O depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS, agendado para a segunda-feira (23), foi cancelado. A oitiva será substituída por Ingrid Pikinskeni Morais Santos, que tem ligação com a Conafer, entidade supostamente beneficiada com mais de R$ 100 milhões em descontos ilegais em benefícios previdenciários.
O cancelamento ocorreu porque Vorcaro, ex-proprietário do Banco Master, se negou a depor, amparado por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. O ministro determinou que ele, em prisão domiciliar, não é obrigado a comparecer à CPMI ou à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Vorcaro foi preso durante a Operação Compliance Zero, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, por suspeitas de irregularidades relacionadas à sua instituição financeira. A prisão preventiva foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas medidas cautelares foram mantidas.
A depoente Ingrid é esposa e sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos, identificado como operador do presidente da Conafer. Ela é suspeita de ter recebido recursos ilícitos e de estar envolvida em operações financeiras de alto valor sem justificativa. Ingrid e seu marido também são investigados por compra e venda de carros de luxo, supostamente para lavagem de dinheiro proveniente das fraudes.


