O Congresso Nacional celebrou o centenário da General Motors (GM) no Brasil nesta terça-feira, marcando um século de presença da empresa no país. A sessão solene destacou o potencial brasileiro para a industrialização sustentável e o papel crucial dos parlamentares na criação de um ambiente de negócios favorável.
O senador Astronauta Marcos Pontes enfatizou a necessidade de o poder público “abrir caminho” para o crescimento saudável da indústria, especialmente diante dos desafios da reforma tributária e da transição energética. Ele ressaltou a importância do financiamento em ciência, tecnologia e inovação como pilares para o desenvolvimento econômico.
O presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, apontou a “vocação natural” do Brasil para a exportação de produtos industrializados. Ele defendeu a colaboração entre fabricantes de automóveis, setor de autopeças, mineradoras e agências reguladoras para impulsionar a produção nacional, buscando que o produto local seja mais representativo do que apenas um adesivo de “fabricado no Brasil”.
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que o Brasil exportou 313,3 mil veículos entre janeiro e agosto de 2025, um aumento de 12,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O vice-presidente de relações governamentais da GM na América do Sul, Fabio Rua, elogiou programas governamentais como o Rota 2030, a Lei do Bem e o RenovaBio, que promovem a indústria brasileira, a pesquisa e inovação, e os biocombustíveis, respectivamente.
O deputado Alex Manente ressaltou que a história da industrialização brasileira se entrelaça com a chegada da GM em São Paulo, em 1925. Ele destacou o impacto da empresa no fortalecimento da indústria em outros estados e na consolidação de São Paulo como polo industrial, além de sua influência na cultura brasileira, com modelos icônicos como Opala, Chevette, Corsa, Blazer, Astra e Vectra.
O presidente da Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Feaciduv), Arcélio Júnior, informou que as concessionárias e revendedoras de veículos empregam 8.225 funcionários e geram mais de 370 mil empregos indiretos. A GM, por sua vez, possui 14 mil funcionários no país, segundo Chamorro.
Durante a celebração, os Correios lançaram um selo postal especial em homenagem ao centenário da General Motors.
