Conecte-se Conosco

Brasil

Covid-19: Brasil recebe 5,1 milhões de doses em remessa recorde da Pfizer

Publicado

em

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de 5,1 milhões de doses de vacinas, no Brasil, para reforçar o Programa Nacional de Imunizações. Essa, que é a maior remessa da farmacêutica Pfizer/BioNTech, foi feita em quatro lotes, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ao longo deste domingo (12/09). O primeiro voo trouxe 1,3 milhão de doses, ainda na madrugada. O segundo, com 1,1 milhão, aterrissou por volta das 10h30. Mais dois, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, entraram no país no período da tarde.
Por meio de nota, a Saúde destacou que “as vacinas chegam para acelerar ainda mais a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta. Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%”, destaca a nota do ministério.
O processo de distribuição, que já deu vários problemas, principalmente com São Paulo, começa com a liberação da carga pela Receita Federal, chamada “desembaraço”, feita de maneira excepcional, antes mesmo do pouso. “Imediatamente, os lotes são encaminhados para o Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que fica em Guarulhos (SP)”, informa o órgão.
Em Brasília, a Secretaria de Saúde aguarda o envio de vacinas para atender a dose de reforço para idoso. A expectativa é de que a imunização para pessoas com mais de 70 anos (142.131 no total) comece a partir de quarta-feira. Desde quinta-feira, o Governo do Distrito Federal antecipou a segunda dose para quem estava agendado até 24 de setembro, e tomou AstraZenica e Pfizer/BioNTech. O horário de funcionamento dos postos é das 9h às 17h, com exceção da Praça dos Cristais, que funciona das 18h às 22h.
Desabastecimento
Em meio à confusão com o desabastecimento para a aplicação da segunda e terceira doses (reforço para idosos), Rio de Janeiro e São Paulo lançam mão de alternativas. Na cidade paulista, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que vai usar a vacina da Pfizer para substituir a segunda dose da AstraZeneca, em pessoas que deveriam tomá-la entre 1º e 15 de setembro.
A expectativa é de que a aplicação comece já na segunda-feira (13/00). “Vamos discutir (as vacinas) em toda a nossa rede e acreditamos que por volta das 16h reinicie a vacinação para pessoas que deveriam tomar AstraZeneca”, disse Aparecido, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. O Rio de Janeiro também conta com o início da dose de reforço nos idosos nesta segunda.
A Fundação Oswaldo Cruz informou que a entrega da AstraZeneca — que está atrasada pela falta de matéria-prima, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que vem da China — deve ser normalizada na terça. Mesmo assim, no Rio — primeiro a adotar a combinação de imunizantes no país —, quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca, quando procurarem os postos para a segunda dose, poderão tomar a Pfizer.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Homem estupra a própria enteada de 12 anos desde os 8 e ainda finge ser policial em MG

Publicado

em

Foi preso, nesta quarta-feira (27), pela Polícia Civil, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem de 42 anos. Ele é acusado de estupro de vulnerável, e tinha como vitima a enteada, hoje com 12 anos – que era violada desde os oito. O homem também é autor de outros crimes, como se passar por policial civil e tráfico de drogas.
As investigações foram conduzidas pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Betim, que apurou, inicialmente, que o suspeito praticava atos libidinosos diversos contra a vítima, desde que ela tinha oito anos. Quando ela completou 10 anos, o homem teria mantido relações sexuais com ela, pela primeira vez.
Ouvida pelos policiais, a vítima contou que recebia ameaças de agressão por parte do abusador, e que recebia presentes e dinheiro do suspeito, para que não revelasse o que ele chamava de segredo.
Depois de ouvirem a vítima, ela foi encaminhada a uma unidade médica, onde foi feito o procedimento pericial e recebeu, também, atendimento médico. A menina passa, a partir de agora, a receber acompanhamento psicológico em razão das dificuldades de dormir e comer, por medo do suspeito.
Falso policial
Ao ouvirem a mãe da menina, ex-companheira do suspeito, ela disse aos policiais não ter conhecimento dos abusos, que sempre ocorriam no período em que ela estava trabalhando.
Segundo a delegada Ariadne Elloise Coelho, titular da Deam em Betim e responsável pelo inquérito policial, a mãe da adolescente disse em seu depoimento que o investigado se identificou, durante todo o relacionamento, como policial civil.
“Ela informou que o suspeito tinha vestimenta, usava arma na cintura e portava distintivo, além de falar que atuava como advogado, instrutor de autoescola e vigilante. Assim que denunciou sobre o abuso sexual contra a filha, a ex-companheira começou a ter muito medo, porque ele passou a procurá-la, inclusive no serviço, enviando mensagem e ligando para conversar sobre a situação”, conta a delegada.
A mulher contou que durante os levantamentos policiais, a equipe identificou diversas imagens do investigado ostentando arma de fogo e utilizando o uniforme da Polícia Civil.
“Considerando que o suspeito não é policial e não tem porte ou posse de arma de fogo, e ao que tudo indica utilizou-se indevidamente da profissão, sobretudo como manobra de poder e obtenção de vantagem, e diante da insistência em fazer contato com a mãe da vítima, representou-se pela prisão preventiva e busca e apreensão de armas e outros objetos”, explica a delegada Ariadne.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, foram encontradas vestimentas e brasões da Polícia Civil, arma de fogo, inúmeras carteiras de outras profissões, R$ 5 mil em dinheiro e drogas, razão pela qual ele foi preso em flagrante, também, por tráfico de entorpecentes. O homem foi indiciado e será encaminhado ao sistema prisional.
Por Diário de Pernambuco
Foto: PCMG/Divulgação

