Conecte-se Conosco

Destaque

Dez fatos sobre o desempenho de Bolsonaro na pesquisa Datafolha

Publicado

em

 

Pré-candidato à Presidência aparece com 19% das intenções de voto.

Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança da corrida presidencial na pesquisa do Datafolha nos cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está ausente, com 19% das preferências.

O capitão da reserva ganhou terreno no último ano e se consolidou no primeiro pelotão da disputa, mas ainda enfrenta desafios.

1. Bolsonaro tem curva de crescimento, mas desacelera

Em um ano, as menções espontâneas ao nome de Bolsonaro subiram de 8% para 12%, mas o crescimento do pré-candidato desacelerou. Houve oscilações nos últimos meses dentro do eleitorado que puxou sua alta em 2017.

No Sul e no Sudeste, por exemplo, Bolsonaro ficou estável na pesquisa espontânea –melhor maneira de comparar a curva de um candidato, uma vez que o rol de candidatos apresentados aos entrevistados variou ao longo do tempo.

Entre eleitores com curso superior, o pré-candidato do PSL chegou a 19% nesse trecho do levantamento. Há um ano, ele tinha 11% no grupo.

2. Militar vai melhor entre homens e eleitores com mais anos de estudo

Bolsonaro tem índices mais altos entre os homens (26%) do que entre as mulheres (12%). Seu desempenho também cresce entre eleitores com curso superior (25%, contra 11% no segmento com apenas o ensino fundamental).

A divisão regional também é significativa: ele tem 26% no Centro-Oeste, 22% no Sul e no Norte, 20% no Sudeste e apenas 12% no Nordeste.

3. Estável, rejeição é mais alta no Nordeste e entre eleitores com curso superior

Os índices de rejeição de Bolsonaro estão no patamar de 30% desde junho de 2017. Na pesquisa mais recente, o número ficou em 32%.

Sua maior taxa de rejeição surge entre eleitores com ensino superior completo (40%). No grupo com apenas o ensino fundamental, esse número é de 24%. Entre as regiões, o maior percentual de eleitores que disseram não votar em Bolsonaro “de jeito nenhum” está no Nordeste (41%) e o menor, no Norte (20%).

4. Números mostram dificuldades no segundo turno

Bolsonaro só vence uma das cinco simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha. Ele teria 36% contra Fernando Haddad, que aparece com 27%.

O presidenciável do PSL perderia para Lula (49% a 32%) e Marina Silva (42% a 32%), e ficaria empatado com Geraldo Alckmin (33% a 33%) e Ciro Gomes (36% a 34% para Ciro).

5. Quase 1/3 gostaria de apoio de Lula a Bolsonaro

O Datafolha perguntou quem deveria receber o apoio de Lula caso o ex-presidente não esteja na corrida presidencial. Entre os eleitores de Bolsonaro, 30% disseram que o petista deveria abraçar o capitão da reserva. Outros 25% afirmaram que Lula não deve apoiar ninguém.

6. Maioria dos apoiadores diz que democracia é melhor, mas 28% preferem ditadura

No grupo que declara voto no militar, 28% disseram que “em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático”. Bolsonaro é o pré-candidato cujos eleitores apresentam o maior índice de apoio a um regime autoritário.

Outros 53% afirmaram que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo e 16% disseram que “tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura”.

7. Eleitor confia mais nas Forças Armadas, nas empresas e no Judiciário

Os eleitores de Bolsonaro confiam mais nas Forças Armadas (87%) do que em qualquer outra instituição. O índice de confiança também é alto para o Judiciário e o Ministério Público (73%), e para as grandes empresas brasileiras (72%).

8. Cerca de 2/3 dizem que paralisação dos caminhoneiros trouxe prejuízos

Assim como os demais eleitores, os brasileiros que declaram voto em Bolsonaro acreditam que a paralisação dos caminhoneiros trouxe mais prejuízos do que benefícios para o país de maneira geral.

Segundo a pesquisa, 65% deles fizeram essa afirmação, e 25% disseram que houve mais benefícios do que prejuízos.

9. Maioria quer controle do governo sobre a Petrobras, mesmo com prejuízo

A maioria dos eleitores de Bolsonaro (61%) disse que o governo deve controlar a Petrobras e baixar os preços dos combustíveis e do gás, mesmo que possa ter prejuízo.

