Conecte-se Conosco

Brasil

Continuidade da Obra de Ariano Suassuna

Publicado

em

manuel_Dantas_Suassuna

Na foto: Manuel Dantas Suassuna

Passado um ano do falecimento do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, sua obra ainda permanece viva e está sendo continuada pelo seu filho, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna. Um arrojado projeto que faz parte do livro deixado pronto pelo escritor, obra inédita que ainda não foi publicada, estava sendo desenvolvido na Fazenda Carnaúba, Município de Taperoá, na Paraíba e havia parado por falta de recursos.

Esse projeto foi iniciado em 2011 e vinha sendo custeado pelo escritor. O primogênito do escritor revela que tudo começou quando seu pai lhe contou que precisava de uma pedra que fosse semelhante  à pedra do Ingá. “Papai me falou que precisava da pedra porque estava empenhado na escrita do seu novo romance, onde um personagem faz inscrições rupestres, entalhadas em uma pedra semelhante à do Ingá”, revelou.

A Pedra

De imediato, o filho informou-lhe que aquela pedra existia e que ela estava exatamente na propriedade de seus familiares, o que causou surpresa ao escritor. Surpresa maior foi quando Ariano Suassuna mostrou ao seu filho o desenho da pedra esculpida, contida no protótipo do livro que estava escrevendo. “Quando papai me mostrou o desenho da pedra que constava em sua nova obra eu fiquei surpreso com a semelhança porque ela era exatamente igual à pedra que tínhamos em nossa propriedade”, destacou o artista plástico.

Na primeira vez que o escritor foi ao local para conhecer a pedra, ficou frustrado porque o mato estava bastante alto e não foi possível localizá-la. Na segunda vez, já precavido, Manuel Dantas cuidou de atear fogo ao mato, limpado o acesso à pedra. “Na segunda vez que meu pai veio conhecer a pedra, eu havia ateado fogo à vegetação para podermos chegar até ela, deixando-o mais encantado, ainda, porque ele tinha um verdadeiro fascínio pelo fogo”, destacou.

No mesmo dia, foi feita a limpeza da pedra, e iniciado o processo de esculpi-la, o que foi feito pelo morador Waldemir, partindo dos desenhos e formatos passados por Ariano e desenhados por Manuel Dantas, e que constituiu uma releitura da Pedra do Ingá. Na verdade, o projeto é bem mais amplo e atinge uma extensa área da Fazenda Carnaúba. O local reservado, que continha três pedras, foi  chamado de Lumiara Jaúna.

Pedra Lumiara Jaúna

Pedra Lumiara Jaúna

Na área, será instalado um museu e reservado um local para que sejam realizadas oficinas de arte. “A primeira pedra será chamada de “A Arte Rupestre”, a exemplo da Pedra do Ingá que é um sitio arqueológico rupestre. Na segunda pedra, será feita uma releitura da interpretação do barroco brasileiro, enquanto que, na terceira pedra, será a arte contemporânea. – informou.  A continuidade desse projeto é, hoje, a meta do artista. “Minha obra toda é para homenagear meu pai. Já era assim com ele vivo; agora, com ele morto, também. Eu tenho o maior orgulho de ser filho de Ariano, não só do Ariano escritor, mas, também, do Ariano – o homem”, finalizou.

Saiba Mais: A pedra Lumiara Jaúna está localizada na Fazenda Carnaúba, Município de Taperoá. Fica a 245 km da capital, João Pessoa e a 120 km de Campina Grande. Limita-se com os municípios de Desterro, Livramento, Passagem, Salgadinho, São José dos Cordeiros, Parari, Santo André, Assunção, Areia de Baraúna e Cacimbas. A BR 230 e a PB 238 são as principais rodovias que dão acesso ao Município.

Fotos: Teresa Duarte

Teresa Duarte

Publicado por:

Teresa Duarte, possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPB é Pós-Graduada em Redação Jornalística pela Universidade Potiguar / João Pessoa, foi repórter da Rádio Universitária da Paraíba do Jornal Correio da Paraíba e assessora de comunicação social da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). É repórter e colunista de turismo do Jornal A União onde publica diversas entrevistas especiais sobre o turismo e faz parte do quadro de jornalistas que compõem a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seção Paraíba (Abrajet-PB). É editora chef do Blog Turismo & Desenvolvimento e colaboradora da Revista Caderno de Turismo e do site de turismo O Concierge.

Brasil

Incêndio queima 10 mil hectares do Parque da Chapada dos Veadeiros

Publicado

em

Um incêndio iniciado na última quinta-feira (5) destruiu 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a administração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.

Em nota divulgada ontem (7), a chefia do parque informou que ainda não sabia o que ou quem provocou o incêndio, o que sinaliza que a unidade de preservação entende que pode ter sido criminoso. Na mensagem, também destaca que, desde o começo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), escalaram efetivos para ajudar a debelar o incêndio, junto com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. A expectativa era de que hoje fossem enviadas à localidade duas aeronaves, o que a reportagem não conseguiu confirmar, já que não teve sucesso nas tentativas de contato.

