Conecte-se Conosco

Pernambuco

Caso Beatriz: família cobra resposta do Governo de Pernambuco sobre cooperação com empresa americana de investigação

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Cinco anos e quatro meses após o assassinato de Beatriz Angélica Mota, a autoria do crime não foi descoberta. A menina foi encontrada morta, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com 42 marcas de facadas no corpo. O caso que chocou o município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco ganhou projeção internacional. Essa repercussão chamou atenção da empresa “Criminal Investigations Training Group”, dos Estados Unidos, que se colocou à disposição para contribuir com as investigações do caso.

“Desde setembro que essa empresa nos procurou, nos contatou, procurou informações do caso. Claro que está sob sigilo, então a gente precisa ter um pouco de cautela com todos aqueles que vêm nos ajudar, que querem contribuir com o caso de Beatriz. Eles (empresa americana/foto) contactaram a Polícia Civil, a chefia da Segurança Pública”, explicou o pai de Beatriz, Sandro Romilton Ferreira da Silva.

O objetivo do contato feito em setembro de 2020, foi tentar uma cooperação formal com a polícia brasileira para solução do caso. A “Criminal Investigations Training Group” solicitou apoio do Consulado Americano em Recife. De acordo com a mãe de Beatriz, Lúcia Mota, a expectativa da família era de que rapidamente a cooperação fosse firmada e as investigações avançassem.

“A gente corre contra o tempo, porque infelizmente quanto mais tempo passa, pior fica para o inquérito para Beatriz. A gente contava no mínimo com o Governo do Estado, uma resposta rápida e que essa cooperação fosse feita da forma mais rápida possível, porque eles só têm a colaborar, não só para o inquérito de Beatriz, mas na verdade para deixar um legado todo para o estado de Pernambuco”.

Segundo os pais de Beatriz, o Governo de Pernambuco não responde às tentativas de contato sobre o assunto.

“Esse silêncio reforça as nossas perguntas. A quem interessa a não solução do caso Beatriz? Por que o governo se comporta dessa forma?, questiona Lúcia Mota.

“A nossa família precisou se reunir e buscar uma investigação paralela, uma atividade que é lícita, está baseada na lei, mas é correndo por fora. A família não acredita mais que a Polícia Civil de Pernambuco sozinha consiga resolver o caso de Beatriz, já ficou isso bem claro. Já tem mais de um ano que a gente teve contato com o delegado que nos acrescentou alguma coisa ao inquérito”, complementou Sandro Romilton.

Para os pais de Beatriz, a cooperação é fundamental para o avanço das investigações. “Eles são peritos de uma empresa privada, mas eles também trabalham na Academia Nacional de Perícia dos Estados Unidos, então são profissionais extremamente preparados. Eles utilizam o que há de mais novo em termos de tecnologia, eles são treinamento para as polícias de elite do mundo todo. Então nós estamos falando de profissionais extremamente preparados e que com certeza vão contribuir para o inquérito de Beatriz e o inquérito de tantas outras Beatriz de Pernambuco”, ressaltou a mãe de Beatriz.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, os pais da menina acreditam que a justiça será feita.

“Nós não desistimos! Dói demais, mas a gente não para, não desiste de estar buscando a federalização. Nós estamos reunindo provas suficientes para denunciar Pernambuco à Corte Internacional de Justiça, só que isso é um desgaste muito grande pra gente, e o tempo para Beatriz também. Por que o governador Paulo Câmara está fazendo tudo isso com a gente? Se esse é o caso número 1 de Pernambuco, por que não nos atende? Por que não responde as demandas?”, questiona Lúcia Mota.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que desconhece a tentativa de cooperação.

Também por meio de nota, a empresa “Criminal Investigations Training Group”, afirmou que entrou em contato com o Consulado Americano em Recife, no mês de setembro de 2020. A nota informou também que o Consulado disse ter encaminhado o pedido ao Diretor Regional de Petrolina, Sr. João Leonardo, mas que não recebeu retorno.

Confira a nota da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

A SDS e a Polícia Civil desconhecem essa tratativa ou iniciativa do Consulado. O caso Beatriz continua em investigação, sob segredo de Justiça, pela PCPE.

Confira a nota da “Criminal Investigations Training Group”

Há vários anos acompanhamos a investigação do caso Beatriz Angélica Mota e sentimos que poderíamos agregar valor à investigação abrindo recursos adicionais, bem como disponibilizando investigadores de homicídios e investigadores de cena de crime experientes. Procuramos abrir uma linha de comunicação com a Polícia Civil de Petrolina que investiga o caso com o intuito de trabalhar em conjunto para encontrar uma solução na solução do caso que, em última instância, levará a Polícia Civil a prender o infrator envolvido.