Outros 36% acham que a estatal deve ficar livre para definir seus preços e buscar lucro como as outras empresas. Esse percentual é maior do que no restante do eleitorado: 24% dos entrevistados que preferem outros candidatos concordam com essa ideia.

10. Eleitor de Bolsonaro se divide sobre orgulho com o país

Entre brasileiros que declaram voto no militar, 57% disseram ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro, enquanto 40% responde que tem mais vergonha do país.

Em relação à economia, esse grupo acompanha o comportamento do restante dos entrevistados: 74% responderam que a situação econômica do país piorou nos últimos seis meses. Apenas 8% afirmaram que melhorou e 18%, que ficou como estava. Com informações da Folhapress.

Destaque

Cedro-PE: Vereadores começam ano legislativo nesta segunda-feira (18)

Publicado

em

Os vereadores do Cedro, cidade sertaneja do sertão central do estado pernambucano, darão início ao ano legislativo de 2019, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro de  2019.

Eleito para comandar os trabalhos do poder legislativo municipal, o vereador José Galvão Neto (Zé de Benga), irá presidir a primeira sessão ordinária do 1º semestre de 2019, após ter sido eleito no final do ano de 2018 para presidir a casa legislativa dos cedrenses, no biênio 2019/2020.

Zé de Benga usou as redes sociais para convidar toda a população para se fazer presente na manhã desta segunda-feira, às 10:00h, na Câmara Municipal do Cedro e acompanhar os trabalhos dos seus representantes.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Carnaubeira da Penha: Prefeito Dr. Manoel e equipe de governo inauguram novo prédio da Escola Capitulina Gonçalves de Sá

Publicado

em

Nessa sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019, aconteceu a cerimônia de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, no Distrito de Barra do Silva, município de Carnaubeira da Penha-PE.

A referida Escola, que desde o ano de 2005 carrega o nome da avó do atual prefeito do município, Dr. Manoel, a pedido do seu pai, José Pedro (Zé de Nozinho), foi nomeada, anteriormente, por Escola Típica Rural, na década de 50, época em que tinha nas suas dependências de instalação apenas um pavilhão, uma sala de aula, uma casa residencial, dois banheiros e um almoxarifado, construídos pela rede estadual, e tendo como destaques no ensino, as professoras Arlinda e Maria do Carmo.

Na década de 60, foi nomeada por Escola Municipal Barra do Silva, época em que houve uma melhora significativa na educação do município, aumentando o número de alunos, além dos períodos de funcionamento (manhã e tarde), como houve também, a implantação do Mobral para jovens e adultos, tendo como destaque no ensino, a professora Maria Dilma de Sá Ferraz.

Todavia, além das mudanças de nomes da Escola, havia uma necessidade urgente e o grande anseio da população carnaubeirense, de que fosse construída uma nova estrutura, pois a escola funcionava em um prédio muito antigo, construído na década de 40, a pedido do Sr. João Paulo ao candidato a deputado estadual, à época, Gomes Maranhão, e inaugurada em 1950, no mandato do ex-governador Agamenon Magalhães.

Contudo, o gestor municipal, demonstrando muito compromisso e determinação em suprir os anseios da população, e comungando do mesmo pensamento de todos os munícipes, como também, muito insatisfeito com a estrutura do antigo imóvel, e com o desejo principal de oferecer uma maior comodidade a toda a equipe da direção, professores, auxiliares e, principalmente, ao alunado, uniu todos os esforços para concretizar esta bela, grandiosa e importantíssima obra, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), num valor estimado em mais de R$ 1.100.000,00 (Um milhão e cem mil reais).

Segundo a direção do estabelecimento de ensino, as aulas terão início na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, no novo prédio que comportará cerca de 220 alunos, divididos entre os Ensinos Fundamental I e II, ou seja, do 1º ao 9º ano.