Um grupo organizado pelo Polo de EcoCiências do Cerrado realizou hoje (8), pelo segundo dia consecutivo, um mutirão para avaliar as condições da Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Úmido Voshysias, em Alto Paraíso de Goiás, próxima ao Parque Nacional. Assim como a RPPN Murundu, visitada neste sábado (7) no mesmo município, o local foi afetado por um incêndio e precisou ser examinado mais de perto, demandando também a retirada de espécies de plantas exóticas invasoras.

A rede de combate às chamas conta, ainda, com a Rede Contrafogo, que articula brigadas de voluntários, e o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC). Em um vídeo postado nas redes sociais, Ivan Anjo, da Rede Contrafogo, compartilha informações sobre outro ponto atingido por chamas, o lixão de Alto Paraíso de Goiás.

“Todo ano é a mesma coisa. O lixão pega fogo sempre na mesma semana! Em 2021 foi no dia 7 de setembro, 2022 foi dia 4 de setembro, em 2023 não teve (oh glória) e esse ano, 6 de setembro iniciado perto das 22h, enquanto ainda cuidavam do fogo no Pouso Alto [também em Alto Paraíso]. Seria só coincidência? A prefeitura não se organiza pra fiscalizar, vigiar e muito menos pra combater. Parecem gostar que o lixão diminua seu volume todo ano pra ter menos o que administrar. Dezenas de famílias tiveram que abandonar suas casas ontem devido a essa incompetência. Ou seria maldade mesmo? O que você acha?”, diz o texto que acompanha o vídeo. Nos comentários da postagem, moradores da cidade concordam com o brigadista e fazem críticas à gestão municipal.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos locais de preservação do Cerrado, conhecido como “berço das águas” e que, apesar disso, pode perder cerca de 34% do fluxo dos rios até 2050. De acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente este ano, até ontem (7), foram detectados 48.966 focos de queimada no bioma, que só perde para a Amazônia (79.175).

Agência Brasil tentou contato com o ICMBio, o Ibama e a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Mulher dá à luz em estacionamento de prédio no RJ

Publicado

em

Uma mulher deu à luz na garagem de um prédio residencial no Rio quando estava prestes a ir para o hospital na terça-feira (3).

A professora de inglês Diana Larsen estava entrando no carro quando o bebê nasceu. Uma câmera de segurança registrou o momento e mostrou quando o pai da criança, chamado Pablo, e a prima dela seguram o recém-nascido.

Ainda com o cordão umbilical, Diana entra no veículo e é levada à maternidade. ”A criança nasceu super bem, chorando, a gente foi correndo para fazer os primeiros cuidados tanto para mãe quanto para o bebê”, contou Pedro Vianna, marido da prima de Diana, que dirigia o carro.

Ela e o marido estavam na casa da prima em uma visita. Os dois são de Nova Friburgo, na região Serrana do estado, e planejavam ter a filha na capital fluminense, mas foram surpreendidos com o trabalho de parto antes do previsto. Diana estava na 39ª semana de gestação.

Diana ligou para a obstetra quando começou a sentir contrações. A mulher imaginou que ainda levaria horas para dar à luz, mas a bolsa estourou pouco tempo depois.

”Foi uma coisa de filme, inacreditável, um show da vida”, relatou Pedro. ”A força da natureza é implacável, e o corpo humano é a máquina mais perfeita que existe”, escreveu nas redes sociais.

Foto  iStock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Homem morre em piscina com ondas artificiais de parque aquático em Santa Catarina

Publicado

em

Um homem morreu enquanto surfava em uma piscina com ondas artificiais no parque aquático Sufland Brasil, em Garopaba, Santa Catarina, nesta quarta-feira, 4. Segundo a nota de pesar publicada pela empresa, ele era cliente proprietário do parque.

A causa da morte não foi revelada, mas o laudo está sendo elaborado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), responsável pela apuração de mortes naturais, ainda de acordo com a nota.

“O cliente foi avistado desacordado na água, logo após se afastar da prancha. Em questão de segundos, ele foi resgatado pela equipe de segurança aquática, ainda com sinais vitais, e recebeu os primeiros socorros, com o apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU e da equipe médica avançada do helicóptero Águia da PMSC”, diz o parque.

A reportagem tentou contato com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e a Polícia Militar do Estado, mas não recebeu retorno até a publicação.

“Estamos profundamente consternados com essa perda e expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos neste momento tão difícil.”

O parque foi fechado por conta do incidente ao longo desta quarta-feira, 4. Em seu site, a empresa se define como o maior parque aquático de piscinas de ondas, voltado para surfistas, da América do Sul.

Veja aqui

Foto  iStock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!