Conecte-se Conosco

Pernambuco

Donos de agências de comunicações no Recife integravam organização criminosa, diz PF

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Com 55 anos de existência, uma das mais conhecidas empresas de comunicação de Pernambuco, a agência Aliança, foi apontada pela Polícia Federal como a sede informal de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Sistema S e do Ministério do Turismo. Para os delegados federais responsáveis pela Operação Fantoche, desencadeada na manhã dessa terça-feira (19), a agência localizada no Recife promovia eventos culturais gratuitos, como festivais de cinema e de bonecos, para fraudar contratos públicos orçados em R$ 400 milhões e celebrados a partir do ano de 2002.

Dez mandados de prisão e 49 de busca e apreensão foram cumpridos em seis estados e no Distrito Federal. Entre os presos estão os irmãos Luiz Otávio Vieira, Luiz Antônio Vieira e Lina Rosa Vieira, sócios e diretora da agência, respectivamente. Mais conhecido como Tavinho, Luiz Otávio já foi preso pela PF em 2013 durante Operação Esopo. “Esse grupo familiar se aproximou de algumas pessoas do Sistema S e conseguiu abocanhar parte de desse dinheiro e não aplicou nesses eventos culturais. Grande parte desse dinheiro foi desviado”, afirmou Renato Madsen, delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF.

Simultaneamente às prisões do Recife, os agentes federais prenderam, em Brasília, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, além dos presidentes de federações estaduais de indústrias de três estados nordestinos, que estavam no mesmo evento na Capital Federal.

Também foram presos o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, o presidente da Federação de Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, e o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB), Fernando de Assis Gadelha, conhecido como Buega Gadelha.

Em entrevista coletiva realizada na Superintendência da PF em Pernambuco, os delegados responsáveis pela investigação revelaram que o esquema consistia na utilização de organizações de fachada para movimentar o dinheiro recebido, por exemplo, do Sesi – empresa do Sistema S. “Eles cooptaram essas ONGs. O contrato era firmado entre a entidade do Sistema S e a ONG, que terceirizava a execução para a empresa de Pernambuco. Duas dessas ONGs retinham apenas um percentual fixo e repassavam o restante para a empresa, que fazia toda a gestão do recurso”.

Um contador de três empresas de fachada e um procurador das contas dessas organizações foram presos. Hebron Costa Cruz, presidente do Instituto Origami, foi um dos alvos dos mandados de prisão. Jorge Tavares Pimentel Junior, sócio da empresa Neves e Silva Produção, e Júlio Ricardo Rodrigues Neves, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação, completam a lista de presos.

No Recife, agentes federais também recolheram documentos nas sedes do Instituto Origami, da Aliança Comunicação e Cultura, da Idea Locação de Estruturas e Iluminação, Somar Intermediação e Negócios e da Ateliê Produções Artísticas. As dez pessoas presas foram indiciadas por peculato, fraude em licitação e formação de organização criminosa. Eles serão encaminhadas a audiência de custódia na Justiça Federal.

Quem são os presos da Operação Fantoche

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI

Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, um dos donos da Aliança Comunicação

Lina Rosa  Vieira ,  publicitária e diretora da Aliança Comunicação

Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe)

Francisco de Assis Benevides Gadelha, conhecido como Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB) e um dos vice-presidentes da CNI

José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA)

Hebron Costa Cruz de Oliveira, advogado e presidente do Instituto Origami

Jorge Tavares Pimentel Junior, sócio da empresa Neves e Silva Produção

Júlio Ricardo Rodrigues Neves, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação

Luiz Antônio Vieira, sócio da  Aliança Comunicação

Defesa das empresas e entidades citadas:

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

“A Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem conhecimento de que o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, está na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19/02). A CNI não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades”.

Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE)

“Sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) informa que o seu presidente, Ricardo Essinger, está prestando esclarecimentos na Polícia Federal. Todos os processos atendem, criteriosamente, às exigências licitatórias previstas em lei a equipe técnica da entidade está à disposição para contribuir com a documentação que for solicitada pelos responsáveis pela investigação”.

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA)

“A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) tem conhecimento de que o presidente da entidade, José Carlos Lyra de Andrade, está na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19). A FIEA não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades”.

