
Deputados federais da oposição protocolaram nesta quarta-feira, 30 de abril, o pedido de abertura da CPI do Roubo dos Aposentados. A Comissão Parlamentar de Inquérito pretende investigar denúncias de descontos indevidos em benefícios do INSS, supostamente praticados por sindicatos e entidades conveniadas, sem a devida autorização dos segurados.
O requerimento surgiu após a operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A investigação aponta um esquema de desvio de recursos que pode ter movimentado até R$ 6,3 bilhões de forma ilegal.
De acordo com as apurações, dados de aposentados e pensionistas teriam sido utilizados sem consentimento para autorizar cobranças sindicais. Além disso, há suspeitas de envolvimento de servidores públicos e lideranças políticas nesse esquema.
Entre os 185 deputados que assinaram o pedido de abertura da CPI, apenas cinco são de Pernambuco. Veja quem são:
- Coronel Meira (PL).
- Pastor Eurico (PL);
- Clarissa Tércio (PP);
- Mendonça Filho (União Brasil);
- Fernando Rodolfo (PL);
- Ossesio Silva (Republicanos);
- André Ferreira (PL).
Agora, o pedido aguarda a análise do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para possível instalação da comissão.
Leia Também

Fraude no INSS: ex-presidente do órgão, Stefanutto, sabia do esquema, aponta relatório da PF

“Careca do INSS” fez doação para a campanha de Jair Bolsonaro em 2022
Stefanutto sabia das fraudes, diz PF
A Polícia Federal (PF) divulgou em relatórios que o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, sabia e tinha envolvimento direto no esquema de fraudes em benefícios dos aposentados e pensionistas.
Na última quarta-feira, 23 de abril, foi aberto um inquérito junto com a Controladoria-Geral da União (CGU), e resultou na demissão do presidente do órgão, cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão no Distrito Federal e em outros 13 estados.
A operação Sem Desconto, como foi denominada, revelou que Stefanutto, mesmo após prometer agir com rigor e levar o caso às autoridades competentes, autorizou diretamente os abatimentos em benefício de associações suspeitas, apontou representantes da PF e CGU.
Em 2023 a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) enviou sucessivos pedidos ao INSS para desbloquear descontos de mensalidades associativas, conforme demonstram as investigações.
Entre março e abril, o órgão negou as solicitações com o respaldo da Procuradoria Federal, alegando que a liberação “foge do fluxo padrão do INSS”.
“O caso merece debate, uma vez que se trata de transações que detêm um histórico de fraudes, em especial no quesito ‘autorização prévia, pessoal e específica’ para realização do chamado desconto de mensalidade”, alertou a procuradoria na época.
- Coronel Meira (PL).
- Pastor Eurico (PL);
- Clarissa Tércio (PP);
- Mendonça Filho (União Brasil);
- Fernando Rodolfo (PL);
- Ossesio Silva (Republicanos);
- André Ferreira (PL).
Agora, o pedido aguarda a análise do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para possível instalação da comissão.
Por Portal de Prefeitura

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.