RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Censo Escolar revela avanços na permanência e rendimento dos estudantes no Brasil

Dados do Censo Escolar 2025 mostram redução nas taxas de reprovação, abandono e atraso escolar no Brasil. O MEC destaca melhorias na Educação Básica...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (26) informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual fornece dados essenciais sobre as taxas de rendimento escolar no Brasil.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, expressou satisfação com os resultados, que indicam que um número maior de estudantes está conseguindo permanecer nas instituições de ensino, avançar de série e concluir seus estudos dentro do prazo. Barchini assinalou que a melhoria observada é resultado de políticas públicas focadas na permanência e no aprendizado dos alunos, além do aprimoramento das condições oferecidas na Educação Básica.

Entre os dados destacados, a taxa de não retorno ao Ensino Médio apresentou uma queda de 28% entre os anos de 2022 e 2025, evidenciando que mais jovens estão continuando seus estudos de um ano letivo para outro. O presidente do Inep, Manuel Palacios, comentou que, caso essa taxa se mantivesse no nível de 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos no Ensino Médio em 2025, o que representaria uma perda significativa para a educação.

Uma das iniciativas que contribuíram para a melhoria no Ensino Médio é o programa Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde sua implementação em 2024. Esta iniciativa oferece suporte financeiro aos alunos que frequentam as aulas e têm bom desempenho, promovendo a permanência no sistema educacional.

O MEC também destacou que, por meio de investimentos, o programa ampliou o acesso a recursos educacionais digitais, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes nas escolas públicas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua a ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, com programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies.

Entre 2022 e 2025, houve um aumento de 46% nas inscrições do Enem feitas por alunos de escolas públicas. Em 2025, o exame retomou a certificação da conclusão do Ensino Médio para aqueles que atendem aos critérios estabelecidos e passou a contar com inscrição pré-preenchida para concluintes da Educação Básica na rede pública. O ministro Barchini enfatizou que o governo federal está empenhado em facilitar o ingresso de mais estudantes no ensino superior e na educação profissional.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.