Conecte-se Conosco

Pernambuco

Donos de agências de comunicações no Recife integravam organização criminosa, diz PF

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Com 55 anos de existência, uma das mais conhecidas empresas de comunicação de Pernambuco, a agência Aliança, foi apontada pela Polícia Federal como a sede informal de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Sistema S e do Ministério do Turismo. Para os delegados federais responsáveis pela Operação Fantoche, desencadeada na manhã dessa terça-feira (19), a agência localizada no Recife promovia eventos culturais gratuitos, como festivais de cinema e de bonecos, para fraudar contratos públicos orçados em R$ 400 milhões e celebrados a partir do ano de 2002.

Dez mandados de prisão e 49 de busca e apreensão foram cumpridos em seis estados e no Distrito Federal. Entre os presos estão os irmãos Luiz Otávio Vieira, Luiz Antônio Vieira e Lina Rosa Vieira, sócios e diretora da agência, respectivamente. Mais conhecido como Tavinho, Luiz Otávio já foi preso pela PF em 2013 durante Operação Esopo. “Esse grupo familiar se aproximou de algumas pessoas do Sistema S e conseguiu abocanhar parte de desse dinheiro e não aplicou nesses eventos culturais. Grande parte desse dinheiro foi desviado”, afirmou Renato Madsen, delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF.

Simultaneamente às prisões do Recife, os agentes federais prenderam, em Brasília, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, além dos presidentes de federações estaduais de indústrias de três estados nordestinos, que estavam no mesmo evento na Capital Federal.

Também foram presos o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, o presidente da Federação de Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, e o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB), Fernando de Assis Gadelha, conhecido como Buega Gadelha.

Em entrevista coletiva realizada na Superintendência da PF em Pernambuco, os delegados responsáveis pela investigação revelaram que o esquema consistia na utilização de organizações de fachada para movimentar o dinheiro recebido, por exemplo, do Sesi – empresa do Sistema S. “Eles cooptaram essas ONGs. O contrato era firmado entre a entidade do Sistema S e a ONG, que terceirizava a execução para a empresa de Pernambuco. Duas dessas ONGs retinham apenas um percentual fixo e repassavam o restante para a empresa, que fazia toda a gestão do recurso”.

Um contador de três empresas de fachada e um procurador das contas dessas organizações foram presos. Hebron Costa Cruz, presidente do Instituto Origami, foi um dos alvos dos mandados de prisão. Jorge Tavares Pimentel Junior, sócio da empresa Neves e Silva Produção, e Júlio Ricardo Rodrigues Neves, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação, completam a lista de presos.

No Recife, agentes federais também recolheram documentos nas sedes do Instituto Origami, da Aliança Comunicação e Cultura, da Idea Locação de Estruturas e Iluminação, Somar Intermediação e Negócios e da Ateliê Produções Artísticas. As dez pessoas presas foram indiciadas por peculato, fraude em licitação e formação de organização criminosa. Eles serão encaminhadas a audiência de custódia na Justiça Federal.

Quem são os presos da Operação Fantoche

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI

Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, um dos donos da Aliança Comunicação

Lina Rosa  Vieira ,  publicitária e diretora da Aliança Comunicação

Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe)

Francisco de Assis Benevides Gadelha, conhecido como Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB) e um dos vice-presidentes da CNI

José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA)

Hebron Costa Cruz de Oliveira, advogado e presidente do Instituto Origami

Jorge Tavares Pimentel Junior, sócio da empresa Neves e Silva Produção

Júlio Ricardo Rodrigues Neves, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação

Luiz Antônio Vieira, sócio da  Aliança Comunicação

Defesa das empresas e entidades citadas:

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

“A Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem conhecimento de que o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, está na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19/02). A CNI não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades”.

Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE)

“Sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) informa que o seu presidente, Ricardo Essinger, está prestando esclarecimentos na Polícia Federal. Todos os processos atendem, criteriosamente, às exigências licitatórias previstas em lei a equipe técnica da entidade está à disposição para contribuir com a documentação que for solicitada pelos responsáveis pela investigação”.

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA)

“A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) tem conhecimento de que o presidente da entidade, José Carlos Lyra de Andrade, está na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (19). A FIEA não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades”.

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB)

“A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, tomou conhecimento sobre operação de âmbito nacional, cujo teor das investigações ainda são superficiais, basicamente através de informações da imprensa. O Presidente Francisco Gadelha está no cumprimento de compromissos em viagem anteriormente marcada e se apresentará espontaneamente às autoridades nesta quarta-feira (20), em Recife, para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários e determinou que sejam prestadas todas as informações requisitadas pelos órgãos competentes para colaborar e esclarecer quaisquer fatos necessários. Ele acrescenta, ainda, que o Sistema Indústria da Paraíba está tranquilo e sem qualquer receio”.

Aliança Comunicação e Cultura

“A Aliança Comunicação e Cultura reafirma seu compromisso em produzir projetos culturais com conteúdo de altíssima qualidade, e que têm se traduzido em sucesso de público e de crítica por quase 20 anos. Ao longo desse tempo, levamos o que há de melhor no mundo das artes para mais de 10 milhões de brasileiros, em todos os estados da federação e no Distrito Federal, sempre com acesso gratuito. Reforçamos, ainda, que todos os nossos projetos passam por auditorias internas e externas, sem qualquer tipo de restrições quanto a qualidade e a entrega de TODOS os itens contratados. Nesse momento, estamos nos empenhando ao máximo para esclarecer todos os questionamentos levantados pela Polícia Federal. É do nosso maior interesse que tudo seja elucidado o mais rápido possível”.

Instituto Origami

“O Instituto Origami é uma associação civil de direito privado, independente, sem fins lucrativos e apolítica. E informa que está colaborando com todas as demandas das autoridades no sentido de esclarecer eventuais dúvidas sobre os projetos que realiza”.

Ateliê Produções Artísticas

“O Ateliê Produções, empresa pernambucana com 17 anos de atuação no mercado audiovisual brasileiro, esclarece que tem entre os seus clientes a Aliança Comunicação, para a qual presta serviços de audiovisual desde 2004, tendo realizado neste período diversos trabalhos, de projetos culturais a publicitários. Todos estes serviços cumpriram rigorosamente os contratos firmados, cujas comprovações foram entregues nessa terça-feira (19) à Polícia Federal, no intuito de colaborar com a operação deflagrada pela mesma. A produtora, que tem uma vasta carteira de clientes, públicos e privados, além de inúmeras premiações como reconhecimento ao trabalho desenvolvido, manterá sempre abertos o seu portfólio, arquivos e qualquer outros dados que venham a ser úteis aos esclarecimentos buscados nessa ação”. 

Fecomércio, Sesc e Senac

“O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc em Pernambuco esclarece à opinião pública que nenhuma de nossas instituições está envolvida na Operação Fantoche, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção por meio de convênios com o Ministério do Turismo e algumas entidades do Sistema S. Vale lembrar que o Sistema S é composto por nove instituições corporativas voltadas ao treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social. O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE reafirma que não praticou nenhum ato ilícito e não é citado ou investigado em nenhuma operação ou processo criminal”.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

PE: Parnamirim adere ao Sistema Nacional de Cultura

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim está aderindo ao Sistema Nacional de Cultura, um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura que visa garantir o pleno exercício dos direitos culturais de todos os cidadãos.

A adesão ao sistema é fundamental para garantir o acesso democrático e permanente à cultura, possibilitando o desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural local.

O seu estado ou município fica preparado para receber recursos federais, via fundo de cultura, quando este for regulamentado.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a promoção e valorização da cultura, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Romero Sales Filho articulou encontros de Raquel com Danilo Simões e Anderson Lopes

Publicado

em

O deputado estadual Romero Sales Filho promoveu reunião dos pré-candidatos a prefeito de Itapetim, Anderson Lopes (PSDB), e de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), com a governadora Raquel Lyra e o secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça. O encontro aconteceu no final da tarde de quinta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas.

As lideranças falaram sobre os desafios enfrentados nos dois municípios e os caminhos de mudança para melhorar a vida da população. Romero Filho destacou que a mudança em algumas gestões municipais é um caminho natural no processo de reconstrução que o Estado passando.

“A restauração do nosso Estado se iniciou com a eleição da governadora Raquel Lyra, quando o pernambucano clamou por mudança e tirou do poder o grupo que estava há 16 anos à frente do Governo. Esse movimento de renovação terá continuidade com as eleições municipais de outubro, sob a liderança da governadora”, declarou o parlamentar.

O pré-candidato de Itapetim, Anderson Lopes, ressaltou alguns pontos de mudança que são necessários no município, como alternativas para aquecer o comércio local, recapeamento da PE-263, abastecimento de água dos distritos de Piedade e São Vicente e investimentos na agricultura. “Seguimos mais fortes na caminhada por um futuro melhor para o município. Esse é um momento importante para o futuro de Itapetim”, afirmou Lopes.

O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, reafirmou o compromisso do seu grupo político com a mudança de Pernambuco. “Nossa caminhada é no rumo a uma cidade mais próspera e desenvolvida para todos os nossos cidadãos. Precisamos aproveitar as potencialidades de nossa terra e fazer uma mudança com responsabilidade”, pontuou Simões.

Fonte: Nill Junior

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Polícia Civil prende homem em flagrante por oferecer propina ao secretário da Fazenda de Pernambuco

Publicado

em

Um homem foi preso em flagrante nessa quinta-feira, 18, por oferecer vantagem indevida em dinheiro ao secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, configurando corrupção ativa. Confira nota do Governo de Pernambuco sobre o caso abaixo:

Comunicado à imprensa

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (18), um homem que ofereceu vantagem indevida em dinheiro ao secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, configurando assim o crime de corrupção ativa.

A denúncia que levou a prisão do suspeito partiu do próprio secretário Wilson de Paula, que após receber, na tarde da última quarta-feira (17), em sua residência, uma caixa de cerveja contendo em seu interior um pacote com várias cédulas no valor total de R$ 49.996, comunicou o fato imediatamente ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pedindo apuração rigorosa.

A Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo.

O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!