Conecte-se Conosco

Brasil

Duas crianças morrem soterradas no Espírito Santo

Publicado

em

Lucas Almeida Zucon, de 11 anos, morreu enquanto dormia no quarto da sua casa, na cidade de Conceição do Castelo. O local foi atingido pela enxurrada de água e lama

Duas crianças morreram soterradas na madrugada deste sábado, 25, no Espírito Santo. Assim, segundo o mais recente relatório divulgado pela Defesa Civil, subiu para nove o número de mortos no Estado em decorrência das fortes chuvas que atingem a região nas últimas semanas.

Lucas Almeida Zucon, de 11 anos, morreu enquanto dormia no quarto da sua casa, na cidade de Conceição do Castelo. O local foi atingido pela enxurrada de água e lama. Os pais estavam no quarto ao lado. Quando acordaram, o menino já estava sem vida.

“A família estava dormindo e só percebeu hoje de manhã. Eles não ouviram nenhum barulho e, quando foram ver a criança, ela já estava em óbito”, disse o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto (MDB).

Outro garoto morreu soterrado em Iúna, na região do Caparaó, após o desabamento de uma residência. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi na localidade do Córrego dos Pilões. O menino, de 10 anos, era portador de deficiência. Os bombeiros e a Defesa Civil foram acionados, mas o acesso ao local dificultou o socorro.

Ainda na cidade, no distrito de Perdição, policiais tiveram ajuda da população durante resgate de várias pessoas em uma rua que se transformou em rio. Em um vídeo, é possível ver moradores quase sendo levados pela enxurrada.

Ao todo, 12 cidades do sul do Espírito Santo estão em alerta. Há previsão de chuva forte de até 60 milímetros em várias regiões. O governo informou que o número de desalojados passou para 3.678; e os desabrigados já somam 149.

Voluntários, além de vários órgãos municipais e estaduais, estão ajudando na limpeza das regiões atingidas pela chuva e também com doações.   (POR ESTADAO CONTEUDO)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Ministro Celso de Mello antecipa aposentadoria e deixará STF em 13 de outubro

Publicado

em

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou à presidência da Corte que vai se aposentar no dia 13 de outubro.

Celso de Mello se aposentaria de modo compulsório em 1º de novembro, quando completa 75 anos. Com a decisão informada ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, o decano (mais antigo ministro) do Supremo deve adiantar sua saída em pouco mais de duas semanas.

No ofício enviado à presidência da Corte na última terça (22), Celso afirmou ter cumprido os requisitos necessários para aposentadoria.

Em agosto, Celso de Mello completou 31 anos ocupando uma das cadeiras do STF. Ele foi indicado pelo ex-presidente José Sarney em 1989.

Antes de sair, Celso espera participar do julgamento que definirá se o presidente Jair Bolsonaro prestará depoimento presencial, ou por escrito, no inquérito sobre uma suposta tentativa de interferência na Polícia Federal. O ministro é relator do inquérito. Fonte: G1

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Lava Jato denuncia Frederick Wassef e mais 4 por peculato e lavagem de dinheiro

Publicado

em

Advogado, que já representou Bolsonaro, é alvo de investigação sobre supostos desvios na Fecomércio-RJ; ele ainda não se manifestou. Outras 4 pessoas foram denunciadas.

O advogado Frederick Wassef, que já representou o presidente Jair Bolsonaro e o filho mais velho dele, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), e mais quatro pessoas foram denunciadas nesta sexta-feira (25) pela força-tarefa da Lava Jato por peculato e lavagem de dinheiro.

Foram denunciados: Frederick Wassef, advogado; Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ; Marcelo Cazzo, empresário que teria apresentado Wassef para o grupo;

Marcia Carina Castelo Branco Zampiron, advogada; Luiza Nagib Eluf, advogada.

A denúncia é um desdobramento da Operação E$quema S, que mirou um suposto esquema de tráfico de influência envolvendo grandes escritórios de advocacia. Jair e Flávio Bolsonaro não são investigados nessa operação.

Os procuradores encontraram movimentações suspeitas nas contas do escritório de Wassef. Esses recurso, segundo os investigadores, foram desviados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).

Wassef foi procurado mas não se manifestou até a última atualização desta reportagem. O G1 tenta contato com os outros denunciados.

O G1 apurou que Wassef foi contratado para atuar como uma espécie de informante de Orlando Diniz, pressionando pessoas e fazendo apurações paralelas. Segundo um depoimento colhido pelos investigadores, o advogado foi contratado por sua habilidade para lidar com escrivães de polícia.

Não está claro para os investigadores se Luiza Nagib Eluf teria contratado Wassef com anuência dos outros envolvidos nem se o serviço, de fato, foi prestado.

Segundo a denúncia, o ex-advogado de Bolsonaro recebeu R$ 4,5 milhões por meio do escritório de Luiza Eluf. Os investigadores querem saber se o dinheiro foi empregado para alguma atividade concreta.

A denúncia contra Wassef e os outros quatro é a segunda apresentada na operação, deflagrada no início do mês.

Além de Wassef, foram alvos de busca e denunciados os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que não é investigado), e Eduardo Martins, filho do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins.

A Justiça Federal aceitou a denúncia contra Zanin, Teixeira e Eduardo Martins e os tornou réus. Na ocasião, Zanin e Wassef negaram irregularidades. A equipe de reportagem não conseguiu contato com Martins.

A ligação de Wassef com a família Bolsonaro

A proximidade entre o presidente Jair Bolsonaro e Frederick Wassef começou em 2014, pouco depois da campanha eleitoral daquele ano — naquela disputa, Bolsonaro foi eleito deputado federal com a maior votação do Rio de Janeiro.

O advogado tornou-se um dos principais conselheiros de Jair Bolsonaro. Em 2018, Wassef passou a ser um homem de confiança do presidente e dos filhos. Participou dos bastidores da campanha eleitoral e, após a posse de Bolsonaro como presidente, continuou em contato permanente com a família.

Wassef é dono da casa onde foi preso, em junho, o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, investigado no caso das rachadinhas, um suposto esquema de desvio de salários de funcionários da Assembleia Legislativa do Rio. (Por Arthur Guimarães, TV Globo)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Reflexão sobre a importância da vida e uma análise da depressão e o suicídio na nossa sociedade

Publicado

em

Nas últimas décadas, observa-se o crescimento considerável de casos de depressão e suicídio no Brasil. Os números são especialmente preocupantes entre os jovens. Em um período de 28 anos, houve um aumento de 30% ,nos casos de suicídio, taxa maior do que a média das outras faixas etárias. A taxa cresce por uma conjunção de fatores.

“A sociedade está cada vez menos solidária, o jovem não tem mais uma rede de apoio. Além disso, é desiludido em relação aos ideais que outras gerações tiveram”, afirma Neury Botega, psiquiatra da UNICAMP. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo lugar dentre, os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios ,(9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino). Em taxas relativas (mortes por cem mil habitantes), o Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde, abarcando o período de 2006 a 2010.
O Brasil é signatário do “Plano de Ação sobre Saúde Mental 2013-2020” da Organização Mundial da Saúde, que busca a redução da taxa de suicídio em 10%, até 2020; no entanto, nos últimos dez anos, o número de suicídios no país tem aumentado, o que tem preocupado o governo.

A depressão sempre existiu na existência humana, mas com o passar do tempo e até chegar os dias atuais, tem sido uma podologia que tem tirado a vida de muitos brasileiros, onde o qual o Brasil é o 8° no ranke mundial de suicídios e casos de depressão, graus de um a três de depressão,( leve, moderada ou grave) o paciente apresenta um rebaixamento de humor, redução da energia e diminuição de atividades. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse pela vida, observa em geral problemas no sono, diminuição do apetite. Existe uma alta diminuição autoestima e auto confiança em si mesmo, ideias de culpa ou de idignidade, mesmo ocorrendo nas formas mais leves. O humor depressivo varia diariamente conforme as circunstâncias do dia vivido. Em alguns momentos deseja apenas dormir, para não se ver a realidade. Como mencionado no início do texto, que os sintomas apresentados pelo paciente permitem determinar, os três graus da depressão.

Muito se tem estudado sobre essa patologia que a cada dia atinge mais a nossa sociedade, independente da idade de cada pessoa, crianças que tem, de certa forma uma prenuncia de um quadro depressivo, na maioria das vezes são crianças que sofrem bulling muitas das vezes por não ter o padrão de beleza dito pela sociedade, outras pessoas sofrem pela falta de emprego, dívidas e amores mal resolvidos. São vários fatores que levam a uma pessoa chegar nesse estado depressivo. A mudança de humor é gradual em alguns casos onde se nota o afastamento da pessoa do seu ciclo social. Em muitos casos de depressão as pessoas vão buscar auxílio em drogas lícitas ou ilícitas, álcool, cocaína, heroína, o mais comum é o álcool que é de fácil acesso, eles convive com grandes perturbações, muito dolorosas com níveis diferentes de comportamento. O suicídio ocorre muitas das vezes, quando estas pessoas se acham no fundo do poço, este é, outro processo, quando ocorre acaba destruindo não só, a pessoa que se matou, mas toda a família da vítima deixando sequelas irreparáveis, podendo ocorrer até outra morte da família também por suicídio por não aceitar a morte precoce de um irmão, pai ou mãe. Estamos vivendo tempos muitos difíceis, devido ao um individualismo exacerbado por conta dos meios de comunicação, novas tecnologias, não que as mesma não tragam só malefícios, pelo contrário essas inovações tecnológicas ajuda muito as pessoas, mas tem esse lado que a cada dia perdemos o sentido de viver. É preciso se socializar mais, buscar ajuda, mesmo que muitos achem que é, só um momento difícil, que vai passar. O depressivo pode ser uma pessoa passiva, indecisa e muitas vezes com tendência suicída. A morte pode ser um pensamento de opção de saída desse sofrimento. Muitas vezes a pessoa só faz as coisas que são rotineiras, não inovam, não tentam nada diferente, e desiste de continuar tentando com facilidade.

Os profissionais como psicólogos e psiquiatras não tratem seu pacientes como meros objetos, mas sim como seres humanos iguais a todos, pois isto é, muito importante na cura do paciente, é preciso preservar o espaço vivido, isto é, aquele espaço de uma reunião familiar. Por mais que seja difícil o problema que, a pessoa depressiva esteja passando, é preciso preservar a vida. Problemas são gerados pela vivência social, onde não há como não ter os mesmos, mas é preciso seguir em frente, a vida não deve ser enterrompida pelas nossas próprias mãos, mas sim pelo o tempo e espaço vivido a cada dia.” Depressão” é uma doença, não é uma crise existencial, nem “frescura,”nem falta do que fazer. Trata-se de um quadro clínico com características diferentes da tristeza ou dificuldade em lidar com os obstáculos.

Portanto, não julgue uma pessoa sem conhecer realmente o que se passa na sua vida. As vezes a causa do sentimento é da tristeza pode ser mais complicada do que se imagina.
In memória a JOEL PEREIRA DA SILVA.

Por Romi da Silva pereira – Geógrafo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending