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Saúde

Déficit nutricional pode comprometer a visão no médio prazo

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Oftalmologista revela o que as pessoas devem comer para enxergar melhor

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, se depararam com um caso raro na Medicina: um rapaz de 17 anos com perda de visão sem causa aparente. Depois de muita investigação, chegaram à conclusão de que, embora o jovem tivesse peso e altura compatíveis com sua faixa etária, o excesso de alimentação com baixo ou nenhum valor nutricional – o que inclui frituras, salgadinhos industrializados, biscoitos e fast-food – foi responsável pela neuropatia óptica desenvolvida ao longo de vários anos.

A neuropatia óptica nutricional é uma disfunção do nervo óptico que pode ser revertida se diagnosticada e tratada precocemente, incluindo uma mudança radical nos hábitos alimentares do paciente. Quando não tratada, pode levar a danos estruturais permanentes no nervo óptico e cegueira. No Reino Unido, assim como nos demais países desenvolvidos, as causas mais comuns desse tipo de comprometimento da visão são graves problemas intestinais ou medicamentos que interferem na absorção de vários nutrientes importantes. Os testes mostraram que o paciente apresentava deficiência de vitamina B12, baixos níveis de cobre e selênio, alto nível de zinco e baixíssimo nível de vitamina D.

Na opinião da coordenadora do estudo, a médica oftalmologista Denize Atan, este caso demonstra que avaliar apenas a quantidade calórica ingerida pelo paciente ou ainda seu IMC não é suficiente para conhecer o status nutricional de uma pessoa. “Nossa visão exerce um papel tão importante na qualidade de vida, educação, emprego, vida social e saúde mental, que precisamos cuidar bem dela”. Quem compartilha esse posicionamento é o oftalmologista brasileiro Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo. “Ter hábitos saudáveis, como comer e dormir bem, além de não fumar e se hidratar sempre, é meio caminho andado para ter boa saúde ocular”.

De acordo com o médico, a dieta mediterrânea é um modelo nutricional ao qual os brasileiros com ascendência italiana ou grega estão razoavelmente familiarizados e que faz muito bem à visão. “Os alimentos tradicionalmente mais consumidos incluem cereais, frutas, legumes, azeite, peixes e nozes. Carne e derivados de leite são consumidos em pouca quantidade. Já o vinho e o suco de uva integral são altamente recomendados, mas em doses moderadas. Existem variantes dessa dieta que são contribuições de outros países banhados pelo Mediterrâneo, como França, Espanha, Portugal, Marrocos, Turquia etc. Tudo vai depender da produção agrícola e de fatores culturais e religiosos”.

Estudo realizado em Coimbra (Portugal) revelou que esse tipo de alimentação pode efetivamente reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Neves afirma que somente essa doença ocular acomete quase 30% dos pacientes acima dos 75 anos. “É importante se comprometer com a diminuição da ingestão de carboidratos, alimentos gordurosos, carne vermelha, embutidos, açúcar e sal. Também é fundamental acrescentar mais peixes às refeições, principalmente salmão, atum, sardinha e bacalhau – que são ricos em Omega-3. Aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e luteína traz vários benefícios para a saúde ocular e para a saúde em geral. Alimentos antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ainda doenças como degeneração macular, catarata e olho seco. Sendo assim, vale a pena ingerir mais frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro (espinafre, couve e brócolis), já que contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres”.

O oftalmologista aproveita para “viralizar” uma receita. “A salada para enxergar bem deve acompanhar um salmão ou atum grelhado durante as refeições e leva um maço de espinafre cortado, seis folhas frescas de alface, duas cenouras raladas, uma berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos, um maço de brócolis, cubinhos de pimentão sem pele (amarelo, verde e vermelho), seis unidades de couve-de-bruxelas, sementes de linhaça dourada e castanhas-do-pará trituradas. Esses ingredientes são ricos em nutrientes importantes para a visão e a salada pode ser temperada com um molho igualmente especial, que leva óleo de canola, suco de limão, vinagre de maçã, mostarda de Dijon, um filé de anchova ralado, uma gema de ovo e queijo parmesão. Trata-se de uma refeição excelente não só para os dias quentes, mas para o ano inteiro”.

