Conecte-se Conosco

Destaque

Dia 1º de maio será marcado por atos a favor e contra impeachment

Publicado

em

mst06

Lula e Dilma participam, neste domingo (1º), do ato no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Já os deputados Paulinho da Força (PDT) e Major Olímpio (SD-SP), marcam presença na zona norte da capital.

As principais centrais sindicais e movimentos sociais do país vão às ruas neste domingo (1º), nos atos convocados por ocasião do Dia do Trabalho. Juntos, CUT, CTB, Intersindical, MST, MTST, CMP, e todas as mais de 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

“O projeto do Temer e dos empresários que financiam o golpe é extinguir ou reduzir programas sociais e direitos conquistados com muita luta como carteira assinada. Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E como diz o jornal O Globo de hoje ‘privatizar tudo que for possível’”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff confirmaram presença na celebração do 1º de Maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. O evento tem início previsto para as 10h. Outras lideranças petistas, como o prefeito Fernando Haddad, também foram convidadas. Lula agendou sua participação para as 13h e Dilma, para as 14h. Ambos falarão ao público presente.

O evento da CUT começa às 10h. À tarde estão confirmadas as participações de Beth Carvalho, Martinho da Vila, Detonautas, Chico César e Luana Hansen. Haverá também feira gastronômica, unidades móveis de atendimento, atrações para as crianças e outros serviços à população.

Protestos contra

No lado oposto, a Força Sindical organiza manifestações na zona norte de São Paulo, com presença confirmada de deputados federais que fizeram campanha pelo impeachment, como Carlos Sampaio (PSDB-SP), André Moura (PSC-SE), Major Olímpio (SD-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

De acordo com as informações da Folha de S. Paulo, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que em 2015 participaram das festas de 1º de Maio da Força Sindical, neste ano não devem comparecer.

“Em vez de chamar estrelas, preferimos dar preferência a nomes que brilharam na condução do processo de impeachment”, justifica o presidente da central e deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, um dos principais articuladores do impeachment de Dilma na Câmara, e aliado de primeira hora de Eduardo Cunha.

Também foram convidados a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Vai ser um contraponto com o 1º de Maio do PT. E é uma oportunidade para explicar um pouco para as pessoas que vão estar lá como foi o processo de impeachment e como vai ser o futuro, como a gente imagina que o governo Temer pode conduzir a economia”, diz Paulinho.

O evento começa às 7h, com apresentação de cantores sertanejos. Os principais artistas, como Gusttavo Lima, Michel Teló, Paula Fernandes e Eduardo Costa, se apresentam após as 9h. O ato político está previsto para as 11h.

Confira a lista dos lugares com protestos pró Dilma:

Alagoas

Cidade: Maceió

7hs – Concentração no Posto 7 (Praia) caminhada até Alagoinha (2 KM)

Por volta das 12hs, termina com Ato Político e Cultura pela Democracia – Movimento Sindical e Movimentos Sociais.

Bahia

Cidade: Salvador

11h – Ato político, ecumênico e cultural em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos, no Farol da Barra.

Outras 13 cidades terão atos na Bahia:

Itabuna, Eunápolis, Vitoria da Conquista, Paulo Afonso, Camaçari, Vale Jiquiriçá, Valença, Santo Antônio de Jesus e outras

Ceará

Cidade: Fortaleza

8h – Concentração na Areninha do Pirambu. Logo após terá uma caminha pela Avenida Presidente Castelo Branco e encerramento com ato político no Cuca da Barra.

Cidade: Icó-CE

7h30 – Concentração no Balão de Padre Cícero

Distrito Federal

Brasilia inicia as comemorações no dia 30

A CUT Brasília realizará uma Virada Cultural (Eixo Monumental Setor Divulgação Cultural – estacionamento da Funarte – entre a Torre de TV e a Funarte) a partir das 16h do dia 30 de abril até o dia 1º de maio.

A virada terá apresentação teatral para as crianças e a partir das 19h shows com artistas da cidade.

No dia 1º será realizado um ato unificado com as frentes e logo após o ato, enceramento com uma roda de samba.

Espírito Santo

Cidade: Vitória também inicia as comemorações no dia 30

30/04 – 10hs – Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável

19hs – Luau com Preta Roots e Renato Casanova

01/04 – 07hs – Concentração e Caminhada da Praça dos Namorados até o Espaço Vida Saudável

10hs – Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável.

11hs – Ato Político e show com Mano Feijó, Gang Sem Frescura e Bloco Bleque

Goiás

Cidade: Goiânia também inicia no dia 30

10h – Tem virada do Dia 30/04 ao dia 1º/05. No sábado a atividade começa 10h, na Praça do Trabalhador. No domingo, a festa continuará com apresentações musicais e ato político.

