Conecte-se Conosco

Esporte

Daniel Alves faz sucesso nas redes sociais e atrai interesse de empresas

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Além do número de seguidores, o engajamento que o jogador tem é fundamental para atrair patrocinadores.

Jogador do futebol brasileiro com mais seguidores no Instagram, Daniel Alves vem recebendo propostas para fazer propagandas em suas redes sociais. Embora o meia não esteja sendo o grande destaque do São Paulo dentro de campo, os mais de 31,6 milhões seguidores atraem empresas que buscam divulgar seus produtos em postagens na internet.

Daniel Alves está entre os 15 brasileiros com maior número de seguidores no Instagram, numa lista que conta com personalidades como Anitta, Bruna Marquezine e Ivete Sangalo.

Essa é a nova realidade no mercado. Se antes o jogador precisava marcar gols para participar de campanhas publicitárias, hoje é possível ser atraente “apenas” pelo engajamento nas redes sociais. Uma só postagem patrocinada custa no mínimo R$ 40 mil, segundo especialistas da área. Há outros modelos de negócio, como ficar com porcentagem sobre o lucro que a marca tiver com a campanha ou até mesmo receber uma pequena participação das ações da empresa. No Brasil, o formato mais comum é o pagamento por cada postagem.

Estudo realizado pelo Ibope Repucom, que analisou os elencos dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, além de Cruzeiro e Vitória, mostra que o camisa 10 do São Paulo possui mais seguidores do que muitas equipes. O levantamento mapeou 718 atletas, uma média de 32,6 jogadores por clube. Destes, 92% possuem conta ativa no Instagram.

O Estadão conversou com três profissionais da área de marketing esportivo. E todos apontaram o principal fator para que Daniel Alves seja atraente para as marcas: a autenticidade. Enquanto alguns jogadores fazem postagens protocolares, muitas vezes realizadas pela sua equipe de comunicação, o meia do São Paulo mostra seu lado humano e se aproxima dos torcedores através da rede social. O jeito irreverente fez ele até se envolver em polêmica no mês passado, quando postou vídeo tocando instrumento de percussão em meio ao tratamento de fratura no antebraço direito.

“A marca quer um atleta que seja autêntico, que passe esse valor para o consumidor final. E o Daniel é assim. As pessoas identificam o que é ‘encheção de linguiça’ do que é verdadeiro. Mas ainda vejo a performance esportiva e posicionamento de mercado andando muito juntos. Então não adianta só ter seguidores e estar em má fase por um longo período”, diz Pedro Oliveira, sócio-fundador da OutField, empresa que trabalha com o planejamento de carreira do lutador do UFC Anderson Silva e com as marcas New Balance e Ello, que buscam parcerias no esporte.

Além do número de seguidores, o engajamento que o jogador tem é fundamental para atrair patrocinadores. Com as chamadas métricas de conteúdo, que conseguem identificar todos os números de alguma postagem, as empresas sabem exatamente o público que vai alcançar. Não adianta apenas ter milhares de seguidores, até porque é possível pagar para aumentar o número de fãs nas redes sociais, gerando uma interação que não é orgânica. Os esportistas sabem disso e cada vez mais buscam ampliar as relações com os torcedores pela internet.

“Os atletas usam esse contato direto com os fãs para construir uma marca forte, verdadeira. O Daniel é o principal esportista porque passou por muitos clubes grandes, ganhou títulos e é autêntico. Isso atrai anunciante, a empresa sabe exatamente o que está comprando, como vai se conectar ao consumidor final. Para a marca, talvez seja mais relevante a maneira como o torcedor se conecta ao jogador do que ele está fazendo dentro de campo. Tem jogador que briga por artilharia, mas não tem carisma. Não que a parte esportiva seja secundária, porque você não vai atrair quase nada se estiver em uma má fase absurda”, analisa Thiago Barros, que já cuidou das redes sociais do Cafu, Diego Ribas, Robinho, José Aldo e Anderson Varejão e hoje é gerente de conteúdo da Feng Brasil, empresa que administra as redes sociais do Maracanã e do Campeonato Brasileiro.

