Cineastas acusam festival de Berlim por omissão no debate sobre conflitos em Gaza

Mais de 80 profissionais do cinema, incluindo Javier Bardem e Tilda Swinton, criticam o Festival de Berlim por não abordar o conflito na Faixa de Gaza. Declarações de Wim Wenders sobre neutralidade política geraram polêmica e levaram ao cancelamento de Arundhati Roy no evento.
Foto: Da esquerda para a direita: Michael Stütz, Jacqueline Lyanga, Sean Baker,
Foto: Da esquerda para a direita: Michael Stütz, Jacqueline Lyanga, Sean Baker,

Cineastas de renome, entre eles Javier Bardem e Tilda Swinton, assinaram uma carta aberta que denuncia o que chamam de silêncio institucional do Festival de Berlim. O documento, publicado na última terça-feira (17.fev.2026), questiona a falta de posicionamento do evento sobre o genocídio em Gaza, atribuído a Israel.

Na semana passada, Wim Wenders, presidente do júri do festival, afirmou que não é possível entrar no campo da política ao ser questionado sobre a capacidade do cinema de influenciar mudanças políticas. A declaração foi feita em 12.fev, durante uma entrevista, e acendeu ainda mais as críticas. Swinton, que recebeu o Urso de Ouro Honorário no festival no ano passado, e outros signatários discordam dos comentários, alegando que cinema e política não podem ser separados.

A integrante do júri Ewa Puszczynska considerou as críticas um pouco injustas, mas o documento destacou o envolvimento do festival na censura de artistas que se manifestam contra o conflito. O coletivo Film Workers for Palestine, responsável pela iniciativa, incluiu ainda diretores como Mike Leigh e Adam McKay entre os que apoiam a acusação.

O Festival de Berlim divulgou um comunicado em 16.fev defendendo Wenders e reconhecendo que os artistas podem exercer sua liberdade de expressão. A diretora do evento, Tricia Tuttle, afirmou que não devem ser obrigados a comentar questões políticas. Em 2024, o prêmio de documentário do festival foi para o filme Sem Chão, que aborda despejos de comunidades palestinas na Cisjordânia, gerando reação do governo alemão contra o que chamou de comentários unilaterais sobre Gaza durante a cerimônia.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.