“Chão tremeu”, conta moradora de prédio interditado após desabamento

d229c2b2-whatsapp-image-2026-01-15-at-13.37.33-1

A moradora do prédio interditado após a marquise ceder em Taguatinga Norte (DF) por risco de queda, Rosileine Rodrigues, 55 anos, disse que a filha de 19 anos, única pessoa que estava no prédio na noite de quarta-feira (14/1), quando houve o desabamento,  sentiu o chão tremer.

Veja imagens do prédio:

Rosilene mora com a filha no apartamento localizado na parte de trás da unidade em que a marquise cedeu, no terceiro andar do imóvel, mas não estava no local no momento da queda.

A moradora havia saído de casa por poucos minutos para comprar açaí e, ao retornar, viu a rua do prédio tomada de bombeiros e pedaços da tijolos caídos na pista. Ela tentou voltar ao apartamento para ver como estava a filha, mas por questões de segurança, foi impedida.

“Os bombeiros não deixaram eu entrar. Eu expliquei e nesse momento eu só liguei para ela. Ela falou que estava bem e que sentiu o chão tremer”, ressaltou.


Sobre a queda

  • Na noite desta quarta-feira (14/1) a marquise do prédio caiu e, após vistoria, a Defesa Civil do Distrito Federal, interditou o imóvel por risco de queda;
  • “Durante a vistoria, foram constatadas infiltrações e a queda parcial da marquise frontal, que se encontrava apoiada sobre a laje e a sacada do terceiro pavimento, caracterizando situação de risco”, informou a Defesa Civil em nota;
  • Apenas duas pessoas moravam no prédio de três andares que tem também salas comerciais — que, no momento, estão desocupadas
  • O apartamento em que a marquise caiu é de um ex-proprietário que vendeu a residência e, desde então, nunca mais apareceu no local, segundo testemunhas;
  • Segundo a vizinhança, o problema de infiltração era algo recorrente no local, porém o antigo dono nunca havia solicitado manutenção
  • O prédio está embargado pela Defesa Civil e terá a parte da frente demolida para evitar riscos de outros colapsos

“Livramento”

Rosileine disse que foi um “livramento de Deus” ninguém ter se ferido com a queda da laje do edifício.

“Aqui geralmente é cheio e movimentado de carro. Por incrível que pareça ontem não tinha uma alma. A gente fica abalada, mas graças a Deus nada comigo, nem com ela [filha], nem com ninguém”, contou.

1 de 10

O prédio foi interditado pela Defesa Civil na noite desta quarta (15/1)

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

2 de 10

O edifício está localizado na QNC 2, em Taguatinga Norte, no Distrito Federal

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

3 de 10

Durante a vistoria realizada pela Defesa Civil, foram constatadas infiltrações e queda da marquise frontal, risco iminente da sacada despender, entre outros

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

4 de 10

Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, ninguém se feriu com o desabamento

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

5 de 10

O prédio tem três andares, e quatro apartamentos por andar

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

6 de 10

A Defesa Civil foi acionada pelos bombeiros, após desabamento da marquise

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

7 de 10

A marquise do último andar do prédio desabou

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

8 de 10

No edifício, funcionam uma clínica de fisioterapia e imóveis residenciais

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

9 de 10

O prédio fica em Taguatinga Norte

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

10 de 10

A Defesa Civil determinou, de forma imediata, o isolamento da área

Luis Nova/Especial Metrópoles (@LuisGustavoNova)

 

O imóvel agora está embargado pela Defesa Civil, e, por isso, Rosileine e sua filha terão de se deslocar para casa de familiares. Ainda na quarta (14/1), após a queda, foi oferecido abrigo as duas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), porém elas negaram.

“Eu recusei porque eu tenho mais três filhas e que moram perto daqui. Então a gente não tá exatamente precisando de abrigo, mas não temos lugar para botar os móveis e as nossas coisas para a gente ficar”, explicou.

Fonte: Metropole

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.