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Viúva de pastor que escreveu que ressuscitaria ficou três dias na funerária acreditando que ele voltaria a viver: ‘Usamos a fé’

Publicado

em

A pastora Ana Rodrigues, viúva do pastor Huber Carlos Rodrigues, que escreveu que ressuscitaria no 3º dia após sua morte, ficou os três dias na funerária acreditando que ele voltaria a viver. O corpo dele foi enterrado na terça-feira (26) em Goiatuba, na região sul de Goiás.

“Usamos a fé. Todos contemplaram um clarão enorme e uma chuva mansinha em cima da funerária. Creio que naquele momento, Deus levou ele. Os mistérios de Deus a gente não entende”, comentou a pastora.

Ana Rodrigues disse que os trabalhos na igreja continuam após o enterro do ex-marido.

O texto que o pastor Huber escreveu ainda em 2008 dizia que o seu corpo não teria mau cheiro e não entraria em estado de decomposição no terceiro dia de morte. A pastora disse que estes milagres aconteceram.

“Eu estive com o corpo dele pelos três dias e realmente não teve mal cheiro algum e não houve decomposição. A pele estava firme ainda. Deus cumpriu o que prometeu”, contou Ana Rodrigues.

Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento na terça-feira. Vídeos mostram uma multidão aguardando o cortejo. Eles cantaram em homenagem ao pastor. O enterro aconteceu às 0h30.

Carta

O pastor morreu por complicações cardiorrespiratórias em um hospital de Itumbiara, a 55 km de Goiatuba. No documento, assinado em 2008, o pastor disse que teve divinas revelações do Espírito Santo e que passaria por um “mistério de Deus”, onde ressuscitaria às 23h30 – três dias após sua morte. O prazo terminou na noite de segunda-feira (25).

“Minha integridade física tem que ser totalmente preservada, pois ficarei por três dias morto, sendo que no 3ª dia, eu ressuscitarei. Meu corpo durante os três dias não terá mau cheiro e nem se decomporá, pois o próprio Deus terá preparado minha carne e meu cérebro para passar por essa experiência”, escreveu no documento.

(Fonte G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Governador vai sancionar nesta quarta e publicar na quinta lei que flexibiliza uso de máscaras no RJ

Publicado

em

O Governo do Rio de Janeiro informou que o governador Cláudio Castro vai sancionar nesta quarta-feira (27) a lei que flexibiliza e regula o uso de máscaras de proteção facial contra a Covid no estado.

Segundo a assessoria de imprensa do governo, a decisão será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (28). A aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única, foi na terça (27).

Após a sanção, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará, em edição extra do Diário Oficial na própria quinta-feira, uma recomendação aos municípios. Para a flexibilização da máscara, as prefeituras deverão seguir os critérios de distanciamento socialambiente aberto e fechadopercentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios.

Na capital, já há um decreto publicado, desde terça, que passará a valer assim que a regulamentações do estado forem publicados no Diário Oficial.

O que passa a valer na capital

A regulamentação municipal decretada na terça (veja a íntegra do decreto) depende da regulamentação do estado para valer. Portanto, assim que o texto do estado for publicado no Diário Oficial, na quinta, passagem a valer as seguintes medidas na capital:

  • máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas
  • boates, casas de show e pista de dança podem funcionar com 50% da capacidade
  • estão liberadas competições esportivas em ginásios e estádios, mas o público precisa apresentar passaporte de vacina ou teste PCR feito, no mínimo, 48 horas antes do evento
  • quando 75% da população estiver com o esquema vacinal completo, as máscaras serão obrigatórias no transporte público e em unidades de saúde.

Critérios para abolir o uso de máscara na capital

Integrante do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, o infectologista Alberto Chebabo, da UFRJ, explicou ao g1 que o órgão se baseou em dois critérios para chegar ao percentual de 65% da população adulta com esquema vacinal completo para abolir o uso de máscaras em locais abertos:

  • Que a capital estivesse com um cenário epidemiológico favorável — com menos casos graves, mortes e internações;
  • Estudos técnicos de outros países, como Inglaterra e Estados Unidos, que aboliram o uso do acessório até com um percentual menor.

“Houve uma discussão interna para definir o parâmetro ideal. A Secretaria Municipal de Saúde tinha sugerido um percentual até menor, se não me engano de 60%, mas consideramos que o valor precisava ser mais rígido. Decidimos, então, por 65%”, explicou Chebabo.

(Fonte G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending