Na última quarta-feira, 17 de junho de 2026, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, do PP, declarou que Brasília almeja se transformar no "Vale do Silício do Cerrado". A afirmação ocorreu durante o 7º Brasília Summit, um evento promovido pelo Lide, onde a governadora enfatizou os esforços do governo para aumentar a presença de empresas de tecnologia na capital.
Celina Leão informou que está prevista a formalização da instalação de 65 empresas no Parque Tecnológico Biotic, um projeto focado no desenvolvimento do setor tecnológico no Distrito Federal, com a conclusão programada até o dia 30 de junho. Ela expressou seu compromisso com a transformação de Brasília em um centro tecnológico, ressaltando que a capital possui todas as condições necessárias para atrair investimentos em infraestrutura digital, como data centers.
A governadora destacou que Brasília conta com recursos hídricos, capacidade energética e uma mão de obra qualificada, fatores que favorecem a instalação de empreendimentos do setor tecnológico. Além disso, Celina Leão abordou a utilização de tecnologia na administração pública, mencionando a criação da Secretaria de Governança Digital, que permite o monitoramento em tempo real de informações em áreas como saúde, segurança pública e educação.
Na área da saúde, o sistema implementado possibilita o acompanhamento de indicadores como a realização de cirurgias e a taxa de ocupação hospitalar. Em segurança pública, a administração utiliza ferramentas de inteligência artificial para o monitoramento de veículos, apoiando as forças de segurança na cidade. A governadora destacou que é possível monitorar até 4 milhões de placas de veículos diariamente.
Celina Leão também enfatizou que a digitalização está contribuindo para aumentar a eficiência da administração pública. Processos administrativos têm sido automatizados, o que possibilita o remanejamento de servidores para setores que demandam maior atendimento à população. O Brasília Summit reuniu diversas autoridades, empresários e especialistas para discutir os impactos da inteligência artificial tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.