Para o palestrante e professor de marketing esportivo da ESPM Marcelo Palaia, as redes sociais aumentaram a importância da imagem dos esportistas fora de campo. Os atletas passaram a ser “influenciadores”, algo que as empresas buscam no mercado para divulgar seus produtos. E o dinheiro que chega dos patrocinadores pode representar boa parte do salário recebido dos clubes.

“O atleta é a última barreira do fã com o esporte, e as redes sociais aproximaram essa barreira, o fã fica mais próximo do ídolo. As marcas procuram influenciadores de todos os segmentos, como esporte, música e entretenimento. No esporte, o Daniel tem uma força muito grande. Jogou em times importantes, foi titular da seleção por muito tempo… A imagem é muito forte e ele sempre foi visto como uma pessoa autêntica, é marcado por isso”, comenta Palaia.

CONSELHEIRO DE PRÊMIO AMBIENTAL – A influência de Daniel Alves chamou a atenção do príncipe William, que convidou o meia do São Paulo para ser membro do conselho do Prêmio Earthshot. O jogador fará parte ao lado da cantora Shakira e de Christiana Figueres, ex-chefe do clima da ONU, responsável pelo histórico Acordo de Clima de Paris.

Lançado pelo príncipe William e pela Fundação Real do Duque e Duquesa de Cambridge, o Earthshot é um prêmio ambiental global de 50 milhões de libras (aproximadamente R$ 364 milhões) para reconhecer as soluções mais inspiradoras para os maiores desafios ambientais do mundo. Serão cinco premiados, de 2021 a 2030.

Daniel Alves também tem usado as redes sociais para divulgar a campanha “Corona no Paredão” da ONG Gerando Falcões, com o objetivo de levar alimentos às famílias que estavam em isolamento social em comunidades carentes. “Essa é a nossa grande oportunidade de melhorar um pouco o nosso país e humanizá-lo um pouco mais”, escreveu o meia.

Veja o Top 10 de atletas do futebol brasileiro com mais seguidores no Instagram:

Daniel Alves (São Paulo) – 31,5 milhões

Gabriel Barbosa (Flamengo) – 7,7 milhões

Filipe Luís (Flamengo) – 5,5 milhões

Diego Ribas (Flamengo) – 4,2 milhões

Paolo Guerrero (Internacional) – 4 milhões

Bruno Henrique (Flamengo) – 3,6 milhões

Éverton Ribeiro (Flamengo) – 3 milhões

Arrascaeta (Flamengo) – 2,9 milhões

Felipe Melo (Palmeiras) – 2,8 milhões

Fred (Fluminense) – 2,6 milhões

Confira os elencos dos clubes brasileiros com mais seguidores no Instagram

Flamengo – 46,2 milhões

São Paulo – 39,1 milhões

Palmeiras – 13,7 milhões

Corinthians – 10,9 milhões

Grêmio – 9,4 milhões

Internacional – 9.2 milhões

Fluminense – 7,8 milhões

Vasco – 6,3 milhões

Atlético-MG – 6,2 milhões

Santos – 4,5 milhões

Por Estadão Conteúdo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Ginasta da Espanha morre ‘repentinamente’ aos 17 anos vítima de meningite

María Herranz Gómez morreu aos 17 anos vítima de meningite.

Publicado

em

A ginasta espanhola María Herranz Gómez morreu aos 17 anos vítima de meningite. De acordo com informações da Câmara Municipal de Cabanillas del Campo, cidade na Espanha, a doença atingiu a atleta de ginástica de trampolim de forma abrupta, em 24 horas, e o óbito foi declarado no Hospital Universitário da cidade.

“María nos deixou repentinamente. A Câmara Municipal de Cabanillas del Campo deseja expressar o mais profundo pesar e dor por uma circunstância tão trágica, e envia as mais profundas condolências a todos os familiares e amigos de María”, escreveu o órgão em nota. A cidade também decretou luto oficial de dois dias.

María representou a seleção espanhola na Copa do Mundo de ginástica de trampolim, que ocorreu em Birmingham, na Inglaterra, em novembro do ano passado. A jovem também competiu no Campeonato Espanhol.

A Federação Espanhola de Ginástica lamentou a morte da jovem. “Nossas mais profundas condolências à família e amigos. A ginástica espanhola sempre se lembrará de você”, disse a entidade nas redes sociais.

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

São Paulo contrata técnico argentino Zubeldía

Publicado

em

O São Paulo contratou o técnico argentino Luis Zubeldía para comandar o time até o fim de 2025.

