verdade, sequer foram lembrados ao longo dos últimos três anos.

No caso de ações voltadas para o combate ao novo coronavírus,  é de se lamentar que a Prefeitura  não providenciou  a aquisição de testes para o pessoal que está na linha de frente, no atendimento a pacientes, e que a Prefeitura não dispunha, ontem, de remédio comum,  como Lozartana.  E que chegou a comprar R$ 95 mil de medicamentos em uma farmácia do município de Custódia, distante mais de 180 quilômetros de Salgueiro, segundo  criticas do vereador George Sampaio, ex-aliado do prefeito.

Cordeiro não quis comentar a situação financeira da Prefeitura  neste período de pandemia. A “boa nova” apresentada pelo prefeito, foi o anúncio  do pagamento dos servidores, na próxima quinta-feira, e a lembrança do “esforço” para a liberação dos 60% oriundos dos precatórios do Fundef, cujo pagamento ainda não tem data prevista para acontecer.

O prefeito também teve tempo para falar em perfuração de poços e afirmar que está preocupado em atender as “recomendações” do Ministério Público que, a propósito, dia 5 de maio fez uma série de recomendações para serem publicadas, “todas as contratações e aquisições realizadas, contendo: os nomes dos contratados, os números das suas inscrições na Receita Federal do Brasil (CNPJs), os prazos contratuais, os objetos e quantidades contratadas, os valores individualizados contratados e os números dos respectivos processos de contratação ou aquisição, com atualização diária das receitas e despesas com o combate à pandemia”.

Acanhado para decidir as coisas  (ele disse que só depois de três anos começou a entender o que é uma administração publica), Clebel Cordeiro deixou a expectativa de que  a partir do próximo dia  8, estão autorizadas as atividades  nas obras privadas e o comércio atacadista e que, dia 15, também está autorizado o funcionamento dos salões de beleza, cabeleireiros e comércios varejistas, que serão reabertos, medida que também se estende às lojas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, óticas e shopping da cidade”, seguindo o decreto do governador Paulo Câmara, que até um dia desses era tratado como adversário número um do prefeito. (Do Folha do Sertão)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada: Prefeitura adquire mais 2 mil testes rápidos e amplia testagem da população

Publicado

em

Serra Talhada registra atualmente 139 casos confirmados da Covid-19, mas esse alto número tem uma explicação: a ampliação da capacidade de o município testar seu povo.

Recentemente a prefeitura adquiriu 2 mil testes rápidos, que estão sendo aplicados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde em profissionais de saúde e segurança, bem como em familiares desses servidores que estão sintomáticos e pacientes com sintomas suspeitos que estejam internados.

A prefeitura planeja comprar mais 10 mil testes rápidos, visando aplicar nos funcionários de estabelecimentos e serviços essenciais autorizados a funcionar nesse período de pandemia. “O número de casos vem aumentando porque o município está testando mais, fizemos um investimento fundamental em testes rápidos para que a gente possa fazer o mapeamento epidemiológico do vírus”, destaca a secretária de Saúde, Márcia Conrado.

Outra importante medida executada pela prefeitura foi a inauguração de uma Unidade Avançada do Laboratório Municipal José Paulo Terto, específica para exames da Covid-19. Essa ação reduziu a demanda do Laboratório Municipal, evitando contato entre as gestantes e pessoas com suspeita de ter contraído o novo coronavírus.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending