Lideranças do Centrão em São Paulo não se entusiasmaram com o “plano B” defendido por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para substituir o ex-deputado na disputa por uma das vagas ao Senado no estado.
Sem condições de participar das eleições por estar nos Estados Unidos, Eduardo tem defendido que o deputado estadual Gil Diniz (PL), conhecido como “Carteiro Reaça”, seja candidato a senador.
Deputado estadual Gil Diniz, o “carteiro reaça”
Alesp
Os deputados estaduais Paulo Mansur e Gil Diniz, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro
Reprodução/Redes Sociais
Eduardo Bolsonaro
Reprodução/X
Eduardo chegou a exaltar a fidelidade de Diniz, exibindo postagens nas redes sociais, nas quais o deputado estadual defende a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro e reproduz vídeos do próprio Eduardo.
Na avaliação de caciques do Centrão, o ideal seria uma chapa com um nome menos ideológico, uma vez que o candidato será o deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PP-SP).
Uma das alternativas a Gil Diniz defendidas por caciques do Centrão seria a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), aliada de primeira hora da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Embora seja filiada ao PL, Rosana é considerada uma parlamentar de perfil mais moderado. Em 2022, ela chegou a ser cotada como candidata a vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa ao governo paulista.