Maranhão

Cidade: São Luis

9h – dia 1º – Caminhada do Trabalhador, na Praça João Lisboa

Mato Grosso

Cidade: Cuiabá

15h – dia 1º Caminhada saindo do INCRA-CPA até Praça Cultural CPA II, onde acontecerá a partir das 17 horas – Ato Político pela Democracia com atividades Culturais

Minas Gerais

Cidade: Belo Horizonte

10h – dia 1º/05 – Ato em defesa da democracia e contra o golpe. Marcha da Praça Afonso Arinos até a Praça da Liberdade; Ato político-cultural na Praça da Liberdade; Lançamento do Acampamento da Democracia.

Pará

Cidade: Belém

8h – dia 1º – Ato cultural na Praça da República, com café da Acolhida, com participação dos Movimentos Sociais.

Paraíba

Cidade: João Pessoa

Ato “Democrassoca” uma alusão aos muriçocas do Miramar um bloco de carnaval. Sairá da praça das muriçocas até o busto de Tamandaré. Com manifestações culturais e políticas

Paraná

Cidade: Curitiba

29/04 – O ato lembrará um ano do massacre contra os professores. A concentração começa às 14h, na Praça Rui Barbosa.

Pernambuco

Cidade de Recife

Acampamento desde o dia 25 na Praça do Derby

No dia 1º, caminhada a partir das 9hs pelo centro de Recife, terminando na Rua da Moeda (Recife Velho). Ato Político a partir das 12hs e a partir das 14hs Ato Cultura (Junto com tradicional Festa da Lavadeira)

Piauí

Cidade: Teresina

Café da Manha com [email protected], na praça Rio Branco às 9 horas da manhã de sábado dia 30 nesse evento dialogaremos com a população sobre Democracia, direitos ameaçados, impeachment é golpe e panfletagem todas entidades que tiverem interesse na pauta venham lutar conosco por um Brasil melhor para [email protected]!!!

Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro

Dia 29 – Ato da Frente Brasil Popular a partir das 18hs na Lapa – Encerramento com Show Arlindo Cruz

Dia 30 – Viradão (de sábado para Domingo) a partir das 20hs na Lapa com a Juventude, Várias atrações culturais

Dia 01 – 1º de Maio da CUT – A partir das 14 horas na Lapa – Roda de Samba com diversas atrações Culturais .

Rio Grande do Norte

Cidade: Natal

9h – dia 1º – Grande ato de resistência ao Golpe, concentração na Praça das Flores, em Petrópolis. Em seguida, os trabalhadores e trabalhadoras, seguirão em caminhada até a Praia do Meio, onde um ato de rua encerrará o nosso grande ato.

Cidade: Mossoró

Dia 29/04 – 17h30 – Mulheres Abraçam Dilma – Memorial da Resistência

20h00 – Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Alto da Conceição.

Dia 30/04 – 17h30 – Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Rio Grande do Sul

Cidade: Porto Alegre

10h – dia 1º – Ato junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção com movimentos sindical e sociais

Rondônia

Cidade: Porto Velho

16h – Ato Político / Cultural – Praça Madeira Mamoré (Ponto Turístico da Cidade). Como é um local turístico, será feito panfletagem, falas e atividades culturais para conscientizar as pessoas Pela Democracia e contra Golpe.

Roraima

Cidade: Boa Vista

Dia 01 – Encontro na sede da FETRAFERR Com trabalhadores rurais e Urbanos

Das 08 às 18 horas – Ato pela Democracia

São Paulo

Cidade: São Paulo

01/05 – Assembleia Popular da Classe Trabalhadora contra o Golpe, na Defesa da Democracia e Por Nossos Direitos, no Vale do Anhangabaú a partir das 10h.

Cidade: Sâo Sebastião (Praia do Camburi)

01/05 – Caminhada dos Trabalhadores às 7h, na Praça dos Namorados

Cidade: Campinas

01/05 – As 9hs missa dos Trabalhadores – Catedral Metropolitana de Campinas

A Partir das 14 horas – Ato Político e Cultural – Praça de Esportes Amil Rached

Cidade: Bauru

01/05 – A partir das 18 horas – Local: Vitória Regia – Ato político, shows e roda de samba

Cidade: São Bernardo

A Partir das 10 horas – Local Espaço de Eventos Poliesportivos (Av. Kennedy)

Santa Catarina

Cidade Florianópolis:

Dia de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras – 15h – Largo da Alfandega

Cidade Chapecó:

Mateada dos trabalhadores contra o Golpe e em Defesa da Democracia – 16h – Em frente a Igreja Católica do Bairro Colatto

Cidade Joinville:

Encontro pela Democracia – 9h30 – Parque da Cidade

Cidade Laguna:

Ato em Defesa da Democracia e dos nossos Direitos – 15h – Próximo Ponte Anita Garibaldi em Cabeçudas.

Cidade Blumenau:

Classe Trabalhadora em Defesa da Democracia – 15h – Praça Dr. Blumenau

Sergipe

Cidade: Aracajú

A partir das 14h deste domingo, a Praça da Juventude no Conjunto Augusto Franco será o palco da Assembleia dos Trabalhadores contra o golpe.

Destaque

Raque Lyra entrega requalificação da PE-091 e autoriza restauração da PE-062

Publicado

em

A PE-091, rodovia  que liga o centro de Macaparana ao povoado de Pirauá, na Zona da Mata Norte, a PE-091 foi entregue totalmente requalificada nesta sexta-feira (6). De acordo com a gestão estadual, os serviços foram executados por meio de um investimento de R$ 19,5 milhões.
Ações de pavimentação, drenagem e sinalização foram executadas nos 10,4 quilômetros da via. Também foi assinada a ordem de serviço para restauração da PE-062, no município de Aliança. A governadora Raquel Lyra ainda acompanhou o avanço da obra de requalificação da PE-075, que liga as cidades de Goiana e Itambé.
“Nosso Governo está comprometido com o desenvolvimento regional. Temos investido recursos em obras nas estradas para garantir que quem vive na Zona da Mata possa ter mais emprego, renda e para que a população tenha o direito de ir e vir com mais segurança. Acreditamos muito na força do interior e de que quanto mais investirmos, mais essa região vai gerar riqueza para Pernambuco e oportunidades para a nossa gente”, destacou Raquel Lyra.
Executada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a nova PE-091 recebeu os serviços de recuperação do pavimento, implantação da nova camada de asfalto, novo sistema de drenagem, além da instalação da sinalização horizontal e vertical. 
Segundo o Governo, a obra beneficia diretamente mais de 25 mil moradores do município de Macaparana.
“A conclusão da obra melhora o acesso entre as cidades dessa região. A pista requalificada, com sinalização, gera mais segurança viária e facilita o deslocamento para o estado da Paraíba, por exemplo. Além disso, retoma o desenvolvimento para a área, com possibilidade de crescimento da economia”, comentou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
Já no município de Aliança, a chefe do Executivo estadual assinou ordem de serviço autorizando o início das obras da PE-062. A via será restaurada no trecho com 12 quilômetros que vai do entroncamento com a BR-408, em Aliança, até o povoado de Chã do Esconso. A obra deve beneficiar mais de 140 mil habitantes dos municípios da Mata Norte. Com investimento de R$ 10 milhões, ela deve ser concluída no início de 2025.
Acompanhando as agendas, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o comprometimento da atual gestão na melhoria das estradas. “Estamos caminhando no rumo certo para que o estado de Pernambuco tenha estradas novas e com mais qualidade. A governadora Raquel Lyra tem se comprometido com os investimentos necessários para atrair ainda mais desenvolvimento”, registrou.
A PE-062 é bastante utilizada como atalho para se chegar às praias do Litoral Norte e ao estado da Paraíba. A obra de restauração estava paralisada havia anos. Demanda antiga da população, a melhoria da via é fundamental para escoar a produção das indústrias instaladas na Mata Norte, principalmente do polo automotivo, e da produção agrícola local.
A PE-075, que interliga os municípios de Goiana e Itambé, recebe serviços em seus 39,7 quilômetros, do entroncamento com a PE-062, em Goiana, até o entroncamento com a PE-082, no distrito de Ibiranga, município de Itambé. A iniciativa conta com investimento de R$ 45 milhões e beneficiará cerca de 115 mil habitantes. A previsão é que a obra seja finalizada no próximo mês de outubro.
 
Obras no Agreste
O município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, também passará por obras de requalificação de vias de acesso ao distrito de Siriji. Por meio de um convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e o município, ruas da cidade serão pavimentadas, obra que está recebendo investimento de R$ 2,8 milhões do Estado. As obras iniciaram em junho.
São quatro ruas contempladas em Siriji e mais duas no centro da cidade. O objetivo do convênio é facilitar o acesso ao distrito e melhorar a mobilidade e infraestrutura da região.
 
(Foto: Janaína Pepeu/Secom)
Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Dataprev abre concurso com 236 vagas e formação de cadastro reserva

Publicado

em

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) começa a receber inscrições para seu novo concurso público para o preenchimento de 236 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 3.893,95 a R$ 9.173,62.

As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (6) e seguem até o dia 3 de outubro. Elas podem ser feitas neste link. A organização da seleção é da FGV (Fundação Getúlio Vargas), conforme edital do concurso publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta.

A validade do concurso é de dois anos -contados a partir da data de homologação do resultado final- podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Do total de postos, 5% serão destinados a pessoas com deficiência e 20% serão reservadas para candidatos pretos e pardos.

O edital prevê vagas para todas as unidades da empresa, localizadas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina. As provas serão aplicadas em todo o território nacional.

QUAL O CALENDÁRIO DO CONCURSO DATAPREV 2024?

Atividade – Data

  • Divulgação do edital – 6 de setembro
  • Período de inscrição – de 6 de setembro a 3 de outubro
  • Aplicação das Provas – 17 de novembro

A datas de divulgação dos resultados finais ainda não foram divulgadas.

QUAIS SÃO OS CARGOS?

O concurso prevê a abertura de vagas para os cargos de analista de tecnologia da informação, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho, com remuneração inicial de R$ 9.173,62.

Para os que se candidatarem à vaga de analista de processamento, o salário inicial é de 7.103,3. Os cargos de auxiliar de enfermagem e técnico de segurança do trabalho têm o valor inicial de R$ 3.893,95.

Os contratados recebem, além do salário-base e do adicional de atividade, benefícios previstos no acordo coletivo da categoria e em normativos internos como vales alimentação/refeição no valor de R$ 1.165,20; auxílio pré-escolar ou escolar para filhos de até R$ 1.586,71; auxílio-tratamento especializado para filhos com deficiência de até R$ 1.230; seguro de vida em grupo; reembolso de assistência à saúde; PLR ( Participação nos Lucros e Resultados); Gratificação Variável por Resultado; possibilidade de progressão na carreira e plano de previdência complementar (Prevdata).

O QUE ACONTECE COM O CONCURSO PÚBLICO DE 2023?

Segundo a Dataprev, o concurso público de 2023, válido até o dia 28 de novembro deste ano, não será prorrogado. A seleção havia previsto a contratação imediata para 222 vagas, e o número de contratações efetivas já passa de 380.

A decisão para a formulação do novo concurso ” considerou a necessidade de ajuste nos perfis para contemplar novas demandas identificadas, além de ampliar o concurso para um cenário nacional, possibilitando a participação de candidatos de outros estados além daqueles em que a empresa mantém unidade”, explica a empresa em comunicado oficial.

Quais os principais destaques do novo concurso?

Para o professor Vitor Kessler, do Gran Concursos, um dos principais destaques da nova seleção é que não haverá prova escrita. Esse ponto é bom para profissionais que tenham dificuldades com redação.

“Muita gente que tem dificuldade com a escrita pode se animar com a prova pela falta da parte discursiva”, diz.

Kessler aponta, no entanto, que o tempo curto de preparo pode atrapalhar. “Por outro lado, o tempo de preparação é curto, já que o concurso ocorre em novembro e a banca da FGV é complexa, cobrando muito do concurseiro. Por isso, é provável, sobretudo para a área de TI, que seja uma prova muito técnica, cobrindo assuntos que normalmente não aparecem nos certames por serem muito específicos.”

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Silvio Almeida nega assédio, fala em falsas acusações e diz ter pedido investigação

Publicado

em

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, publicou uma nota na noite desta quinta-feira (5) para negar as acusações de que ele teria cometido assédio sexual.

“Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, afirmou.

“Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”.

Os relatos de assédio sexual atribuído a Almeida envolvem casos que teriam ocorrido no ano passado. As acusações foram feitas à organização Me Too Brasil.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, teria sido uma das vítimas de assédio sexual, segundo o portal Metrópoles, que revelou o caso. A reportagem confirmou as informações.

O ministro disse que “há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências” e que, com isso, “perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro”.

“Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas. Encaminharei ofícios para Controladoria-Geral da União, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procuradoria-Geral da República para que façam uma apuração cuidadosa do caso.”

O ministro afirmou que falsas acusações configuram denunciação caluniosa e que “tais difamações não encontrarão par com a realidade”. “Fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso.”

Após a publicação da nota, Silvio Almeida divulgou um vídeo. Nele, o ministro repete trechos do comunicado e se refere às acusações como mentiras e denúncias anônimas.

“Eu não vou transigir com a minha honra. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha muito bem orquestrada para afetar minha imagem enquanto homem negro, defensor dos direitos humanos e que tem uma posição de destaque no poder público”, disse o ministro.

“Mas quero dizer para essas pessoas que elas não vão ter sucesso e que eu vou enfrentá-las a todo custo”.

Em nota, a organização Me Too Brasil confirmou que recebeu acusações contra o ministro, mas não indicou os nomes das denunciantes.

“A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico”, diz a nota.

“Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional para a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”, acrescentou a organização.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!