Conecte-se Conosco

Pernambuco

Conheça as dez cidades que registraram mais casos de estupro em Pernambuco

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Dos 185 municípios pernambucanos, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), os dez municípios com mais casos de estupro, ocorridos no primeiro trimestre deste ano, são: Recife com 91 casos; Olinda com 30;Jaboatão dos Guaraapres com 26; Paulista, 23 casos; Cabo de Santo Agostinho, 21; São Lourenço da Mata, 12; Camaragibe e Abreu e Lima, 10 casos, cada um; e Garanhuns com sete casos.
Pelas estatísticas, Olinda é, proporcionalmente, um dos municípios mais violentos para a mulher. Com 30 estupros, nos três primeiros meses do ano, os casos representam 32,9% do que foi registrado na capital pernambucana. A desproporção é correspondende ao tamanho da população. De acordo com estimativas do IBGE, o Recife tem uma população estimada em 2018 de 1,6 milhão de habitantes, enquanto Olinda tem uma estimativa de 391 mil habitantes, cerca de um quarto da população recifense.
Os dados também apontam que dos 185 municípios pernambucanos, 60 não registraram nenhum caso de estupro no primeiro trimestre de 2019, o que corresponde a 32,4% do número de municípios. Entre eles Afrânio, Bom Jardim e Carnaíba.
A violência sexual contra a mulher voltou a chamar atenção após a denúncia da mãe de uma adolescente de 17 anos, que teria sido vítima de estupro, no último sábado, em Porto de Galinhas, uma das praias mais famosas do Litoral Sul do estado, no município de Ipojuca, que registrou seis casos de estupro no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com o depoimento da mãe da adolescentes, que reside em Porto de Galinhas, a jovem saiu de casa dizendo que iria se encontrar com os amigos, mas depois desapareceu. A vítima foi encontrada pela própria mãe, em um terreno baldio, com sinais de violência.
A mãe da adolescente, uma estrangeira, disse que marcou de encontrar-se com a filha e os amigos logo em seguida, mas ficou desesperada quando a filha não estava no local marcado. A vítima teria recebido uma pancada na cabeça e não estaria lembrando do que aconteceu depois. Ela foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML).
A Polícia Civil informou que está investigando o caso, mas disse que, por enquanto, o laudo do IML não está pronto. O caso será apurado pelo delegado Mamedes Xavier.
Saiba mais
Evolução histórica de estupros no estado por região
Capital
432 estupros em 2017
434 estupros em 2018
Nos últimos dez anos, o maior registro de casos na capital ocorreu em 2012 com 557 casos
RMR
713 estupros em 2017
717 estupros em 2018
Nos últimos dez anos, o maior regitros na RMR foi em 2013 com 898 casos.
Interior
1.216 em 2017
1.371 em 2018
Nos últimos dez anos o maior registro no interior foi em 2013 com 1.501 casos de estupro
Confira a lista das dez cidades com maior número de estupros no estado em 2019:
1 -Recife 91 casos
2- Olinda 30
3 -Jaboatão 26 casos
4 – Paulista 23 casos
5- Petrolina 22 casos
6- Cabo de Santo Agostinho 21 casos
7- São Lourenço da Mata – 12 casos
8- Camaragibe 10 casos
9- Abreu e lima 10
10 – Garanhuns – 7 casos

Fonte: Portal da SDS

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Repercussão negativa deve fazer TJPE recuar de ideia de “calçada da fama” para desembargadores

Publicado

em

A repercussão negativa em todo o país e o consequente desgaste da imagem da instituição devem levar o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, a voltar atrás no anúncio da construção de uma calçada da fama com os moldes das mãos dos 52 desembargadores do TJPE.

Essa é a expectativa de magistrados com quem o blog conversou. Eles se mostraram surpresos com a iniciativa, aparentemente idealizada e anunciada sem consulta aos desembargadores do TJPE, que certamente desaprovariam a ideia, pelo ridículo que representa.

Há informações de que o colegiado do Tribunal pode se reunir nesta quarta-feira para discutir uma saída honrosa para o recuo, certamente constrangedora, qualquer que seja. Quando e como anunciar a desistência da calçada da fama são a encruzilhada em que se encontra o TJPE.

Uma curta nota à imprensa é uma das saídas possíveis, apurou o Blog. O estrago, no entanto, foi enorme.

Por Ricardo Antunes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Vereador ameaça diretor da Arcotrans por convênio para monitorar PE-270 em Arcoverde

Publicado

em

A instalação de três câmeras para monitorar o tráfego em uma das vias mais movimentadas e com maior número de sinistros de transito em Arcoverde, a PE-270, que liga a cidade aos municípios de Buíque, Tupanatinga e Itaíba, foi motivo de indignação de vereadores, ontem.

Em vez de parabenizar a iniciativa da autarquia de trânsito municipal, a Arcotrans, dirigida há cerca de oito meses por Vladimir Cavalcanti, terminou sendo motivo de ameaça em plena tribuna. Em vídeo da sessão de ontem, bastante exaltado, o vereador Eriberto do Sacolão ameaçou o diretor da Arcotrans, por conta do convênio firmado entre a autarquia de trânsito com o DER para monitoramento do local.

“O convênio firmado foi só para que a gente pudesse liberar o espaço que passa de uma via, uma via urbana e também monitorar a questão de acidente de trânsito, dando uma segurança maior para as pessoas. Não temos nem acesso às imagens, elas vão direto para a central do DER no Recife. Estamos pedindo a solicitação para acessar as imagens ao DER, não para notificar, não para autuar, mas sim para gente ver a questão de segurança pública naquela área”, explica o diretor da Arcotrans, ao justificar sua iniciativa, que não caberia nenhum posicionamento contrário justamente vindo de parlamentares.

O problema é que, conforme um dos vereadores citou durante a sessão, João Taxista, grande parte dos motoristas de Arcoverde sequer utilizam o cinto de segurança, infração gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. E, ao que tudo indica, para esses vereadores, a instalação das câmeras foi interpretada como uma afronta à impunidade praticada por legisladores municipais que deveriam salvaguardar o cumprimento da legislação.

Por Juliana Albuquerque/Magno Martins

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!