Há muito tempo que estou em contacto com a Lucinha e com o Sandro Mota, pais da vítima Beatriz Angélica Mota, e eles estão abertos a receber a nossa assistência. Nossa intenção é buscar a aprovação para trabalhar com a Polícia Civil neste caso. Eu poderia facilmente ter feito contato direto com a Polícia Civil, mas esse não seria o caminho adequado a seguir, mas sim pelos canais do governo. Em setembro de 2020, entrei em contato com o Consulado Americano em Recife, Pernambuco detalhando nosso pedido e eles gentilmente concordaram em nos ajudar a fazer contato com a Polícia Civil e os investigadores principais do caso, mas para passarmos pela cadeia de comando adequada. Informaram-me que encaminharam com sucesso o meu pedido e documentos ao Director Regional de Petrolina, Sr. João Leonardo e que gostaria de comunicar ao Delegado que está encarregado de supervisionar a investigação com a aprovação final do Secretário de Estado Sr. Antonio Pádua. Não tivemos notícias do Sr. Leonardo.  (Do G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalim@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Vereador ameaça diretor da Arcotrans por convênio para monitorar PE-270 em Arcoverde

Publicado

em

A instalação de três câmeras para monitorar o tráfego em uma das vias mais movimentadas e com maior número de sinistros de transito em Arcoverde, a PE-270, que liga a cidade aos municípios de Buíque, Tupanatinga e Itaíba, foi motivo de indignação de vereadores, ontem.

Em vez de parabenizar a iniciativa da autarquia de trânsito municipal, a Arcotrans, dirigida há cerca de oito meses por Vladimir Cavalcanti, terminou sendo motivo de ameaça em plena tribuna. Em vídeo da sessão de ontem, bastante exaltado, o vereador Eriberto do Sacolão ameaçou o diretor da Arcotrans, por conta do convênio firmado entre a autarquia de trânsito com o DER para monitoramento do local.

“O convênio firmado foi só para que a gente pudesse liberar o espaço que passa de uma via, uma via urbana e também monitorar a questão de acidente de trânsito, dando uma segurança maior para as pessoas. Não temos nem acesso às imagens, elas vão direto para a central do DER no Recife. Estamos pedindo a solicitação para acessar as imagens ao DER, não para notificar, não para autuar, mas sim para gente ver a questão de segurança pública naquela área”, explica o diretor da Arcotrans, ao justificar sua iniciativa, que não caberia nenhum posicionamento contrário justamente vindo de parlamentares.

O problema é que, conforme um dos vereadores citou durante a sessão, João Taxista, grande parte dos motoristas de Arcoverde sequer utilizam o cinto de segurança, infração gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. E, ao que tudo indica, para esses vereadores, a instalação das câmeras foi interpretada como uma afronta à impunidade praticada por legisladores municipais que deveriam salvaguardar o cumprimento da legislação.

Por Juliana Albuquerque/Magno Martins

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

A versão do prefeito de Arcoverde sobre as acusações de jornalista

Publicado

em

A respeito da sua publicação, abordando as declarações do jornalista Dárcio Rabelo, venho aqui esclarecer que, por parte do mesmo, houve a distorção de determinadas coisas que eu afirmei, quando fui cumprimentá-lo, na tarde da última segunda-feira, 22 de abril.

Como já evidenciei em nota publicada hoje, a nossa gestão municipal tem sido constantemente o alvo do “quanto pior, melhor” aqui no município, que utiliza de mentiras para difamar um trabalho sério, que apesar dos vários desafios enfrentados, vem se sobressaindo e apresentado resultados positivos.

Mesmo que, em determinados casos, problemas estruturais da cidade não sejam resolvidos no tempo em que as nossas equipes deveriam efetivar, temos respaldo para responder que, quando a população registra as suas solicitações, os nossos esforços vão sempre para a resolução dos diversos problemas que Arcoverde agrega e que, na maioria dos casos, não foram concretizados em gestões passadas.

Quando, de forma sensacionalista, um determinado veículo ou comunicador tenta fazer, em cima de fatos cotidianos, um trampolim político, aí sim, deve-se entender que, por trás de suas condutas profissionais, existem interesses ocultos. E, desta forma, quem incentiva determinadas condutas deve arcar com o peso de falsas acusações, comprovando perante a justiça que uma determinada afirmação mal colocada seja a verdade absoluta.

Tendo em vista que, diante de sermos o constante alvo enquanto poder público, estamos com o nosso setor jurídico trabalhando para que, a partir de agora, todas as publicações ou transmissões de rádios que alegarem supostas falhas que não existem, comprove-as de imediato. Na vida pública, não basta apenas gerar especulações com base em falácias, é necessário ter a credibilidade para argumentar que o que se quer defender realmente se trata de algo concreto.

Portanto, caro Magno, tudo que de forma deliberada fugir ao campo da verdade será submetido à apreciação do Poder Judiciário.

Wellington Maciel – prefeito de Arcoverde

por Magno Martins

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco confirma concurso da Polícia Científica

Publicado

em

O Governo de Pernambuco anunciou hoje, 23, a banca realizadora do concurso para a Polícia Científica Será a AOCP, a mesma que está realizando o concurso da PM no estado. 

Ao todo, serão 213 vagas, sendo 76 para agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Em breve sai o edital. Fiquem ligados. 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!