Estiveram presentes ao ato de inauguração, o Prefeito Dr. Manoel; o seu pai, José Pedro (Zé de Nozinho); a Secretária Municipal de Educação, Mariciana Davi; a Diretora da Escola Estadual João Rodrigues Leite, Janielena Paulino; o Presidente da Câmara de vereadores, Jean Bastos; o vereador Giovani Novaes (Gió); o Secretário de Saúde Bucal, Nelson Marcalino; a Diretora da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, Ozanira Daniede; o Secretário de Esportes, Clenaldo; o Supervisor do Ensino Fundamental I, Fabrício, dentre outras personalidades e autoridades.

No ato do evento de inauguração do prédio da Escola, houve as seguintes apresentações:

-Dança do Carimbó, com as participantes, Íris Bezerra e Maria Natália;

-Banda de pífanos, com os participantes, Cicero, João notícia, Adenaldo e Antônio.

Confira todo o ato do evento de inauguração através dos vídeos e das fotos abaixo

Pronunciamento do Prefeito Dr. Manoel:

Pronunciamento do Ver Jean Bastos (Presidente da CMCP) Parte 01:

Pronunciamento do Ver Jean Bastos (Presidente da CMCP) Parte 02:

Pronunciamento do Vererador Giovani Novaes (Gió):

Pronunciamento do senhor José Pedro (Zé de Nozinho):

Pronunciamento do senhor Nelson Marcalino – Sec de Saúde Bucal:

Pronunciamento da  senhora Marciana Torres – Sec de Educação:

Pronunciamento da senhora Jandielena – Dir Esc Est João Rodrigues Leite:

Apresentação da dança de Carimbó:

Apresentação da banda de Pífanos:

Veja algumas fotos da solenidade:

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º BPM, desta sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas desta  sexta-feira15 de Fevereiro de 2019.

(ARROMBAMENTO/ TENTATIVA DE FURTO) (FLAGRANTE)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 150640FEV2019

Local               : Borborema;

Imputado        :A A F de L, 40 anos;

Endereço        :Serra Talhada – PE;

Vítima             :O S dos S, 37 anos;

Endereço        : Serra Talhada – PE;

  1. N°           :329/2019 (M- 10315173);

Resumo           : Policiais Militares do 14º BPM ao realizarem rondas foram solicitados via central de rádio para averiguar um furto a uma oficina. Chegando ao local, foi constatada a veracidade do fato, onde o imputado já havia sido detido por populares e agredido por eles. Segundo a vítima, o imputado havia destelhado seu estabelecimento comercial (oficina) e foi encontrado tentando subtrair peças de veículos. Diante o fato, as partes foram conduzidas a DPC e o imputado autuado em flagrante delito.

(ASSALTO/ROUBO)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 151600FEV2019

Local               :Estrada Carroçável que dá acesso a cerâmica Maranata, Zona Rural;

Vítima             :J E de L, 19 anos;

Endereço        : Varzinha- PE;

  1. N°           :330/2019 (M- 10315760);

Resumo           : Policiais Militares do 14º BPM foram solicitados via central de rádio para averiguar uma informação de que um veículo havia sido tomado de assalto. Ao ser localizado a vítima, este informou que havia tido seu capacete, celular e motocicleta Honda Fan 125 na cor preta e de placa KLE-4*** tomados de assalto na estrada acima citada, por dois indivíduos portando uma espingarda e um punhal. Diante o exposto, o policiamento efetuou diligências no intuito da captura dos imputados, porém não obtive êxito, com isso, a vítima foi encaminhada à DPC e a ocorrência registrada para adoção das medidas legais cabíveis.

(FURTO/ CELULAR RECUPERADO) (FLAGRANTE)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : Centro;

Imputado        :J S P, 21 anos;

Endereço        :Serra Talhada- PE;

Vítima             :M A de L, 30 anos;

Endereço        : Serra Talhada- PE;

  1. N°           :331/2019 (M- 10316045);

Resumo           : Policiais Militares da Equipe ROCAM ao realizarem rondas flagraram o imputado acima citado em atitude suspeita e saindo apressado ao avistar o policiamento. Ao ser abordado, foi localizado no local um celular sem chip. Como as redes sociais ainda estavam abertas foi possível localizar a proprietária do aparelho. Ao entrarem em contato, foram informados por ela que seu celular havia sido furtado durante a tarde de hoje. Diante o fato, as partes foram conduzidas a DPC local onde o imputado foi autuado em flagrante delito. (Com informações do 14º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending