
O diretor do Hospital Regional de Salgueiro, Allain Carvalho, publicou um comunicado nessa quinta-feira, 24, com orientações a respeito do período de sazonalidade das doenças respiratórias, entre março e agosto, principalmente em crianças. No texto, ele cita importantes orientações para a prevenção de casos que podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Nesse período de sazonalidade dos vírus respiratórios é importante ficarmos atentos às medidas preventivas, a fim de evitar que as nossas crianças adoeçam e que haja superlotação dos serviços de urgência”, alerta o diretor.
O fisioterapeuta destaca que uma medida de muito importante é a atualização do cartão de vacinação da criança. “Com a criança imunizada, impedimos que as doenças respiratórias se manifestem de forma grave”, salienta.
Allain orienta os pais a não enviarem as crianças já doentes para as escolas e creche, evitando o contato com as pessoas. Adverte, também, que recém-nascidos e lactantes evitem ao máximo receber visitas nesse período, assim como fazer passeios desnecessários.
“Nos casos de sintomas leves, os pais ou responsáveis podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Mas, caso a criança apresente uma febre de difícil controle, desconforto respiratório, vômitos e sem vontade de comer, orientamos que a criança seja levada para o hospital de urgência”, recomenda.
No caso das crianças sem doenças preexistentes, com mais de dois meses e com sintomas leves, o diretor do hospital aconselha que os pais controlem os sintomas em casa, com antitérmico, limpeza nasal com soro fisiológico e aumentando a hidratação da criança. Entretanto, se não houver melhora, a criança deve ser levada para uma UBS ou UPA 24H e, em casos que demandem mais cuidados, para o hospital.
“Especificamente nesse período sazonal, abrimos mais 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), totalizando 137 leitos na unidade para a população”, conclui Allain.
Por Chico Gomes

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.