Conecte-se Conosco

Entretenimento

Casal brasileiro larga tudo, menos cachorro, para velejar pelo mundo

Publicado

em

 

Sarah Moreira e Renato Matiolli trocaram o universo corporativo do Rio de Janeiro pela vida e o trabalho no Sail Ipanema, o barco do casal e do bull terrier Feijão, que navega por paraísos naturais dos quatro quantos do globo.

Se ainda não deu as caras, fique tranquilo – chega para todos o momento em que entramos em reflexões e questionamentos viscerais, muitas vezes entre o final dos 20 e o início dos 30 anos, período que a astrologia batizou de Retorno de Saturno.

Afinal, tem valido a pena?”, a gente se pergunta. Nossas prioridades, nossa rotina, horas em deslocamento, o trabalho de que não gostamos, ou que até gostamos mas que não nos preenche. Sabe? 

Em 2014, a Sarah Moreira tinha 11 anos de uma vida profissional bem-sucedida no setor hoteleiro – para o Renato Matiolli, engenheiro de formação, já haviam se passado 15 trabalhando como consultor estratégico. Viviam juntos no Rio, estavam na casa dos 30 e poucos e ultrapassavam a célebre etapa descrita acima. Que no caso deles teve um desfecho transformador: a dupla resolveu romper com o status quo para colocar em prática um novo modelo de vida. Viver no mar, rodando o mundo a bordo de um veleiro, na companhia do bull terrier Feijão.

“A gente morava no Rio, a vida tinha melhorado, mas eram muitas horas no trabalho, férias curtas, depois voltávamos e trabalhávamos loucamente, longas horas. Faltava motivação”, relembra o Renato, acrescentando que, em pleno boom da Copa do Mundo, o Brasil andava mais caro do que nunca. “Era mais barato comprar um barco do que um apartamento de 20 metros quadrados em Copacabana.”

O sonho começou a ganhar forma e se mostrar viável, inclusive economicamente, durante uma viagem na embarcação de um casal croata que vivia exatamente como eles se imaginavam vivendo. E com uma história parecida, tendo em vista que os gringos, até pouco tempo antes do início da vida no mar, sequer sabiam velejar – mas pouco tempo depois já estavam completamente adaptados e felizes com a nova realidade. A fonte de renda dos croatas era a mesma que Sarah e Renato viriam a ter no futuro próximo: receber a bordo pessoas em férias ou que, também tendo o sonho de viver embarcado, gostariam de ver o projeto se desenvolvendo na prática.

Decisão tomada, barco comprado, o casal brasileiro embarca para uma segunda jornada com os croatas, agora grandes amigos, ocasião para aprenderem a velejar na prática. “Nós fizemos um curso básico no Rio para ter o documento. Mas sabe quando você tira a carta de motorista? Decora placas que nunca vai ver na vida? Na verdade você aprende a dirigir com seu pai ou com alguém que te ensina. Não na auto-escola”, observa Renato. “Mas fizemos o curso para os nossos pais ficarem tranquilos”, brinca. 

A VIAGEM 

Inicialmente, o plano do casal era dar a volta ao mundo em sete anos, período que, após os dois primeiros, começou a ser revisto (“É como se estivéssemos no final do primeiro ano”).   A viagem no Sail Ipanema, como foi batizado o barco e o projeto, começou na Croácia, cruzou o Atlântico e, atualmente, está na fase final da estada no Caribe, tendo até o momento passado por mais de 15 países – a conversa com o Notícias Ao Minuto Brasil ocorreu via Skype, enquanto o veleiro ancorava em alguma ilha da paradisíaca San Blas, no Panamá, onde estão desde julho e permanecem até fevereiro.

As próximas etapas incluem Puerto Lindo, Canal do Panamá, Cidade do Panamá e Islas Pernas, no Panamá, até abril do ano que vem; depois uma descida a Galápagos, entre 8 e 28 de abril; e posteriormente uma travessia dos sonhos pelo Pacífico, rumo à Polinésia.   

ROTINA

O dia a dia embarcado, a rotina: quais as tarefas, os prazeres, as preocupações? O principal afazer estrutural são os constantes trabalhos de manutenção do Sail Ipanema. Quando hóspedes estão a chegar, compra-se comida, limpa-se o barco, lava-se a roupa. Com os hóspedes a bordo, há o trabalho com as refeições e a tarefa de levá-los para a prática de esportes náuticos – tudo incluído no preço da estada. 

“Quando não temos manutenção para fazer, atualizamos as redes sociais, estudamos os lugares para os quais viajar, corremos atrás de gás de cozinha. Uma vez machuquei o pé, fiquei de molho, e aproveitei para atualizar o site”, conta o Renato. “Se tem onda, podemos surfar. Se tem vento, fazemos kite. Se não tem, fazemos snorkel. Tudo depende da natureza”, prossegue. 

Lidar com a natureza, aliás, é parte do maior aprendizado que a dupla vêm tendo com a vida no mar, pois vivem e dependem dela em tempo integral.“Também aprendemos a nos virar mais em diferentes sentidos. Desde consertar todo tipo de coisa no barco (em lugares isolados você não tem a quem recorrer), saber cozinhar coisas gostosas e saudáveis com os ingredientes disponíveis (não temos supermercado na esquina), até economizar coisas básicas como água, eletricidade e gás de cozinha. Temos de saber nos planejar e lidar com imprevistos. Sobretudo, a vida no mar tem nos ensinado que conseguimos viver e ser felizes com muito menos do que estávamos acostumados”, explica Sarah

A jornada do trio Sarah-Renato-Feijão pode ser acompanhada pelos textos, fotos e vídeos publicados nas redes sociais do Sail Ipanema. Neste post do blog, o Renato faz um passo a passo com dez dicas sobre como colocar o sonho em prática. No site do projeto é possível conferir os preços e a disponibilidade do barco para a recepção de hóspedes. As tarifas começam em US$ 400 por dia – para um período mínimo de três dias – e incluem o trabalho do capitão, da hostess, cabine com banheiro privativo, refeições, combustível para barco e bote, uso dos SUPs (stand up paddle) e equipamento de snorkel.

