Conflito entre Estados Unidos e Irã ameaça estoque de água na região

Os ataques entre Estados Unidos e Irã ameaçam o abastecimento de água no Oriente Médio, onde o recurso é escasso.
Foto: A infraestrutura hídrica de Teerã, capital iraniana, não acompanha o const
Foto: A infraestrutura hídrica de Teerã, capital iraniana, não acompanha o const

Os ataques entre Estados Unidos-Israel e Irã miram usinas de dessalinização no Oriente Médio. Essas usinas abastecem países da região, onde o recurso hídrico é escasso. As sabotagens às usinas ameaçam o abastecimento na região.

O Irã acusou os EUA de atacarem usinas no Golfo de Omã, nesse sábado. Países da região afirmam que ataques iranianos causam danos a estações de dessalinização. É o caso do ataque ao porto de Jebel Ali, em Dubai, a cerca de 19 quilômetros de uma das maiores usinas de dessalinização do mundo. Foram relatados danos no complexo de energia e água Fujairah F1, nos Emirados Árabes Unidos; na usina de dessalinização Doha West, no Kuwait; e em usinas no Bahrein.

Mais de 1/4 das estações de dessalinização do mundo estão no Oriente Médio. Muitos desses locais estão integrados a centrais elétricas. Ataques à infraestrutura elétrica podem prejudicar a produção de água.

Dentre os países com grande dependência de água dessalinizada estão o Kuwait, o Omã, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Catar. Esses países dependem fortemente do sistema de dessalinização para abastecer seus habitantes.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.