Edinho Silva defende reforma do Judiciário, mas alerta para risco de autoritarismo com críticas

O presidente do PT criticou ataques aos ministros do stf após saída de Dias Toffoli da relatoria do caso Master, reforçando que o partido não apoia movimentos que enfraqueçam instituições democráticas.
Edinho Silva destaca urgência de reformas nas instituições, mas alerta para risc
Edinho Silva destaca urgência de reformas nas instituições, mas alerta para risc

Edinho Silva afirmou neste domingo que o PT (Partido dos Trabalhadores) não vai apoiar ataques autoritários aos ministros do stf, mesmo reconhecendo a urgência de uma reforma no Judiciário. Ele destacou a necessidade de mudanças profundas nas instituições brasileiras, mas ressaltou que o partido “não vai fazer coro com nenhum oportunismo autoritário”.

A saída de Dias Toffoli da relatoria do caso do Banco Master na última quinta-feira foi atribuída a indicações presentes em um relatório da Polícia Federal. O documento mostrou mensagens no celular de Daniel Vorcaro, fundador da instituição, que mencionavam Toffoli. O novo relator, André Mendonça, foi escolhido por sorteio.

Silva enfatizou que os fatos devem ser apurados, mas criticou o “ataque” aos magistrados sem direito de defesa, argumentando que isso enfraquece o Judiciário. Ele também alertou que tais críticas alimentam o antissistema e abrem espaço para práticas autoritárias.

A decisão de Toffoli ocorreu após uma reunião com outros integrantes do stf, que analisaram as denúncias com base no material fornecido pela investigação.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.