Ele treinou o LDU de Quito no ano passado, conquistando a Copa Sul-Americana contra o Fortaleza.

O anúncio deve ser feito nas próximas horas. O acordo já foi selado, mas ainda falta assinar o contrato. O clube e o empresário do treinador estão acertando detalhes burocráticos.

O presidente do São Paulo, Julio Casares, fez uma reunião de mais de uma hora por Zoom com Zubeldía na tarde de quinta (18). O técnico estava na Argentina.

Zubeldía, que tem 43 anos, sempre foi a primeira opção do São Paulo, que chegou a sondá-lo de forma indireta no começo do ano para susbstituir Dorival Junior, que foi para a seleção brasileira.

O empresário dele sinalizou, no entanto, naquele momento, que o treinador ainda queria ficar mais tempo fora do mercado. Ele tinha se desligado havia pouco tempo do LDU de Quito, do Equador. E Thiago Carpini foi contratado, para ser demitido na quinta (18), depois de apenas quatro meses no comando do time e uma sucessão de fracassos.

Neste domingo (21), contra o Atlético-GO, pelo Brasileiro, o tricolor deve ser comandado pelo auxiliar fixo Milton Cruz. O argentino deve acompanhar a partida da tribuna.

A tendência é de a estreia ser contra o Barcelona, no Equador, na quinta, pela Libertadores.

Além do LDU, Zebeldía já treinou clubes como o argentino Lanús, onde também foi jogador, Barcelona (Equador), Racing (Argentina), Cerro Porteño (Paraguai) e Alavés (Espanha).

Carpini foi demitido depois da derrota de 2 a 1 para o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro na noite de quarta (17).

Anunciado no início de janeiro como substituto de Dorival Junior, ele comandou o São Paulo em apenas 18 jogos, com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 50%.

Fonte:  FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Carpini deixa o São Paulo com pior aproveitamento desde Cuca; veja números

Carpini termina sua passagem de 18 jogos com 50% de aproveitamento.

Publicado

em

Demitido do São Paulo nesta quinta-feira (18), o técnico Thiago Carpini deixa o clube com aproveitamento anterior a seus antecessores.

Carpini termina sua passagem de 18 jogos com 50% de aproveitamento. O São Paulo venceu sete vezes, empatou seis e perdeu cinco sob o comando do técnico de 39 anos. O cálculo conta como empates as duas partidas que foram definidas em disputas de pênaltis -contra o Palmeiras, na Supercopa do Brasil, e contra o Novorizontino, no Paulista.

O percentual de pontos conquistados é inferior aos quatro antecessores que ocuparam o cargo de maneira efetiva. Dorival Júnior, Rogério Ceni e Hernán Crespo e Fernando Diniz tiveram aproveitamento melhor em suas passagens recentes pelo São Paulo. É preciso retomar a Cuca, em 2019, para encontrar números piores que os de Carpini -47,44% de aproveitamento.

Carpini teve menos jogos que qualquer treinador desde André Jardine. O antigo técnico da base tricolor teve apenas oito jogos à frente da equipe profissional no início de 2019.

Ao contrário de Ceni, Diniz e Cuca, Carpini conquistou um título. O técnico ergueu a Supercopa do Brasil após bater o Palmeiras nos pênaltis, em seu quinto jogo à frente do time tricolor.

Crespo tem o melhor aproveitamento entre os técnicos do São Paulo nas últimas cinco temporadas. Os números do argentino são impulsionados pela campanha do título paulista de 2021 (77,08% em 16 jogos), mas a performance no Brasileirão foi ruim (44,44% em 21 rodadas).

APROVEITAMENTO DE CARPINI E ANTECESSORES NO SÃO PAULO

Thiago Carpini (2024): 7 vitórias, 6 empates, 5 derrotas – 50% de aproveitamento
Dorival Jr (2023): 25v, 13e, 16d – 54,32%

Rogério Ceni (2021-23): 49v, 28e, 29d – 55,03%
Hernán Crespo (2021): 24v, 19e, 10d – 57,23%
Fernando Diniz (2019-2021): 34v, 21e, 20d – 54,66%
Cuca (2019): 9v, 10e, 7d – 47,44%.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!