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB)

“A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, tomou conhecimento sobre operação de âmbito nacional, cujo teor das investigações ainda são superficiais, basicamente através de informações da imprensa. O Presidente Francisco Gadelha está no cumprimento de compromissos em viagem anteriormente marcada e se apresentará espontaneamente às autoridades nesta quarta-feira (20), em Recife, para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários e determinou que sejam prestadas todas as informações requisitadas pelos órgãos competentes para colaborar e esclarecer quaisquer fatos necessários. Ele acrescenta, ainda, que o Sistema Indústria da Paraíba está tranquilo e sem qualquer receio”.

Aliança Comunicação e Cultura

“A Aliança Comunicação e Cultura reafirma seu compromisso em produzir projetos culturais com conteúdo de altíssima qualidade, e que têm se traduzido em sucesso de público e de crítica por quase 20 anos. Ao longo desse tempo, levamos o que há de melhor no mundo das artes para mais de 10 milhões de brasileiros, em todos os estados da federação e no Distrito Federal, sempre com acesso gratuito. Reforçamos, ainda, que todos os nossos projetos passam por auditorias internas e externas, sem qualquer tipo de restrições quanto a qualidade e a entrega de TODOS os itens contratados. Nesse momento, estamos nos empenhando ao máximo para esclarecer todos os questionamentos levantados pela Polícia Federal. É do nosso maior interesse que tudo seja elucidado o mais rápido possível”.

Instituto Origami

“O Instituto Origami é uma associação civil de direito privado, independente, sem fins lucrativos e apolítica. E informa que está colaborando com todas as demandas das autoridades no sentido de esclarecer eventuais dúvidas sobre os projetos que realiza”.

Ateliê Produções Artísticas

“O Ateliê Produções, empresa pernambucana com 17 anos de atuação no mercado audiovisual brasileiro, esclarece que tem entre os seus clientes a Aliança Comunicação, para a qual presta serviços de audiovisual desde 2004, tendo realizado neste período diversos trabalhos, de projetos culturais a publicitários. Todos estes serviços cumpriram rigorosamente os contratos firmados, cujas comprovações foram entregues nessa terça-feira (19) à Polícia Federal, no intuito de colaborar com a operação deflagrada pela mesma. A produtora, que tem uma vasta carteira de clientes, públicos e privados, além de inúmeras premiações como reconhecimento ao trabalho desenvolvido, manterá sempre abertos o seu portfólio, arquivos e qualquer outros dados que venham a ser úteis aos esclarecimentos buscados nessa ação”. 

Fecomércio, Sesc e Senac

“O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc em Pernambuco esclarece à opinião pública que nenhuma de nossas instituições está envolvida na Operação Fantoche, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção por meio de convênios com o Ministério do Turismo e algumas entidades do Sistema S. Vale lembrar que o Sistema S é composto por nove instituições corporativas voltadas ao treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social. O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE reafirma que não praticou nenhum ato ilícito e não é citado ou investigado em nenhuma operação ou processo criminal”.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Raquel Lyra empossa novos secretários estaduais

Publicado

em

Acompanhada de secretariado estadual, a governadora Raquel Lyra assinou a posse dos novos secretários de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e de Turismo e Lazer, Paulo Nery. Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (3), a gestora e a vice-governadora Priscila Krause deram as boas-vindas aos novos auxiliares.

“Estamos trazendo para o nosso governo pessoas com muito compromisso com o serviço público. Os novos secretários estão à altura do desafio para fazer as entregas que o povo de Pernambuco precisa. Na educação, não tenho dúvida que a capacidade de trabalho de Alexandre irá tracionar novos momentos em Pernambuco, com a garantia de melhor educação, sobretudo na melhoria da qualidade de proficiência dos nossos alunos e infraestrutura das nossas escolas. E o turismo é muito importante para gerar emprego e renda no nosso Estado, expressado na nossa história e belezas naturais. Trabalhamos para garantir a infraestrutura e o acolhimento do nosso povo e dos nossos turistas e Paulo vai dar continuidade a esse trabalho”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO

“É com muita honra e responsabilidade que assumo o cargo de Turismo e Lazer. Vamos dar seguimento às ações planejadas para o turismo de Pernambuco, que tem uma grande indústria que pode gerar emprego e renda. Nosso desafio é trazer mais turistas para Pernambuco, tão rico em cultura e belezas naturais”, ressaltou Paulo Nery.

“A governadora sempre priorizou a educação, pois ela tem muita sensibilidade nessa área. O apoio da liderança para quem trabalha na educação é fundamental. Vamos trabalhar na construção de novas creches, apoio aos municípios no primeiro ano, as pré-escolas, melhorando a cobertura da educação em Pernambuco”, destacou Alexandre Schneider.

Além dos secretários estaduais, também marcaram presença no ato de posse o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais Adalto Santos, Kaio Maniçoba, Júnior Tércio, France Hacker, Jeferson Timoteo, Romero Sales Filho, Antônio Moraes, Henrique Queiroz e a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado.

Fonte:

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

25º Fórum GD região Nordeste reunirá especialistas em geração distribuída com fontes renováveis em Pernambuco

Publicado

em

Evento que acontecerá na capital do estado, acontecerá entre os dias 07 e 08 de agosto e terá mais de 10 painéis

Recife, Pernambuco – O estado nordestino de Pernambuco será palco da 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis na região nordeste no segundo semestre de 2024. Intitulado como Fórum GD Nordeste, o evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto, no Centro de Eventos Recife, na capital do Estado.

Caracterizado como um evento consagrado que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos que atuam direta ou indiretamente na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia, o Fórum GD é organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos todos os anos e visa em 2024 proporcionar uma oportunidade única para debater as tendências e rumos do setor que está em constante crescimento no Brasil.

“O Fórum GD Região Nordeste pela primeira vez chega a cidade de Recife, aonde nós inclusive realizamos em 2019 o maior evento de geração distribuída do país. Nós estamos voltando agora com as possibilidades de trazer novos investimentos, de colocar o estado e a região do Nordeste como protagonista” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Rudinei Miranda, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis, uma das apoiadoras do evento, pontua que o Fórum GD tem grande importância para fomentar negócios e conhecimentos na região Nordeste.

“Ter grandes eventos destes dentro do Nordeste e aqui essencialmente no estado de Pernambuco, no qual eu estou presidente da associação pernambucana e agora assumi também a posição de presidente da nacional, nos deixa muito satisfeitos em saber que é um evento sério, um evento com respaldo, com qualidade, um evento focado em agregar valor. Então isso dá muita tranquilidade inclusive de a gente estar apoiando diretamente o evento” pontua Miranda.

A GD no Nordeste

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país já gera impressionantes 29GW de potência instalada em Geração Distribuída. Destes, a região do Nordeste é responsável sozinha por 5,88 GW, demonstrando o potencial e a relevância da região nesse cenário.

Dentre os 9 estados nordestinos, a Bahia desponta como líder no segmento, com uma produção de 1,29 GW. Em seguida, temos o Ceará e Pernambuco, com respectivamente, 955,413 kW e 876,811 kW de potência instalada.

Recife, a capital que sediará o evento, está fortemente inserida nesse panorama, contando atualmente com quase 8 mil unidades consumidoras em geração distribuída, destacando-se como um polo significativo de desenvolvimento e aplicação da tecnologia na região.

Para Fraga, o evento trará não apenas debates de alto nível sobre o setor, mas também a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior, que compartilharão seus conhecimentos e experiências, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Como será o evento

O Fórum acontecerá em dois dias intensos de painéis e palestras. Ao todo são esperados mais de 10 painéis, todos com mais de três ou quatro palestras cada, proporcionando uma imersão importante aos assuntos em alta sobre a GD na região nordeste do país.

Na ocasião, também serão debatidos temas relevantes sobre o mercado livre de energia, assim como novas oportunidades de negócios, capacitação de profissionais e a legislação brasileira para esse tipo de produção de energia.

“Traremos os principais players a nível global que estarão compartilhando seu conhecimento, palestrando sobre diversos temas como situação jurídica, fluxo reverso, oportunidades de financiamento, novas tecnologias em módulos e inversores, conectores” explica Fraga.

“Falaremos sobre as usinas de pequeno e médio porte, mercado livre. Então a gente tem a convicção e a certeza de que esse evento, esse fórum GD Nordeste inclusive vai ser o maior de todos já realizados pelo Grupo FRG e a gente espera em torno aí de 1500 a 2 mil pessoas por dia” complementa ele.

Para mais informações, programação e inscrições, o interessado pode acessar o site oficial do evento pelo link: https://www.forumgdnordeste.com.br/site/

Serviço:

O que: 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD Nordeste).

Onde: Centro de Eventos Recife, em Recife – Pernambuco.

Quando: 07 e 08 de agosto, das 8h às 18h.

Imprensa: Daniela dos Santos – (41) 99248-5615

Comercial: contato@grupofrg.com.br – (41) 32256693.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 04 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!