Por Notícias ao Minuto Brasil

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Saúde

Não coma fruta parcialmente podre, alerta OMS

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É comum cortar a parte podre de uma fruta ou de um vegetal e comer o resto, mas a Organização Mundial de Saúde chama a atenção para o perigo dos bolores e micotoxinas

Na tentativa de evitar o desperdício alimentar, muitas pessoas optam por retirar a parte podre dos alimentos e consumir o resto. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que certos alimentos que parecem parcialmente podres, estarão totalmente podres. 

Assim, o conselho é para que se desfaça, na totalidade, de peças de fruta ou alguns alimentos quando estes estão visivelmente com partes estragadas.

O perigo vem através de micotoxinas e fungos que penetram nos produtos alimentares. Quando uma maçã, por exemplo, parece ter uma mancha de podridão, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto porque as micotoxinas já terão se espalhado pelo resto do fruto. O mesmo acontece com os bolores visíveis na fruta.

Ainda assim, esta regra apenas se aplica a frutos úmidos e de texturas suaves, nos quais as micotoxinas penetram mais facilmente, como as carnes cruas ou cozidas, a maioria das frutas, os iogurtes, os leites, o pão ou as frutas e vegetais moles. (POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

 

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Saúde

Cinco maneiras de baixar a tensão arterial

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Um estilo de vida saudável pode ser a resposta para o problema

tensão arterial é a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias, enquanto o coração bombeia o sangue pelo corpo. Saber como baixar a tensão arterial rapidamente pode ser muito útil para aqueles que sofrem com hipertensão arterial, já que a patologia pode potenciar o risco do aparecimento de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral.

É possível baixar a tensão arterial rapidamente com pequenas mudanças no estilo de vida. Essas mudanças podem reduzir significativamente o risco de patologias associadas, sem a necessidade de medicamentos.

  1. Exercícios físicos: Apenas 30 minutos de caminhada pode reduzir a pressão arterial. O coração fica mais forte e bombeia o sangue com menos esforço, colocando menos pressão nas artérias e diminui a tensão arterial.
  2. Alimentação proibida e aconselhada: Deve reduzir a ingestão de sódio, beber menos álcool, reduzir os alimentos processados, açúcar e carboidratos e ingerir mais potássio. 
  3. Controlar o stress: O stress é um dos principais impulsionadores da tensão alta. 
  4. Dormir bem: O sono faz baixar tensão arterial rapidamente. Se a pessoa não dorme bem, isso pode afetar a tensão arterial.
  5. Parar de fumar: A longo prazo, as substâncias químicas presentes no cigarro aumentam a tensão arterial, danificando as paredes dos vasos sanguíneos, causando inflamação e prejudicando as artérias. (POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

 

 

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Saúde

Saiba como prevenir e tratar o problema das frieiras

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O aparecimento de frieiras durante os meses mais frios ou mais quentes é bastante comum

As frieiras são lesões da pele que aparecem devido a uma ação física sobre os vasos sanguíneos superficiais. As frieiras caracterizam-se pela manifestação de sintomas bastante desconfortáveis, como bolhas, fissuras e inchaço e afetam, normalmente, as extremidades do corpo como as mãos, o nariz, as orelhas e os pés.

Frieira é o termo usado para designar as micoses, que são infecções causadas por fungos. Estes fungos são encontrados em todos os lugares da natureza e nos seres humanos.

Se suspeita que pode ter frieiras, saiba que deve consultar um médico quando a pele começar a ficar pálida ou esbranquiçada e com a presença de bolhas, se os sintomas como a vermelhidão e a dor se agravarem, se tiver febre, dor intensa ou dificuldade na mobilidade da região afetada.

  • Hidrate a pele diariamente.
  • Cuide bem das regiões mais desprotegidas do seu corpo contra umidade. 
  • Secar bem o corpo após o banho, principalmente os pés, virilhas e axilas.
  • Utilize roupas e calçado confortáveis e que possam arejar a região.

Como tratar as frieiras

Além das medidas preventivas, o tratamento das frieiras pode incluir a toma de medicamentos com ação vasodilatadora. Esta medida só pode ser aplicada pelo médico e com receita médica, e é aplicada em casos mais graves de frieiras, quando os cuidados básicos diários não estão fazendo qualquer efeito na redução dos sintomas. Lavar e secar bem as roupas e meias podem ajudar também.

 POR NOTÍCIAS AO MINUTO

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