Para terminar a conversa, o repórter fez uma pergunta meio “água no chopp”, confessamos, para quem ainda tem muito mar pela frente: como seria a vida do trio numa eventual volta à rotina em terra? Sarah: “Acreditamos e esperamos que isto esteja bem distante. Mas acho que buscaríamos uma vida mais ao ar livre, com mais contato com a natureza, sendo ecologicamente responsáveis e vivendo num ritmo bem mais lento”. 

Inspira?

SERVIÇO

Site:  sailipanema.com.br

Facebook: @ipanemasail

Instagram: @sailipanema

YouTube:Sail Ipanema

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Entretenimento

Davi diz que já teve encontro com namorada após BBB 24

Publicado

em

Davi Brito se tornou campeão do BBB 24 na terça-feira (16) e, finalmente, conseguiu encontrar seus familiares. O baiano contou nas redes sociais que pôde encontrar a namorada, Mani Rego, em hotel no Rio de Janeiro.

“Já encontrei minha namorada, conversei com ela ontem a noite. Estou cumprindo muita agenda nos últimos dias, estou apertado, mas nunca vou deixar de ter um tempinho para ela. Já dei uns beijinhos, já abracei”, disse ele.

Rumores de uma possível confusão na família do baiano surgiram quando Davi se referiu a Mani como “minha namorada” no café da manhã com Ana Maria Braga na quarta-feira (17). A cozinheira sempre se definiu como “esposa” do ex-BBB. Contudo, como o advogado do baiano já havia assegurado ao F5, o casal diz estar bem.

Davi também já havia encontrado o pai, o pastor Dermeval de Brito, e postou um registro com ele nas redes sociais. O campeão diz que enfrenta uma rotina agitada de compromissos após vencer o reality da Globo. Ele grava cenas para seu documentário, que será lançado no Globoplay, e também gravou reportagem para o Fantástico do próximo domingo (21).

Foto Globo

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Expulso do BBB 23, Cara de Sapato entra com processo contra a Globo na Justiça

A Globo afirma que o pedido de indenização é “descabido” e fora da realidade.

Publicado

em

Participante do BBB 23, o lutador Cara de Sapato está processando a Globo. A ação não tem a ver com a expulsão dele do reality show por suposta importunação sexual à mexicana Dania Mendez, que estava visitando o programa. Na verdade, ele reclama de veículos do grupo por terem noticiado um suposto relacionamento com Amanda Meirelles, vencedora da edição que ele integrou.

A reportagem teve acesso aos autos do processo, que corre na 28ª Vara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Procurada, a defesa de Cara de Sapato não respondeu até a última atualização deste texto. A Globo afirma que não comenta casos judiciais.

O lutador alega que foi surpreendido quando veículos da Globo informaram que ele teria terminado um relacionamento com Amanda em agosto do ano passado. As publicações diziam que os dois ex-BBBs haviam mantido o relacionamento em segredo após sair do reality show.

Dentro do programa, Cara de Sapato de fato se aproximou de Amanda, o que criou uma base de fãs chamada DocShoes. Os dois, porém, foram apenas amigos dentro do reality show e sempre afirmaram ter continuado assim depois que deixaram a atração.

Quando o suposto fim de namoro foi noticiado, Cara de Sapato publicou um vídeo em suas redes sociais para desmentir que tivesse um relacionamento com Amanda. O vídeo foi anexado aos autos do processo.

Na ação, o lutador reafirma que jamais teve qualquer relacionamento romântico com a colega. Por isso, ele pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e uma retratação nos mesmos veículos da Globo que publicaram a informação, que segundo ele é falsa.

Em sua defesa nos autos do processo, a Globo afirma que o pedido de indenização é “descabido” e fora da realidade. Além disso, defende que a informação era de importância, por se tratarem de duas figuras públicas.

Ainda não há uma data para o julgamento da ação. Antes, a Justiça do Rio deve marcar uma audiência para tentar uma conciliação entre as partes.

Foto Twitter

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Atriz de “Lei e Ordem” é confundida com policial e ajuda criança perdida

A atriz estava gravando uma cena da série quando foi confundida com uma agente.

Publicado

em

Mariska Hargitay, 60, levou seu heroísmo para além das telas e ajudou uma criança que a procurou pedindo socorro.

Enquanto gravava os últimos episódios da 25ª temporada de “Lei e Ordem: Unidade de vítimas especiais”, vestindo o figurino da protagonista Olivia Benson e usando um distintivo, Mariska foi abordada por uma criança que a pediu ajuda para encontrar sua mãe.

Ignorando a equipe de filmagem o parceiro de cena, a pequena acreditava que a atriz realmente era uma policial de plantão e que podia ajudá-la a achar sua mãe. A gravação acontecia em um playground no Fort Tryon Park – um dos maiores parques de Nova York.

Segundo a revista People, Mariska interrompeu as filmagens por cerca de 20 minutos para ajudar a menina a encontrar sua mãe e a acalmar as duas.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!